12 Benefícios do abacaxi para a sua saúde

12 Benefícios do abacaxi para a sua saúde

O abacaxi é uma fruta que naturalmente contém bastante açúcar (quando amadurecido em sua própria planta). Também é composto de minerais e vitaminas importantes para o nosso organismo. Neste texto, vamos conhecer alguns benefícios do abacaxi para a saúde.

Um pouco sobre a fruta

Também conhecido como “ananás” em alguns lugares, o abacaxi é uma fruta que possui ótima aceitação, tanto in natura quanto em preparações industrializadas. Através da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, conhecida como “TACO” podemos conhecer um pouco sobre a composição nutricional do abacaxi.

Essa fruta contém, em uma porção de 100 gramas, 86% de água, além de vitaminas e minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. Como todas as frutas, o abacaxi também apresenta uma importante porção de fibras.

Benefícios do abacaxi 

Digestivos

Por possuir grande concentração de uma enzima chamada bromelina, o abacaxi é considerado benéfico para o tratamento de problemas digestivos e facilitador da digestão, visto que essa enzima tem a capacidade de “quebrar” as moléculas de proteína para que sejam melhor absorvidas.

Função diurética

A bromelina que falamos acima, também é muito utilizada na confecção de medicamentos por ter função de “limpeza”, ou seja, capacidade de ajudar na eliminação de substâncias indesejáveis ao nosso organismo, ocasionando uma função diurética.

Anti-inflamatório

Esse fruto através de suas enzimas pode auxiliar no tratamento de hematomas e contusões. A bromelina é muito encontrada naquela parte central do fruto em forma de cilindro, por isso a importância de consumi-lo. Essa função anti-inflamatória também pode contribuir para a recuperação muscular após a prática de atividades físicas.

Antioxidante

Os resíduos do abacaxi, como talos e cascas, podem ser utilizados em preparações para consumo, pois agregam grande valor antioxidante. Esses resíduos também contêm vitaminas, minerais e fibras.

Estes compostos antioxidantes, também encontrados na vitamina C presente no fruto, contribuem para neutralização de radicais livres, compostos que podem prejudicar o funcionamento das células saudáveis do corpo, contribuindo para o envelhecimento precoce.

Função imune

O consumo dessa fruta pode auxiliar nossa função imunológica. Além de poder ser utilizado como ajuda para a diminuição dos mucos (catarro) que ocorrem no trato respiratório, como no caso de gripes, resfriados e sinusites, o abacaxi contém vitamina C, como citamos acima.

Essa vitamina é parte fundamental do fortalecimento do nosso sistema de defesa, pois o seu consumo regular contribui para que esse sistema seja “abastecido”.

Saúde óssea…

A vitamina C, por ser uma excelente substância antioxidante, é essencial para a formação do colágeno e do desenvolvimento ósseo. Por isso, o consumo dessa fruta também pode contribuir para a formação óssea do adolescente, além de melhorar a saúde óssea como um todo.

… e intestinal

A presença de fibras é, sem dúvidas, um benefício muito importante para a nossa saúde intestinal. Sabendo que nosso consumo diário de fibras deve ser em torno de 25 a 30g (para uma pessoa adulta). Porque não incluir o abacaxi como uma alternativa na obtenção de fibras diária?

A polpa dessa fruta contém em especial fibras solúveis. Este tipo de fibra, auxilia o nosso organismo a melhorar a utilização da insulina (hormônio necessário para a absorção dos açúcares) e também contribui para o equilíbrio do colesterol sanguíneo.

Uma outra função importantíssima das fibras solúveis é que elas nos ajudam a sentir aquela sensação de saciedade após a ingestão do alimento. Essas fibras também são conhecidas por formar géis em nosso trato intestinal, o que auxilia o seu funcionamento.

Saúde ocular

O betacaroteno, pigmento presente em frutas de coloração amarela, é um excelente aliado à saúde dos nossos olhos. Quando ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em uma forma da vitamina A que também é conhecida por beneficiar o sistema ocular. Logo, o consumo dessas substâncias nos auxiliará na prevenção da degeneração macular, perda de visão e qualquer doença relacionada.

Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Conhecemos como doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) aquelas que, como o próprio nome diz, não se transmite de pessoa para pessoa, mas são crônicas, ou seja, acompanham a pessoa ao longo de sua vida.

Algumas dessas doenças podem ser controladas e até mesmo prevenidas com a ajuda da alimentação. São elas: câncer, doenças do coração, pressão alta, diabetes mellitus, obesidade, doenças respiratórias…

O abacaxi contém grandes funções antioxidantes, e essa função é fundamental para que nosso organismo esteja “limpo” de processos que possam nos causar as DCNT. Por isso, incluir essa fruta em nossa alimentação pode contribuir para que este tipo de doença seja evitada, além de precisarmos manter um estilo de vida saudável como um todo, é claro!

Saúde Neurológica

O abacaxi contém potássio em boas quantidades. Sabe em que esse mineral contribui para a nossa função mental e neurológica? Para que a condutividade elétrica seja realizada. Ou seja, esse mineral é importante para que ocorram os impulsos nervosos em nossos neurônios.

Quando os níveis de potássio estão baixos, a comunicação entre os neurônios fica prejudicada, acarretando dificuldades em memorização, atenção e aprendizado.

Perda de peso 

Lembra que falamos acima sobre saciedade? Pois é, a ingestão das fibras é muito importante nesse processo e a consequência de uma saciedade adequada, é que não conseguimos ingerir alimentos em excesso. Por isso, o consumo de fibras através do abacaxi pode ajudar no controle da nossa fome, além de auxiliar na eliminação do excesso e retenção de líquidos, por ser um diurético natural.

Saúde da pele

Por conter betacaroteno, precursor da vitamina A, e também vitamina C, o abacaxi pode contribuir para a saúde de nossa pele, pois essas vitaminas são importantes antioxidantes, prevenindo o envelhecimento.

Podemos consumi-lo de várias maneiras…

Agora que já vimos 12 benefícios diferentes ao consumimos essa fruta, vamos aproveitar para citar algumas maneiras de consumi-la.

O abacaxi pode ser consumido de muitos jeitos diferentes. Existem sorvetes feitos deste fruto, picolés da fruta, sucos com a polpa integral ou refrescos (quando se adiciona uma maior parte de água); pode ser em calda, participar dos ingredientes de um bolo, ser cristalizado, além de ser uma delícia quando consumido simplesmente in natura!

É importante que tentemos evitar a adição de açúcar em excesso ao ingerirmos o abacaxi. Procure sempre comprar o fruto quando já estiver maduro e quando for a época de sua safra. Isso vai garantir uma fruta bem docinha e agradável de ser consumida!

Referências:

  1. SOBRINHO, IVAN SANTOS BATISTA. Propriedades nutricionais e funcionais de resíduos de abacaxi, acerola e cajá oriundos da indústria produtora de polpas. Diss. Dissertação de Mestrado em Ciências Ambientais-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia–UESB, Bahia, 2014. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppgca/wp-content/uploads/2017/11/Disserta%C3%A7%C3%A3o-FINAL-IVAN-01-04-14.pdf
  2. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP. Tabela brasileira de composição de alimentos – TACO. 4. ed. rev. e ampl. Campinas: UNICAMP/NEPA, 2011. 161 p. Disponível em: http://www.unicamp.br/nepa/taco/tabela.php?ativo=tabela
  3. Nascimento, Amanda Lima. “Desenvolvimento a análise sensorial de geleia de polpa e casca de abacaxi com gengibre.” (2017). Disponível em: http://dspace.fasf.edu.br/bitstream/handle/123456789/14/Amanda%20Lima%20Nascismento%202017%20FA21.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *