A mentira da farinha seca barriga

A nova moda do mundo da nutrição é a milagrosa farinha seca barriga. Você já ouviu falar?

Este produto pode ser encontrado para venda online em diversos estabelecimentos comerciais. Denominado como “mix de farinhas naturais”, o produto promete “alto poder de emagrecimento”, propriedades para a “queima de gorduras abdominais” e “diminuição das medidas e circunferências em um curto período de tempo”, como seu próprio nome já diz: “seca barriga”.

No entanto, profissionais da saúde não recomendam o consumo dessa farinha como estratégia de emagrecimento, afinal, a manutenção de um peso saudável deve sempre acompanhar uma dieta equilibrada, colorida e variada e não depender de um único alimento.

Além disso, mais importante do que se atentar ao nome comercial e à propaganda do produto, é observar o seu rótulo nutricional e também a lista de ingredientes, assim é possível analisar o que você realmente está consumindo. Então, vamos lá!

O que realmente é a farinha seca barriga

Não existe uma receita única para o preparo da farinha seca barriga. Ao ler o rótulo desses produtos observamos que estes apresentam combinações de diferentes tipos de farinhas (de frutas, sementes, oleaginosas ou leguminosas) em quantidades não especificadas.

Sabendo que esses tipos de farinhas utilizadas no preparo são alimentos ricos em fibras alimentares solúveis e/ou insolúveis, é possível concluir que a famosa farinha seca barriga nada mais é do que um produto alimentício com um teor elevado de fibras. Sendo assim, o seu consumo deve ser encorajado apenas por conter muitas fibras, e não por gerar qualquer benefício na redução ou controle de peso corporal.

Mas antes, procure um nutricionista!

O consumo de fibras alimentares dentro da quantidade recomendada (25g de fibras por dia) com a ingestão adequada de água fornece diversos benefícios ao corpo humano, como a diminuição da constipação intestinal, o aumento da saciedade e a redução da absorção de gorduras e açúcares pela corrente sanguínea, no entanto, quando consumidas em excesso podem trazer complicações ao trato gastrointestinal e modificações na absorção dos nutrientes necessários ao nosso corpo.

Não se esqueça: para manter-se saudável é essencial que ocorra uma mudança de hábitos alimentares associada à uma boa hidratação, boas noites de sono e à prática constante de uma atividade física que te ofereça ânimo e prazer!

Referências

  1. BRASIL, Comissão Nacional de Normas e Padrões paraAlimentos – CNNPA. Resolução – CNNPA nº 12, de 1978 de 24de julho de 1978. Aprova as normas técnicas especiais. DiárioOficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 24 jul.1978. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/12_78.pdf. Acesso em:22/06/2018
  2. ANVISA PROÍBE VENDA E USO DE PRODUTOS PARA EMAGRECER. GOVERNO DO BRASIL. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/editoria/saude/2017/07/anvisa-proibe-venda-e-uso-de-produtos-para-emagrecer. Acesso em: 22/06/2018

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *