10 Receitas de batata doce fáceis para a dieta

A batata doce é uma raiz fonte de carboidratos na dieta, ou seja, um dos seus destaques é o fornecimento de energia para o corpo. Este alimento também fornece quantidades razoáveis de vitaminas A e C e algumas vitaminas do complexo B.

Na culinária seus usos são diversos. Podem ser consumidas cozidas, assadas ou fritas. A polpa, geralmente, é utilizada em pratos como purês, doces, bolos e cremes; já as folhas e brotos, apesar de mais difíceis de encontrar no mercado, podem ser consumidos refogados ou utilizados em cozidos e ensopados. A casca da batata doce também pode fazer parte de vários preparos.

É claro que “receitas para dieta” pode ser um termo um pouco genérico, ou seja, o melhor perfil para receitas pode variar bastante de acordo com o plano alimentar e objetivos individuais, mas aqui estão listadas receitas que cabem como uma boa opção de carboidrato, com controle na adição de gorduras saturadas e calorias.

Confira receitas para colocar a batata doce definitivamente dentro da sua rotina alimentar de forma fácil e saudável.

1. Batata doce rústica

Corte as batatas com casca em rodelas grossas ou canoas (formato de meia-lua), disponha os pedaços em uma assadeira e regue com azeite, sal e pimenta-do-reino; em seguida, adicione ervas de sua preferência como alecrim ou tomilho. Leve ao forno médio por 30 minutos, até que as batatas estejam douradas e macias.

2. Batata assada e recheada

Embrulhe batatas com papel alumínio e faça alguns furos no papel com a ajuda de um garfo. Depois, leve as batatas embrulhadas ao forno alto por, aproximadamente, 50 minutos, até que fiquem macias (faça o teste espetando-as com um garfo ou com um palito).

Retire as batatas do papel alumínio, faça um corte no sentido do comprimento e recheie com o que desejar, preferindo recheios com vegetais, queijos magros e ervas naturais. Algumas ideias para recheio:

  • Cottage com espinafre refogado
  • Ricota com requeijão e escarola refogada
  • Brócolis no azeite
  • Cogumelos salteados

3. Purê de batata doce com verdura

Cozinhe batatas em água até que estejam macias; depois, retire as cascas das batatas e amasse-as com a ajuda de um espremedor de batatas ou utilizando um garfo. Em uma frigideira, doure um pouco de alho no azeite, refogue verduras como espinafre ou escarola picados e adicione as batatas amassadas; misture bem, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz moscada e pronto!

4. Batata doce salteada com mix de legumes

Pique batatas com casca em cubos médios e cozinhe-as rapidamente em água (aproximadamente 10 minutos); as batatas devem ficar al dente (não muito moles, nem muito duras). Em um frigideira, aqueça azeite e salteie vegetais de sua preferência juntamente com as batatas – cebolas em rodelas, floretes de brócolis, rodelas de cenouras. Tempere o mix de vegetais com sal, páprica picante e adicione sua erva fresca preferida, como salsinha, coentro ou manjericão.

5. Caponata com batata doce

Corte batatas, abobrinhas e berinjelas com casca em cubos pequenos e coloque-as em uma assadeira. Adicione uvas-passas e regue com azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino. Leve ao forno médio por 30 minutos. Sirva a caponata com pães, torradas ou saladas.

6. Nhoque de batata doce

Cozinhe em água 1kg de batatas descascadas, amasse com a ajuda de um amassador ou de um garfo e aguarde até que esfriem um pouco. Em seguida, junte 2 gemas de ovo, 1 colher de sobremesa de sal e, aos poucos, vá adicionando 1 ¼ xícara de chá de farinha de trigo, até dar o ponto da massa (a massa deve começar a desgrudar das mãos). Molde os nhoques fazendo rolinhos com a massa e depois cortando em pequenos pedaços. Cozinhe os nhoques em água fervente por aproximadamente 2 minutos (eles irão subir para a superfície da água quando estiverem cozidos).

Sirva os nhoques cozidos com o molho de sua preferência – molho de tomates, bechamel, azeite com ervas frescas, entre outros.

7. Escondidinho de batata doce

Descasque, cozinhe em água e amasse as batatas; depois, adicione um pouco de manteiga e leite e misture para que o purê fique mais cremoso. Tempere com sal e pimenta.

Prepare a carne de sua preferência com alguns vegetais e coloque no fundo de um refratário. Cubra a carne com o purê de batata doce preparado, salpique queijo parmesão, leve ao forno alto para gratinar (aproximadamente 10 minutos) e sirva.

Opções de recheios:

  • Carne moída com cenoura ralada e vagem
  • Frango desfiado com beterraba ralada
  • Carne de panela desfiada com couve picada
  • Frango desfiado com cottage e espinafre

8. Batata doce glaceada

Corte as batatas com casca em palitos e cozinhe em água por 10 minutos, até ficarem al dente (não muito moles, nem muito duras). Em um frigideira, coloque um pouco de azeite e 1 fio de mel e adicione os palitos de batata doce; tempere com sal e pimenta. Em seguida, adicione um pouco de suco de laranja e aguarde até que as batatas fiquem douradas e o líquido da frigideira reduza.

9. Salada cremosa de batata doce

Descasque a pique as batatas em cubos pequenos. Cozinhe as batatas doce em água quente por 15 minutos. Em um recipiente coloque as batatas e junte outros ingredientes picados em cubos: maçã (vermelha ou verde), talos de salsão, palmito, cenoura. Envolva os vegetais com iogurte natural e tempere com sal, pimenta e dill. Sirva gelado.

10. Compota de batata doce

Descasque e corte 1kg de batatas doce em pedaços irregulares e cozinhe-as em água quente até que fiquem macias; em seguida, amasse as batatas. Em uma panela, coloque as batatas amassadas, 1/2 xícara de chá de coco fresco ralado, 1 xícara de chá de leite de coco, 1 colher de sopa de açúcar mascavo, gengibre ralado a gosto e 1 xícara de chá de água e cozinhe em fogo baixo, mexendo, até que obtenha a consistência desejada (o doce deve ficar cremoso). Sirva gelado.

Experimente incluir a batata doce na sua rotina alimentar e ganhe em variedade, sabor e saúde!

Referências:

  1. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
    Alimentos regionais brasileiros – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_regionais_brasileiros_2ed.pdf
  2. Harvard Health Publishing. Glicemic Index for 60+ Foods. 2018. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/glycemic-index-and-glycemic-load-for-100-foods.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *