5 tipos de alimentos desintoxicantes para o seu organismo

A dieta detox, ou desintoxicante, está cada vez mais em alta.

Alguns dos seus benefícios são o emagrecimento rápido, a melhoria na saúde do organismo e o aumento da disposição de quem é adepto desse tipo de regime alimentar.

Ideal para quem busca ter resultados rápidos após períodos de descuido com a alimentação, esse tipo de dieta é baseado em alimentos desintoxicantes, que limpam o organismo por completo.

Neste post, vamos citar 5 alimentos desintoxicantes que você deve incluir no seu dia a dia para sentir esses benefícios.

Está curioso? Continue acompanhando e descubra quais alimentos você deve incluir na sua alimentação diária agora mesmo!

Resumo:

Alimentos que “limpam” o corpo, dão mais disposição e saúde para o seu dia a dia.

1. Frutas

Frutas fazem parte de uma alimentação balanceada para qualquer pessoa, estando ela de dieta ou não.

Embora todas tenham seus benefícios, para dietas desintoxicantes o ideal são frutas com antioxidantes com ação anti-inflamatória e hepatoprotetora.

Um bom exemplo de frutas com essas propriedades são as cítricas.

Por isso, limão, laranja e abacaxi são ótimas opções.

O abacaxi, por exemplo, possui muitas fibras que ajudam a desintoxicar o organismo, enquanto o limão é excelente para limpar o fígado por sua grande quantidade de antioxidantes, que combatem os radicais livres.

Por isso, incluir essas frutas em sua dieta é uma excelente opção.

Se não quiser comê-las frescas, uma opção é fazer sucos ou água saborizada com essas frutas.

2. Legumes

Assim como as frutas, os legumes também são alimentos excelentes para qualquer pessoa.

Entretanto, graças às suas propriedades, alguns deles têm o bônus de funcionar como alimentos desintoxicantes.

Nesse caso, invista em legumes como beterraba, brócolis e couve.

A beterraba, por exemplo, é rica em ferro e pectina e serve para combater as toxinas do fígado, eliminando toxinas que seriam absorvidas pelo corpo.

É o mesmo caso do brócolis, que também é rico em vitaminas e minerais.

Já a couve, vegetal campeão em dietas desintoxicantes, é rica em compostos sulfurados que, além de aumentar a capacidade do organismo de eliminar toxinas, também previnem lesões celulares.

É muito utilizada em sucos verdes!

3. Oleaginosas

Entre as oleaginosas, podemos destacar as castanhas.

Elas são práticas e de fácil consumo e possuem as propriedades necessárias para serem classificadas como alimentos desintoxicantes.

Dentre as castanhas, destacam-se a castanha de caju e a do Pará.

Elas são ricas em ômega 3, vitamina E, minerais como zinco, cobre e manganês e possuem ação antioxidante e anti-inflamatória.

Além das castanhas, nozes, avelã e amêndoas são boas opções de oleaginosas para consumir em uma dieta detox.

4. Chá verde

Outro alimento bastante utilizado em dietas detox é o chá verde.

Rico em polifenóis, o chá verde reduz o dano que radicais livres causam ao organismo, retardando assim o envelhecimento e melhorando o funcionamento de diversos órgãos.

A recomendação é que uma pessoa adulta consuma de 4 a 6 xícaras de chá verde por dia, não ultrapassado muito essa quantidade.

Também tenha certeza que você está consumindo um chá verde de qualidade, para evitar ingerir substâncias que tiram as propriedades boas do chá.

Se você não gostar muito do sabor do chá verde, considere consumi-lo com frutas, em batidas que serão saudáveis e saborosas.

5. Água de coco

Para finalizar a nossa lista de alimentos desintoxicantes, temos outro ingrediente que aparece bastante nas dietas detox: a água de coco.

Rica em fibras, minerais e eletrólitos, a água de coco é uma excelente substituição para os isotônicos, muito utilizados durante práticas esportivas, pois tem as mesmas propriedades que eles.

No entanto, a água de coco acaba sendo mais natural, além de não contar com adição de açúcar.

Por ser altamente hidratante, a água de coco elimina toxinas, auxilia na renovação celular e mantém a pele com aspecto bem cuidado.

Resumo:

Desintoxicações são intervenções de curto prazo destinadas a eliminar toxinas do seu corpo. Eles alegam ajudar vários problemas de saúde. Existem muitos tipos de desintoxicação. Eles quase sempre envolvem jejum, ingestão de alimentos específicos, evitar ingredientes nocivos. Seu corpo pode se livrar da maioria das toxinas através do fígado, fezes, urina e suor. Vários aspectos das dietas de desintoxicação podem ajudar a sua saúde. Isso inclui evitar toxinas ambientais, fazer exercícios, ingerir alimentos nutritivos, beber água, limitar o estresse e relaxar.

Uma abordagem muito inteligente é comer de forma mais saudável possível e melhorar seu estilo de vida.

Referências:

  1. KLEIN, A.V., KIAT, H. Detox diets for toxin elimination and weight management: a critical review of the evidence. J Hum Nutr Diet. 2015 Dec;28(6):675-86. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25522674
  2. CLINE, J.C. Nutritional aspects of detoxification in clinical practice. Altern Ther Health Med. 2015 May-Jun;21(3):54-62. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26026145

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *