17 receitas de tapioca para se deliciar sem sair da dieta

Como já vimos anteriormente, a tapioca fornece muitos benefícios à nossa saúde.

A tapioca é um alimento típico brasileiro, livre de glúten e gorduras, que fornece energia de rápida absorção e fácil digestão, devido a sua excelente fonte de carboidrato: o amido. Por esse motivo, fornece a energia necessária para o funcionamento adequado do nosso corpo e, principalmente, do nosso cérebro, o que contribui para um melhor raciocínio.

Muitas vezes, a tapioca é utilizada como substituta do pão branco, e é comumente consumida no café da manhã, lanches da tarde, e até mesmo em um prático jantar, sempre acompanhada de recheios diversos.

Dependendo da maneira como você consome esse alimento, a tapioca pode e deve fazer parte da sua dieta consciente e saudável. As opções e variedades são enormes. Escolha a massa ou goma de tapioca ideal para você, os recheios da sua preferência e aproveite!

Atenção! Se o seu interesse é a perda de peso, não é necessário retirar a tapioca da sua dieta. Você deve consumi-la em quantidades moderadas, de acordo com sua alimentação diária.

E então, já está pensando em como preparar sua tapioca para se deliciar sem sair da dieta?

Confira aqui nesse texto 17 receitas deliciosas de tapioca!

17 receitas de tapioca para se deliciar sem sair da dieta

PREPARANDO A MASSA OU GOMA DA TAPIOCA DE MANEIRAS DIVERSAS

Para preparar qualquer receita, você vai precisar de uma frigideira antiaderente, o que anulará a necessidade de utilizar qualquer tipo de gordura, como azeite ou manteiga. Além disso, a sua tapioca vai ficar soltinha, permitindo que você enrole a massa como um sanduíche.

  • Tapioca comum

O preparo da tapioca comum leva apenas um ingrediente: a massa ou a goma de tapioca hidratada.

As tapiocas industrializadas hoje em dia não necessitam passar pelo processo de hidratação, pois já vem pronta para consumo e são chamadas de “Goma de Tapioca Hidratada” ou “Massa de Tapioca Pronta para Consumo”.

Nesse caso, basta adicionar uma camada fina de tapioca, em torno de 3 colheres de sopa, em um frigideira média, pré-aquecida em fogo baixo. A adição de um pouco de sal para elevar o sabor é opcional. Deixe por aproximadamente 1 minuto ou até a tapioca começar a soltar da frigideira. Adicione o recheio de sua preferência. Deixe aquecer por mais uns 2 minutos. Feche a tapioca na metade e aproveite!

  • Crepioca

A crepioca é uma famosa receita de tapioca com adição de ovo na própria massa.

Para preparar a crepioca você só precisa adicionar um ovo com 3 colheres de sopa de tapioca e bater (como no preparo do omelete), antes de colocar na frigideira para aquecer. Não esqueça de utilizar a frigideira anti aderente, para a crepioca não grudar, ok?

Com a adição do ovo, você agrega teor proteico na massa e enriquece ainda mais a sua refeição. Além disso, a massa fica menos crocante e mais lisinha.

Se você quiser diferenciar mais ainda o sabor na massa da crepioca é fácil adicionar qualquer ingrediente, como o requeijão, o tomate picado, queijos e ervas finas.

  • Tapiovo

O Tapiovo também leva tapioca e ovo, porém sua forma de preparo é diferente. Nesse caso, são formadas duas camadas diferentes: a da tapioca e a do ovo que são consumidas juntas.

Para o preparo dessa massa, primeiro realize o procedimento normal de preparo da tapioca e, quando ela estiver firme, adicione 1 ovo batido e espalhe. Tampe a frigideira e espere o ovo aquecer com o vapor.

Dica: adicione queijo coalho e ervas finas. Fica uma delícia!

  • Tapioca colorida

A novidade do momento é preparar a sua própria tapioca colorida! Para alegrar a criançada ou colorir seu café da manhã, a tapioca colorida fornece além do conteúdo energético (o carboidrato) e uma coloração incomum, alguns micronutrientes importantes para nossa saúde, como vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que podem variar de acordo com o legume ou a fruta escolhida para o preparo.

A tapioca verde, por exemplo, pode ser preparada a partir da couve-manteiga, a tapioca roxa a partir da beterraba ou farinha de uva, e a tapioca laranja a partir da cenoura.

Esses alimentos contém pigmentos naturais benéficos à saúde que podem ser adicionados à massa facilmente. Por exemplo, a couve é rica em ferro; a beterraba contém o corante natural betanina; a cenoura proporciona bastante vitamina A; e a farinha da uva contém compostos fenólicos, um grupo de antioxidantes.

Para se beneficiar das propriedades funcionais dos vegetais em sua tapioca basta picar o alimento escolhido e bater no liquidificador com água. Adicione aproximadamente 3 colheres dessa água nutritiva à sua tapioca e divirta-se!

No caso da farinha de uva, apenas misture a farinha com um pouco de água e pronto!

Ah, não se esqueça de adicionar o seu recheio para enriquecer ainda mais a sua refeição.

PREPARANDO A TAPIOCA COM DIFERENTES RECHEIOS SALGADOS

Agora que já aprendemos a preparar a tapioca, vamos então pensar nos recheios?

Não importa qual recheio você escolha – salgado, doce ou veggie – devem ser adicionados quando a tapioca estiver firme e soltando da frigideira.

Segue abaixo algumas opções de recheios salgados:

  • Recheio de rúcula, tomate seco e mussarela de búfala

Com gostinho de pizza, essa é uma opção leve e muito saborosa!

  •  Recheio de queijo canastra e ervas finas

É uma ótima opção para variar nos lanchinhos da tarde e da noite! Aproveite para variar no queijo: você pode utilizar o coalho, a mussarela ou o minas frescal. Faça a sua escolha!

  • Recheio de creme de ricota e cheiro verde

A ricota é um alimento muito nutritivo e contém poucas calorias. Por esse motivo, é uma ótima opção para quem está de dieta, além de fornecer muita cremosidade à sua tapioca.

  • Recheio de frango desfiado com requeijão cremoso, milho e cheiro verde

Há quem não largue o bom e velho frango da dieta não é mesmo? Essa pode ser uma excelente opção de jantar ou pós treino! Você ainda pode adicionar folhas como o alface, o agrião e a rúcula.

  • Recheio de carne seca e queijo coalho

Não tem como apresentar os recheios salgados e não falar do clássico “carne seca e queijo coalho”, não é mesmo? Essa é uma opção muito saborosa. Mas cuidado, esse recheio fornece um alto conteúdo de sódio!

  • Recheio de queijo coalho ralado, castanha do Pará e mel

Para os amantes da mistura de doce com salgado, essa é um opção deliciosa! Nesse recheio você obtém a proteína do queijo, as gorduras boas da castanha do Pará e as propriedades benéficas do mel!

O mel deve ser adicionado ao final do preparo, e não precisa ser aquecido.

TAPIOCA COM RECHEIO DOCE TAMBÉM PODE FAZER PARTE DA SUA DIETA

As opções doces não são vilãs e não devem ser excluídas da dieta! Utilize esses recheios para saciar aquela vontade de doce que bate repentinamente. Mas atenção: seu consumo deve ser realizado moderadamente!

Lembre-se: a adição de açúcares não é necessária!

  • Recheio de banana, canela e mel

A banana com canela e mel cai muito bem em um lanchinho rápido e prático. Não esqueça de adicionar o mel só no final!

  • Recheio de morango com chocolate meio amargo

Quem não gosta de um morango com chocolate? Na tapioca então… Fica uma delícia! Opte por chocolates meio amargos, os quais apresentam uma quantidade menor de açúcar para uma quantidade maior de cacau!

  • Recheio de pasta de amendoim crocante

Excelente opção calórica para praticantes de atividades físicas intensas. Não é recomendado para quem deseja emagrecer!

  • Recheio de geleia de frutas

O Brasil apresenta uma imensidão de tipos de geleias de frutas! Aproveite os diferentes sabores para inovar em sua tapioca!

RECHEIOS VEGANOS

Confira aqui 3 excelentes opções para pessoas veganas, ou seja, as quais não consomem carne ou alimentos derivados de animais.

Lembrando que esses recheios também podem ser adicionados à alimentação de pessoas não-veganas, pois não necessariamente precisamos de carne ou alimentos derivados de animais todo os dias. Que tal experimentar?

  • Recheio com rúcula, tomate cereja, palmito e azeite

Esse recheio é tão bonito quanto saboroso! Ah, também é uma receita de recheio com baixa caloria. Então, aproveite!

  • Recheio de guacamole

Já pensou como a guacamole pode cair bem com a tapioca? Você vai precisar de: abacate, tomate em cubos, suco do limão, cheiro verde, sal e azeite. Amasse o abacate, e misture bem todos os ingredientes. Não precisa aquecer o recheio de guacamole.

  • Recheio de banana com chocolate 70%

Mas, de novo fruta com chocolate? Nesse caso o chocolate é VEGGIE, o qual não contém leite em sua composição. Para ter certeza, olhe os ingredientes presentes nos rótulos e dê preferência pelos orgânicos, com porcentagem acima de 50% de cacau. Experimente!!!

Tags:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *