A importância dos alongamentos para a prática de exercícios

Você certamente sabe como o exercício é necessário para levar um estilo de vida saudável e te deixar em forma. Entretanto, é fácil esquecer da importância dos alongamentos. Muitas vezes eles são ignorados porque os resultados não são tão visíveis, como os exercícios de agachamento ou levantamento de pesos — pelo menos é o que muita gente acredita.

Embora eles não deixem você exausto, nem defina seus músculos, saiba que aliar o alongamento à prática de atividades físicas é fundamental para a sua saúde. Quer entender o por quê? Continue a leitura que já vamos explicar!

Importância dos alongamentos

Logo ao acordar, normalmente, a primeira coisa que fazemos, mesmo sem pensar, é nos esticar. Isso é instintivo, o que significa que nosso corpo já sabe da necessidade dessa prática. Embora esse tipo de movimento matinal seja uma ótima forma de despertar e começar o dia, concentrar-se em alongamentos em horários mais específicos proporciona ainda mais benefícios.

A maioria das atividades físicas faz com que nossos músculos se contraiam e flexionem. O alongamento estimula o fluxo sanguíneo e a circulação de oxigênio entre as articulações. Ele permite que você trabalhe de forma mais eficiente os movimentos e que não se machuque.

O alongamento também promove relaxamento, melhora da amplitude de movimento e ajuda na saúde cardiovascular. Além disso, faz com que os exercícios de força, como flexões e agachamentos, se tornem uma tarefa muito mais simples.

Benefícios para o seu corpo

Entenda agora mais sobre os benefícios dessa prática e as razões pelas quais você deveria transformá-lo em um hábito diário:

Aumenta a flexibilidade

Sem dúvida, uma das melhores vantagens dos alongamentos é melhorar a nossa elasticidade. Isso pode ajudar nas atividades do cotidiano, no desempenho físico e na redução do risco de lesões. Ao melhorar a sua amplitude de movimento, o corpo necessita de menos força para realizar as mesmas atividades o que minimiza o impacto dos movimentos.

Melhora a postura

A postura é a forma como você se posiciona e mantém o corpo quando está deitado, parado, em movimento ou sentado. Um alinhamento ruim produz uma pressão extra na coluna, músculos e ligamentos, e isso pode causar dores nas articulações, musculares e distensões no pescoço, costas e ombros.

O alongamento ajuda a garantir uma postura correta, soltando os músculos tensos que afastam as áreas do corpo da posição ideal. Alongar os músculos da parte inferior das costas, peito e ombros pode ajudar a manter a coluna alinhada e melhorar a postura geral, aliviando, assim, as dores.

Diminui dores e tensões

Após os exercícios físicos, especialmente quando somos novos no mundo dos esportes, é comum o corpo ficar muito dolorido e tenso no dia seguinte. O alongamento correto após o treino não elimina a dor, mas faz com que ela seja mais suportável, isso graças à possibilidade em suprir a maior demanda de nutrientes no organismo e acelerar a recuperação de lesões musculares e articulares. Consequentemente, ainda permite que você permaneça mais relaxado.

Promove o bem-estar

O alongamento é uma atividade antiestresse e rejuvenescedora que pode ajudar a relaxar e liberar a tensão após um dia agitado. Ele ainda fornece energia em períodos de cansaço, propiciando a melhoria do seu bem-estar geral e qualidade de vida. Quem não quer isso?

Auxilia no equilíbrio

Pode não parecer a coisa mais interessante para trabalhar, mas o equilíbrio é essencial. Se você gosta de caminhar, andar de bicicleta, dançar ou até mesmo subir escadas com facilidade, então a estabilidade é fundamental. O alongamento ajuda a melhorar a capacidade de equilíbrio e aumenta a sua coordenação motora.

Como você deve ter notado, a importância dos alongamentos é indiscutível para nossa saúde e é responsável por aumentar ou retardar o seu progresso nas atividades, tanto diárias quanto físicas. Assim, independentemente das suas metas de condicionamento físico, reserve um tempo para se alongar ao longo do dia e antes de iniciar a sua rotina de exercícios.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os alongamentos, que tal colocar todo esse conhecimento em prática?

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *