Acerola: Rica em vitaminas e muitos benefícios para a saúde

A acerola é uma fruta bem pequena, porém, com grandes quantidades de fibras alimentares, compostos antioxidantes e vitaminas, com destaque para as vitaminas A, C e do complexo B!

Entre os muitos benefícios que esses nutrientes entregam à saúde, podemos citar: proteção ao organismo, melhorando a imunidade e prevenindo o envelhecimento precoce, melhora da saúde dos olhos e da pele, além de colaborar com o funcionamento do intestino!

Então, vamos conhecer melhor essa fruta?

O que é a Acerola?

A acerola (Malpighia emarginata D. C.), pertencente à família Malpighiaceae, é originária da América Central e foi introduzida no Brasil na década de 50.

É uma pequena fruta de cor vermelha, laranja ou roxa, que apresenta peso médio variando entre 2 a 10 gramas e contém elevado teor de vitamina C, variando de 1.000 até 4.000 mg/100 gramas, em média.

Além de ser especialmente rica em vitamina C, é também fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro e cálcio. Pode ser ingerida na forma natural, mas também em preparações como sucos, compotas, geleias, doces, entre outras.

O Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador de acerola no mundo, afinal, existem plantios comerciais em praticamente todos os estados brasileiros. Contudo, é na região nordestina, por suas condições de solo e clima, onde a acerola melhor se adapta.

Além disso, é uma fruta de alta oferta, pois a aceroleira possui floração durante o ano todo e após 3 ou 4 semanas ocorre sua frutificação. A formação do fruto se processa rapidamente entre 22 e 25 dias.

Benefícios da acerola

A acerola é uma fruta bastante rica em antioxidantes, que ajudam a prevenir os danos causados pelos radicais livres e, dessa forma, protegem o organismo.

Os principais antioxidantes encontrados na acerola são a vitamina A e a vitamina C, sendo que a acerola é a fruta mais rica em vitamina C, ganhando da laranja e da goiaba.

Saiba mais sobre a lista completa de alimentos ricos em vitamina C!

1. Melhora a imunidade

A vitamina C presente na acerola é umas das vitaminas que mais contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, ajudando a prevenir contra gripes e resfriados.

2. Auxilia na saúde da pele

Para que o colágeno tenha boa atuação na pele é importante que haja a presença da vitamina C e, com isso, garante-se uma melhor elasticidade da pele.

3. Previne o escorbuto

O escorbuto é a doença causada pela deficiência da vitamina C e que pode causar hemorragias, alteração das gengivas e baixa imunidade. Portanto, consumindo a acerola – fonte de vitamina C – evita-se o escorbuto.

4. Melhora a saúde dos olhos

A vitamina A é essencial para a saúde dos olhos e, como a acerola é uma ótima fonte dessa vitamina, o seu consumo pode ser muito benéfico para a visão.

5. Previne o envelhecimento precoce

Por possuir grandes quantidades de antioxidantes, consumindo apenas duas acerolas por dia, já se protege o organismo e diminui as chances do estresse oxidativo, que é responsável pelo envelhecimento precoce das células do corpo.

6. Melhora o metabolismo

A acerola também contém grandes quantidades de vitaminas do complexo B, muito importantes para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.

7. Previne o câncer de pulmão

Mais uma vez, por ser rica em antioxidantes, a acerola pode impedir o crescimento e o desenvolvimento anormal de células cancerígenas dos pulmões.

8. Ajuda no emagrecimento

As acerolas são ricas em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade. O que favorece tanto na função gastrointestinal quanto no controle de peso.

Nesse calor, que tal um suco bem gelado para aproveitar os benefícios dessa fruta?

Suco de acerola

Ingredientes

2 copos de acerolas

1 litro de água

Açúcar à gosto

Modo de preparo

Liquidificar a acerola com a água e depois coar. Misturar com o açúcar e servir bem gelado.

Sugestão: também pode-se incluir outras frutas ao suco, prefira aquelas com sabor mais adocicado para não precisar adicionar açúcar à preparação, como o mamão e a laranja.

Referências:

  1. FREITAS, C. A. S., et al. Acerola: produção, composição, aspectos nutricionais e produtos. R. bras. Agrociência, Pelotas, v. 12, n. 4, p. 395-400. out-dez, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CAST/article/viewFile/4688/3521
  2. COSTA, Maria José de Carvalho et al . Efeito da suplementação com acerola nos níveis sangüíneos de vitamina C e de hemoglobina em crianças pré-escolares. Rev. Nutr.,  Campinas ,  v. 14, n. 1, p. 13-20,  Apr.  2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732001000100003&lng=en&nrm=iso
  3. LOPES, Alessandra Santos. Pitanga e acerola: estudo de processamento, estabilidade e formulação de néctar misto. Tese de doutorado – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia de Alimentos. Campinas, SP. 2005. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/254402/1/Lopes_AlessandraSantos_D.pdf
  4. SOUZA, M. P. Estudo de compostos naturais de acerola (Malphigia emarginata D. C.) para cosméticos. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa. 2015. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/6399/1/PG_COENQ_2015_2_05.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *