Açúcar de coco: como usar e onde comprar

De sabor muito semelhante ao do açúcar tradicional, e com boas características nutricionais, o açúcar de coco vem ganhando adeptos dentre aqueles que buscam hábitos alimentares mais saudáveis por ser um açúcar natural proveniente da seiva do coqueiro, que é o fluido circulante açucarado da planta de coco.

Após retirada da planta, a seiva é submetida à desidratação (retirada de água) até chegar ao aspecto do açúcar de coco como é comercializado.

Benefícios associados ao açúcar de coco

O açúcar de coco é fonte natural de potássio, magnésio, zinco, ferro e vitaminas do complexo B, e apresenta baixo índice glicêmico (IG= 35).

Todos esses nutrientes listados acima ajudam a melhorar o funcionamento do sistema imunológico, combatem os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce), além de melhorarem a disposição, cicatrização e outras funções fisiológicas.

Já o índice glicêmico é uma maneira de mensurar o impacto dos carboidratos sobre a glicemia (“quantidade” de açúcar que circula no sangue). Portanto, de forma bem simplificada, quanto menor o IG, mais lenta é a absorção da glicose no sangue e menos abruptas são as elevações da mesma.

Quando a glicemia sobe, o pâncreas produz insulina, até aí tudo normal… o problema é que quando temos picos abruptos e frequentes na glicemia, o nosso corpo passa a não responder adequadamente à insulina (o que é denominado resistência à insulina) e é quando temos o surgimento da diabetes mellitus tipo 2.

O açúcar de coco quando consumido com moderação e associado a um estilo de vida saudável, não permite que esses picos glicêmicos abruptos ocorram, evitando assim o desenvolvimento de doenças como o DM e demais patologias associadas (obesidade, doenças cardiovasculares, gordura no fígado etc).

Assim sendo, graças ao conjunto de fatores descritos acima, tem se associado ao consumo moderado do açúcar de coco o controle da saciedade, e consequentemente perda de peso, isso porque como a glicose é absorvida mais lentamente e fica “disponível” por mais tempo na corrente sanguínea evitaria aqueles picos de fome repentinos.

Mas é bom ficar ligado…

Embora tenha uma série de micronutrientes importantes, vitaminas e um IG baixo, vale ressaltar que o açúcar de coco é composto por aproximadamente 70-80% de sacarose, 3% de glicose e 9% de frutose.

Por esse motivo, diabéticos devem ter cuidado ao consumir esse alimento, assim como pessoas saudáveis, uma vez que em excesso também pode trazer malefícios.

Portanto, lembre-se de que o açúcar de coco é “melhor” do que o açúcar refinado, mas ainda assim o melhor mesmo continua sendo não utilizar açúcar de adição.

Como usar e onde comprar?

O açúcar de coco possui praticamente o mesmo poder de adoçar que o açúcar tradicional, portanto, pode ser utilizado tanto para consumo in natura – para adoçar sucos, iogurtes, chá, café – quanto para o uso culinário, uma vez que pode ser aquecido. Assim, é possível utiliza-lo em receitas de bolos, pudins, e doces em geral.

Você encontra esse item em supermercados (na sessão de produtos especiais/diabéticos), em lojas de produtos naturais ou se preferir pela comodidade e eficiência de ter o produto entregue na sua casa, você encontra no nosso site clicando aqui!

Referências:

  1. Gardner E. Alternative sugarsCoconut sugar . Br Dent J. Nov 24;223(10):74, 2017. doi: 10.1038/sj.bdj.2017.1011.
  2. Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/ 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *