Benefícios da farinha de amêndoas

Atualmente, buscar alternativas para uma alimentação balanceada e saudável se tornou um processo mais fácil devido a gama de informações presentes – desde embalagens nutricionais, até assuntos abordados constantemente na TV e também na internet.

Com tantas referências, as pessoas têm procurado alimentos com novos sabores, cores e texturas, sem perder os benefícios à saúde, como no caso da farinha de amêndoas, que chegou conquistando não somente os intolerantes ao glúten, como os adeptos de uma alimentação equilibrada e variada.

Quais os benefícios da farinha de amêndoas?

A farinha de amêndoas apresenta um baixo índice glicêmico e uma baixa quantidade de carboidratos, ideal para ser introduzida em uma dieta LowCarb orientada por um profissional de saúde.

Seu valor nutricional é muito importante, afinal, apresenta boa quantidade de fibras alimentares, contribuindo para o correto funcionamento do intestino e também para a promoção da sensação de saciedade, além de apresentar gorduras insaturadas – as famosas “gorduras boas” – que auxiliam no controle e no equilíbrio de gorduras presentes na corrente sanguínea, colaborando com a saúde do coração.

Ainda, por apresentar compostos antioxidantes em sua composição, a farinha de amêndoas pode ser considerada um alimento que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce das células do corpo e também na proteção de diversas doenças.

Outros componentes, como o cobre, o manganês e a riboflavina, auxiliam na prática de exercícios, já que garantem uma síntese de energia mais fácil e rápida, garantindo maior disposição.

É importante ressaltar que as vitaminas do completo B e a E, também têm função fundamental entre os benefícios da farinha de amêndoas, pois ajudam no combate ao envelhecimento dos neurônios, auxiliando na preservação da boa memória. Além disso, junto ao magnésio e aos ômegas 3 e 6, o alimento fortifica a rede neural e contribui para o bom desempenho do cérebro.

Recomendações para o consumo da farinha de amêndoas

Não há uma porção específica recomendada para o seu consumo diário, no entanto, é importante levar em conta o valor calórico total do dia, além dos alimentos fontes de gorduras boas já ingeridos.

Para equilibrar sua alimentação de maneira correta e eficiente, procure um nutricionista!

Referências:

  1. Freitas, J. B & Naves, M. M. V. Composição química de nozes e sementes comestíveis e sua relação com a nutrição e saúde. Rev. Nutr, Campinas, 23(2):269-279, mar/abr., 2010.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *