7 dicas para uma alimentação saudável no dia do casamento

O dia do casamento é um sonho virando realidade para muitos casais. No meio de tanto planejamento e constante busca pela perfeição nesse dia tão especial, cada detalhe é extremamente importante.

Não seria diferente na hora de planejar o menu do casamento, que além de delicioso deve também transparecer a personalidade do casal.

Pensando em ajudar os noivos que não abrem mão de um estilo de vida saudável, esse texto foi elaborado para oferecer algumas dicas importantes para o dia do seu casamento.

Dessa forma, separamos 7 dicas de alimentação saudável em festa. Confira a seguir e aposte em um casamento com menu saudável!

1. Invista em um menu frio.

Perfeito para os dias quentes de verão, uma mesa de frios caprichada oferece muitas vantagens, pois além de refrescante pode ser uma opção muito saudável nas festas e do agrado de todos os convidados.

Porém, é necessário ter muito cuidado para que sua mesa de frios não se transforme em um desastre. Evite os alimentos enlatados e embutidos, que podem conter muitas calorias, sódio e gorduras.

Exemplos de alimentos que você deve evitar na sua mesa de frios: salames, presuntos, salsichas, mortadelas, azeitonas etc.

Vale apostar em opções mais saudáveis e elegantes, como lombinho, ovos de codorna, patês diversos, carpaccios, queijos, frutas e frutas secas. Combine isso tudo com uma boa seleção de pães artesanais.

Os canapés também são opções muito sofisticadas e que permitem uma variedade de receitas saudáveis. Você pode combinar frutas, ervas e especiarias, queijos magros, vegetais e carnes magras em seus canapés. Além disso, pode também substituir o pão por batatinhas doces assadas. Aqui quem manda é apenas a sua criatividade!

Resumo

Monte uma mesa de frios, evitando os embutidos e enlatados e priorizando alimentos menos processados. Você também pode servir uma grande variedade de canapés saudáveis, utilizando frutas, ervas e especiarias, vegetais, queijos e carnes magras.

2. Aposte em opções vegetarianas.

A inclusão desse tipo de receita no seu casamento é imprescindível, pois as chances de existir vegetarianos entre seus convidados são enormes.

A boa notícia é que existe uma infinidade de receitas vegetarianas deliciosas e, o melhor de tudo, muito saudáveis, para você incluir no seu dia especial.

Existem várias opções vegetarianas adequadas para festas, preparadas por qualquer bom serviço de buffet de casamento, como caponatas, risotos integrais, massas frescas de vegetais, saladas, sopas, mousses etc.

3. Sirva água aromatizada.

A hidratação é importante em qualquer situação, e no casamento é um fator que merece atenção, pois muitas vezes os noivos e convidados se esquecem de beber água durante a festa.

Disponibilizar água aromatizada em seu casamento é uma forma inovadora e muito saudável de garantir a hidratação de todos. Pois, além de ser deliciosa e divertida, você pode investir em uma variedade de sabores, o que confere uma beleza a mais na mesa em que estiverem dispostas.

4. Explore os frutos do mar.

Poucas coisas são tão elegantes para se servir em um casamento (ou em quase qualquer outra ocasião) como os frutos do mar.

Deliciosos e com uma infinidade de receitas sofisticadas, os frutos do mar ainda possuem a vantagem de serem nutritivos e pouco calóricos.

Os detalhes do que servir vai do gosto pessoal de cada casal. Se desejar opções frias e refrescantes, você pode optar, por exemplo, por ceviches, ostras e saladas com camarões.

Caldos e sopas já combinam melhor com casamentos realizados em estações mais frias.

Os peixes também são ótimas opções, e podem ser feitos na chapa, acompanhando molho de ervas.

5. Escolha uma grande variedade de frutas.

As frutas são perfeitas para qualquer casamento, pois além de saborosas também podem ser decorativas.

A dica é caprichar na seleção, escolhendo preferencialmente as variedades orgânicas e da estação.

Cuidado para não esquecer que todas as frutas escolhidas devem ser previamente e corretamente higienizadas e estarem dispostas de forma que facilite o seu consumo.

6. Cuidado com as bebidas alcoólicas.

Na maioria das vezes, uma festa de casamento é acompanhada por uma grande variedade de bebidas alcoólicas.

O excesso de consumo de bebidas alcoólicas pode colaborar para o ganho de peso, por serem, no geral, bebidas altamente calóricas. Além disso, o excesso de álcool pode trazer muitos malefícios à saúde, como por exemplo, o acúmulo de gordura no fígado.

Caso decida consumir bebidas alcoólicas em seu casamento, é preciso que exista moderação. Além disso, você pode poupar muitas calorias e permanecer mais saudável fazendo escolhas melhores.

Para saber como fazer essas escolhas, confira nosso texto “Quais são as bebidas alcoólicas menos e mais calóricas?”, onde detalhamos melhor as características de cada tipo diferente de bebida.

7. Faça boas escolhas de sobremesas.

As sobremesas podem ser uma grande tentação na vida de muita gente. Entretanto, é possível se deliciar com as sobremesas de uma festa de casamento e permanecer saudável.

As frutas novamente serão suas aliadas nesse caso, podendo ser utilizadas para realizar saladas de frutas, picolés, doces etc. Por serem naturalmente doces, elas dispensam a utilização de açúcares na confecção de sobremesas.

Se desejar, o bolo de casamento pode seguir a mesma influência das frutas, utilizando-as para decorar e conferir sabor a um lindo naked cake.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *