5 alimentos que ajudam a aumentar a energia do corpo

Tem dias em que o cansaço vem com tudo em nosso corpo e fica difícil manter a concentração, os olhos abertos e o estado de alerta, não é mesmo, em situações assim o que podemos comer para aumentar a energia do corpo?

Isso acontece porque muitos de nós vivem lutando contra a fadiga causada por maus hábitos de sono, estresse diário e exigências intermináveis em nossas vidas. Nessas horas, podemos precisar de algo que nos ajude a aumentar a energia do corpo.

Quando nossa disposição está baixa, costumamos procurar por uma xícara de café ou um punhado de doces, a fim de conseguir um ânimo rápido. O desejo de buscar cafeína ou guloseimas é até compreensível, mas exagerar nessas alternativas pode gerar um efeito oposto ao desejado.

Se você sofre com esse problema, talvez esteja na hora de repensar a sua dieta. Em vez de optar por alimentos que vão prejudicar a sua saúde e elevar o seu peso, incluir fontes de energia saudáveis nas suas refeições pode fazer toda a diferença em sua qualidade de vida.

Quer saber quais são as melhores opções? Continue a leitura e descubra!

1. Alimentos integrais

Nosso corpo precisa de carboidratos para gerar energia, mas nem todos eles são iguais. Fontes de carboidrato complexo — como quinoa, aveia, linhaçachiafarinha de amêndoas e farinha de batata doce — são alimentos muito nutritivos porque são menos processados e retém maior valor nutricional na forma de vitaminas e minerais.

Além disso, graças ao seu teor de fibras, os integrais têm um baixo índice glicêmico. Portanto, podem ajudar a regular a quantidade de açúcar no sangue e a manter constante ou aumentar a energia do corpo de forma saudável ao longo do dia — evitando, assim, aquela indisposição no meio ou no fim da tarde.

2. Oleaginosas

As castanhasamêndoas e avelãs são ricas em magnésio, nutriente que desempenha um papel fundamental na conversão de açúcar em energia. Além disso, a gordura encontrada nelas é uma ótima fonte de calorias de longa duração.

Preste atenção na quantidade consumida: você só precisa de um punhado ou dois por dia. Apesar de saudáveis e deliciosas, as oleaginosas são ricas em calorias e podem causar ganho de peso quando consumidas sem moderação. Não coma o pacote inteiro, ok?

3. Chocolate

Este certamente é um alimento que praticamente todo mundo adora. Comer chocolate com um teor de cacau de 70% ou mais é uma ótima opção para aumentar a sua disposição, devido à quantidade de flavonoides presentes nele.

O chocolate amargo também contém compostos estimulantes, como a teobromina e a cafeína, que demonstraram contribuir na vitalidade mental e no bom humor. Todavia, isso não dá um sinal verde para devorar uma barra inteira — um pequeno pedaço é o suficiente.

4. Frutas e vegetais

O açúcar natural das frutas faz com que elas sejam um dos muitos alimentos que dão aquele gás em nosso organismo, pois fornece um estímulo rápido quando você está esgotado e ajuda — com o auxílio das fibras — a manter os níveis de glicose no sangue estáveis.

Boas sugestões são a banana, maçã, laranja e goiaba, que ainda podem ser incluídas em receitas de vitaminas.

Além disso, vegetais de folhas verdes — como espinafre e couve — e verduras como cenoura, batata e beterraba, são excelentes fontes de nutrientes capazes de promover energia por serem ricos em ferro, cálcio, magnésio, potássio e vitaminas A, C, E e K.

5. Água

Ela não é bem um alimento, mas é um dos nutrientes mais importantes para nossas células. Com dois terços do nosso corpo composto por água, é fundamental manter-se hidratado. A água ajuda a controlar a temperatura corporal e a digestão, rejuvenesce a pele e atua como meio em muitos processos metabólicos — incluindo a produção de energia.

Embora não possamos nos livrar das exigências da vida diária, todos podemos escolher bons alimentos para estabilizar e aumentar a energia do corpo. Dessa forma, conseguimos mais ânimo e motivação para lidar com qualquer coisa.

Gostou das dicas de hoje? Agora que você já conhece os alimentos que melhoram a sua disposição, aprenda também algumas opções deliciosas de lanches rápidos e saudáveis!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *