Adoçante Stévia: O que é, como usar e benefícios

Stévia é um adoçante natural, feito a partir de uma planta nativa da América do Sul, que adoça até 300 vezes mais do que o açúcar refinado. É muito versátil podendo ser usada em diversos tipos de receitas e sucos, além de agregar nenhuma caloria à sua dieta!

O que é stévia e o adoçante?

Stévia (cujo nome científico é Stevia rebaudiana Bertoni) é uma planta originária do sudoeste do Brasil e do Paraguai. Pesquisadores da área estimam que na América do Sul existam aproximadamente 200 espécies da planta Stévia.

É da folha da Stévia que são extraídas as substâncias responsáveis por seu potencial adoçante: o esteviosídeo e o reubadiosídeo, os quais adoçam 300 vezes mais que o açúcar comum!

O esteviosídeo possui um sabor marcante mais amargo, enquanto o reubadiosídeo tem um sabor melhor, mais doce e não tão amargo.

Existem os adoçantes que mantêm a forma mais natural da planta, deixando as duas substâncias na composição do produto, aqueles que acabam ficando com um “sabor residual” amargo. Com a finalidade de acabar com esse “desconforto” no paladar, alguns produtos mais processados conseguiram manter apenas o reubadiosídeo, que por ser a parte mais doce da planta e quase não ter o amargor, acaba agradando mais os consumidores.

Resumo:

Lembre-se, embora o termo Stévia seja utilizado de maneira genérica para nos referirmos ao produto (adoçante), na verdade, é a planta da qual se extraem substâncias com alto poder adoçante – esteviosídeo e reubadiosídeo – esses sim são os “adoçantes” obtidos a partir da Stévia!

Benefícios da Stévia

A Stévia possui uma série de benefícios que estão sendo estudados, dentre eles podemos citar:

  • Regulação do apetite, reduzindo a fome;
  • Auxílio na perda e controle de peso, pois não fornece calorias e acaba diminuindo a vontade de comer doces;
  • Efeitos positivos sobre doenças como diabetes, pressão alta e obesidade;
  • Propriedades antioxidantes, combatendo o envelhecimento precoce das células saudáveis do corpo.

Todos esses benefícios tornam a Stévia uma das opções mais interessantes dentre os adoçantes naturais disponíveis no mercado atualmente.

Além disso, o que também faz o uso da Stévia ser tão vantajoso é que estudos demonstraram que o nosso corpo não consegue digerir as substâncias presentes nela. Dessa maneira, ela não se modifica durante a passagem pelo estômago e intestino, sem ser assimilado. Assim, não obtemos calorias da Stévia pura e de todas as formas de consumo!

Mas não se engane… embora não forneça calorias, as folhas de Stévia são altamente nutritivas, contendo vários nutrientes, entre eles:

Sais minerais

Alumínio, Cálcio, Cromo, Cobalto, Flúor, Ferro, Magnésio, Manganês, Fósforo, Potássio, Selênio, Sódio, Estanho, Zinco.

Vitaminas

Ácido ascórbico (vitamina C), Beta-caroteno (precursor vitamina A) e Vitaminas do Complexo B.

Vitamina K e clorofila

São duas substâncias com importante ação antioxidante e estão presentes em todas as folhas e plantas verdes e, consequentemente, na Stévia também.

Apesar de alguns destes nutrientes talvez não estarem presentes em quantidades suficientes para produzir o efeito terapêutico sozinho, em conjunto podem produzir efeitos muito positivos sobre a saúde.

Ainda sobre os benefícios trazidos pelo consumo da Stévia, podemos listar algumas situações nas quais a ingestão deste adoçante pode trazer benefícios a saúde:

  • Alteração do metabolismo dos carboidratos (diabetes ou hipoglicemia);
  • Baixa imunidade (melhora de gripes e resfriados);
  • Jet-leg e mal-estar geral;
  • Fadiga;
  • Sangramento de gengivas e higiene dental;
  • Desconfortos digestivos;
  • Energia mental e física;
  • Bactericida/Antibacteriano.

Resumo:

Os principais benefícios da Stévia são: ajuda na regulação do apetite, reduzindo a fome; auxilio na perda e controle de peso, pois não fornece calorias e acaba diminuindo a vontade de comer doces; efeitos positivos sobre doenças como diabetes, pressão alta e obesidade; além de suas propriedades antioxidantes.

Além disso, também pode ter efeitos positivos sobre a alteração do metabolismo dos carboidratos (diabetes ou hipoglicemia); baixa imunidade (melhora de gripes e resfriados); jet-leg e mal-estar geral; fadiga; sangramento de gengivas e higiene dental; desconfortos digestivos; energia mental e física.

E, embora seja isenta de calorias, sua apresentação menos processada fornece algumas vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do corpo humano.

Como utilizar o adoçante Stévia?

A Stévia é bastante versátil e pode ser utilizada para adoçar sucos, café e chás. Além disso, também pode ser utilizada em preparações que serão cozidas ou assadas no forno, pois é estável quando exposta a temperaturas de até 200ºC.

Antigamente, você só encontraria a Stévia em lojas especializadas, como aquelas de produtos naturais. Porém, atualmente você já consegue encontrar esse produto em grandes supermercados, normalmente na área de produtos fit, light e diet!

No mercado ela é encontrada na forma de sachês ou granulada em “potinhos”, e também pode ser apresentada na forma líquida. Aqui é importante ressaltar que devemos utiliza-la com cautela já que um sachê de Stévia equivale a cerca de duas colheres de chá de açúcar, ou 5 gotas são equivalentes a uma colher de chá.

Stévia pode fazer mal a saúde?

De maneira geral, o uso de Stévia é considerado seguro para a população, entretanto podem ocorrer casos isolados de náuseas, dor e fraqueza muscular, tonturas e alergia.

Também é importante ressaltar que hipertensos (pessoas com pressão alta), diabéticos, gestantes e crianças devem ter o uso recomendado apenas por um profissional de saúde competente!

Gestantes, mulheres que estão amamentando e crianças não devem consumir Stévia sem orientação de um profissional da saúde, uma vez que existem evidências de que a Stévia pode ocasionar complicações na gravidez, além de alterar o sabor do leite materno.

Diabéticos e hipertensos, por sua vez, devem consumi-la com cautela, já que a Stévia pode causar queda na pressão arterial e redução do açúcar no sangue, portanto, é sempre importante consultar um médico ou nutricionista para saber a forma mais adequada de uso para cada indivíduo.

Além disso, estudos recentes mostraram que o consumo do esteviosídeo (adoçante obtido da planta Stevia rebaudiana) por animais de laboratório causou lesões nas células de diferentes órgãos.

Outro ponto importante e que pode ser fonte de confusão com relação aos possíveis efeitos colaterais é o que se refere a alguns produtos ditos a base de esteviosídeos, como o Truvia. Esse produto, na verdade, leva apenas 20% de compostos retirados da Stévia, sendo que o restante é composto por eritritol (adoçante chamado de poliálcool, também de origem natural, mas que aumenta o açúcar no sangue de diabéticos) e saborizantes desconhecidos.

Embora os fabricantes (Cargill e Coca cola) afirmem não haver problemas em consumi-lo, alguns estudiosos afirmam que o consumo excessivo pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças relacionadas à obesidade, e ainda destacam que há um grande potencial cancerígeno.

Resumo:

Embora seja um ponto de discussão, aparentemente, para a população em geral o consumo de Stévia é seguro. Entretanto, gestantes, crianças, hipertensos e diabéticos devem consultar um médico ou nutricionista para garantir a seguridade do consumo deste adoçante!

Referências:

  1. Stevia. Portal São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/stevia
  2. FAPERJ. Stévia causa danos ao DNA de células cerebrais em ratos. Disponível em: http://www.faperj.br/?id=2830.2.3
  3. Milhomens, M. C. Uso da Stévia Pura em Substituição ao Açúcar em Preparações Doces. Trabalho de Conclusão de Curso. UnB. 2016
  4. Food Ingredients do Brasil. Truvia – o adoçante da coca cola. Disponível em: http://revista-fi.com.br/artigos/ingredientes-funcionais/truvia-o-adocante-da-coca-cola

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *