Amêndoa: como consumir e onde comprar

A amêndoa provém da amendoeira, uma árvore muito comum em regiões de clima temperado, como Espanha, Portugal, Irã, Afeganistão e Austrália. No entanto, o grande produtor são os Estados Unidos, principalmente na Califórnia.

Os frutos produzidos através da amendoeira trazem sementes em seu interior que parecem pequenas “pedras”. A amêndoa, na verdade, é justamente essa semente, revestida por uma pele de cor castanha, com interior na coloração creme e protegida por uma casca bastante resistente.

O consumo de amêndoa tem sido recomendado para a prevenção da saúde cardiovascular e também para pessoas que estão buscando uma alimentação mais saudável, seja para a perda de peso ou para a melhora da qualidade de vida, já que se trata de um alimento com alta densidade nutricional.

Mas, como consumir a amêndoa?

Trata-se de um alimento muito versátil e, portanto, bastante prático para o consumo. Abaixo seguem algumas sugestões:

  • Torrada, em sua forma íntegra, servindo como snack para os momentos entre as refeições principais (por exemplo: lanche da manhã, lanche da tarde ou ceia);
  • Triturada, para ser consumida como complemento de saladas, sopas, vitaminas, iogurtes ou saladas de frutas;
  • Na forma de farinha que poderá ser utilizada nas receitas de pães, bolos e tortas;
  • Na forma de pastas, como recheio de panquecas;
  • Na forma de mix, junto com frutas secas e outras oleaginosas, como a castanha do Pará, a castanha de caju e o pistache;
  • Como bebida vegetal de amêndoas (conhecida popularmente como “leite de amêndoa”) em substituição ao leite de vaca.

As quantidades de amêndoas a serem consumidas devem ser avaliadas e planejadas em conjunto com um profissional, de acordo com sua rotina e estilo de vida, no entanto, uma porção de 28 gramas fornece 167 Kcal, 6g de proteína, 14,9g de gordura (predominantemente insaturadas) e 2,8g de fibras.

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Onde comprar as amêndoas?

Todas as opções citadas acima podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, tanto online como em loja física. Outra opção é preparar em casa, desde que sejam levados em consideração todos os cuidados para evitar a contaminação do alimento.

É importante ressaltar que as amêndoas compradas embaladas são mais seguras do ponto de vista microbiológico, pois correm menor risco de contaminação por manipulação ou pela umidade do ar. Já as que são vendidas à granel ficam mais expostas a esses fatores.

Uma sugestão ao optar pelas amêndoas à granel é torrar antes de consumir para evitar qualquer risco, além é claro, de conhecer bem o local que está comprando para saber a procedência.

Sobre o autor

Nutricionista com CRN 32827

Faculdade de Nutrição – Mackenzie
Atuação em consultório de nutrição com foco em mudança do comportamento alimentar, desenvolvimento de materiais e ferramentas técnicas e elaboração de conteúdo para empresas

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