Benefícios da goiaba e suas qualidades para a saúde

A goiaba (Psydium guajava), é uma fruta de sabor agradável e levemente azedinho. Rica em vitamina C, fibras e licopeno, um poderoso antioxidante que confere cor vermelha à polpa, a goiaba é excelente para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e o funcionamento do intestino, além de prevenir doenças do coração e o câncer.

Quer saber mais sobre os benefícios da goiaba para a saúde? Confira agora todas as vantagens de incluir essa deliciosa fruta na sua alimentação!

Benefícios e propriedades da goiaba para a saúde

A goiaba é nativa da América tropical, incluindo regiões que vão do México às costas brasileiras, passando pela Colômbia e o Peru, mas o fruto da goiabeira também é muito cultivado e apreciado na Ásia e África, onde é consumida tanto ao natural, como cozida, conhecida pelo seu sabor agradável, com um toque azedinho e benefícios para o organismo.

As principais variedades da fruta são a goiaba de polpa branca e a de polpa vermelha. Os nomes populares mais conhecidos são: goiaba, araça-goiaba, araçúguaçú, araçú-uaçú, guaíba-vermelha e guaiava. O nome goiaba vem do tupi cayhab, que significa “o que tem sementes aglomeradas”, enquanto o nome psydium provém do verbo grego psiein (esmagar, triturar, moer) por ser uma fruta de bom paladar com caroços “ótimos para serem triturados com os dentes”.

A variedade mais consumida é a goiaba vermelha, que fornece poucas calorias e conta com nutrientes como os carboidratos, proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C e minerais como o cálcio, fósforo, ferro e ácido fólico, essenciais para manter a saúde em dia!

Confira a informação nutricional de uma goiaba vermelha (150g):

  • Energia: 74 kcal – VD*: 4%
  • Proteína: 1 g – VD*: 1%
  • Gorduras totais: 0,7 g – VD*: 1%
  • Carboidratos: 20 g – VD*: 7%
  • Fibra dietética total: 9 g – VD*: 26%
  • Magnésio: 17 mg – VD*: 6%
  • Potássio: 361 mg – VD*: 8%
  • Vitamina C: 163 mg – VD*: 362%
  • Vitamina B1: 0,1 mg – VD*: 13%
  • Vitamina B2: 0,2 mg – VD*: 15%
  • Vitamina B3: 1,5 mg – VD*: 11%
  • Ácido pantotênico: 0,6 mg – VD*: 14%
  • Vitamina A: 32 mcg – VD*: 5%
  • Licopeno: 7806 mcg – VD*: —
  • Vitamina E: 1 mg. 1 mg – VD*: 11%

*VD é o quantidade recomendada para consumo diário com base em uma dieta de 2000 kcal.

Reparou que apenas uma goiaba é capaz de satisfazer o triplo das necessidades diárias de vitamina C e ainda fornece uma dose significativa de várias outras vitaminas?

Mas, a qualidade nutricional da goiaba vai muito além disso, pois possui mais proteínas do que muitas frutas, é fonte de fibras, o que a torna um alimento com baixo índice glicêmico, ideal para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados e ainda contém potássio, que favorece a contração muscular auxiliando no desempenho em exercícios para ganho de massa magra.

Os benefícios da goiaba são inúmeros. Conheça as 7 principais qualidades da fruta e da infusão das folhas da goiabeira para a sua saúde.

1. Melhora a digestão, o funcionamento do intestino e diminui diarreias:

O chá das folhas de goiabeira e seu extrato seco funcionam como um fitoterápico reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o tratamento de diarreia aguda não infecciosa e enterite por rotavírus, pois reduz o tempo de trânsito intestinal, o que diminui o conteúdo de sódio e glicose nas fezes.

Já a goiaba possui fibras solúveis que formam um gel que aumenta o bolo fecal e ajuda a regularizar as funções intestinais, além de servir como alimento para bactérias benéficas que habitam o intestino, tornando-o mais saudável.

2. Protege a saúde da visão, prevenindo a cegueira noturna:

A vitamina A, junto às vitaminas C e E, se destaca na composição da goiaba. A deficiência dessa vitamina é responsável pela xeroftalmia (ressecamento excessivo da córnea), que pode causar degeneração macular, ou seja, lesões progressivas na mácula, parte da retina que atua proporcionando nitidez na visão. Por isso, a goiaba pode proteger a saúde dos olhos, prevenindo a cegueira noturna e a catarata.

3. Fortalece o sistema imunológico, afastando gripes, resfriados e infecções:

Rica em vitamina C, a goiaba fortalece o sistema imunológico, o que previne gripes e resfriados, além de ajudar o organismo a se defender de maneira mais eficaz à diversas doenças como a pneumonia e infecções pulmonares e aumenta o poder de cicatrização. A grande quantidade de vitamina C, superior a encontrada em algumas frutas cítricas como a laranja, pode ajudar ainda na melhora a absorção do ferro, especialmente o ferro proveniente de alimentos de origem vegetal como o feijão, e assim afasta a anemia.

4. Retarda o envelhecimento precoce e deixa a pele mais firme e bonita:

A goiaba vermelha é uma ótima aliada da beleza, já que contém licopeno, um poderoso antioxidante que combate à oxidação excessiva das células e os radicais livre; a vitamina C, que ajuda a ampliar a produção de colágeno e melhorar sua qualidade de atuação nos tecidos, o que favorece uma pele mais jovem e saudável. A vitamina A da fruta também tem papel importante na renovação celular, promovendo uma pele mais bonita e jovem e prevenindo a acne e o aparecimento de rugas.

5. Previne doenças degenerativas como o câncer e faz bem à saúde do coração:

O licopeno, considerado até então um antioxidante encontrado em maiores quantidades no tomate, é presente em quase o dobro na goiaba vermelha e, aliado à vitamina C contida na fruta, é ainda mais eficaz para prevenir o câncer e os ataques cardíacos, além de auxiliar na redução dos níveis de açúcar e gorduras, prevenindo o desenvolvimento de diabetes e aterosclerose.

Os benefícios da goiaba aqui, incluem ainda o fortalecimento dos vasos sanguíneos e prevenção da pressão alta, reforçada pelo teor de potássio que controla a quantidade de água nas células.

6. Tem ação anti-inflamatória, analgésica e antitérmica:

A infusão das folhas utilizadas no chá de goiabeira e o consumo regular da fruta podem prevenir inflamações, aliviar a dor e reduzir a temperatura corporal elevada nos quadros de febre. As substâncias analgésicas e anti-inflamatórias estão provavelmente presentes no óleo essencial da planta. Estudos clínicos comprovaram que o chá da folha da goiaba é capaz de diminuir edemas e tem efeito analgésico e antitérmico semelhante ao da aspirina.

Na medicina popular dos países tropicais, a infusão das folhas é usada para tratamento de febre e diarreia. Os flavonoides das folhas de goiaba também podem ter participação nessa ação.

7. Auxilia na perda de peso e ameniza a retenção de líquidos:

Por ser uma fruta com baixo índice glicêmico, reduzido valor calórico e muitas fibras solúveis, o consumo da goiaba também favorece as pessoas que desejam perder peso, pois contribui para a liberação gradual de glicose na corrente sanguínea, evitando os picos de insulina que promovem o armazenamento de gorduras, e além disso, bloqueiam sua digestão e absorção excessiva por ação do gel formado pelas fibras solúveis.

A saciedade proporcionada pela goiaba é ótima, o que ajuda a sentir menos fome até a próxima refeição e o seu teor de potássio ainda ajuda a equilibrar a água do organismo, evitando a retenção de líquidos.

Aposto que você não conhecia todos os benefícios da goiaba para o bom funcionamento do corpo e preservação da saúde, não é mesmo?! Mas agora você precisa saber como consumi-la no dia a dia!

Leia também: Benefícios do mamão para a saúde

Quais as melhores formas de consumir goiaba

O sabor da goiaba é agridoce, o que a torna muito versátil na cozinha, podendo ser consumida in natura ou entrar no preparo de receitas doces (compotas, geleias, conservas e sobremesas), e salgadas (molhos, saladas ou como acompanhamento de carnes).

Na hora de comprar, escolha as frutas de casca firme, sem feridas ou manchas. Pode ficar fora da geladeira por mais de uma semana, e por mais de 20 dias na geladeira na parte mais baixa.

Para fazer suco de goiaba, calcule dois copos de água por fruta, e adoce a gosto. Para aproveitar melhor suas propriedades, bata no liquidificador com a casca. Vai bem também com saladas de folhas verdes e no preparo de massas de tomate, pois ela ajuda a cortar a sua acidez.

Na indústria, entra como ingrediente no preparo de ketchup e molhos para macarrão. Inclusive, o ketchup de goiaba caseiro tem feito o maior sucesso como uma alternativa natural ao ketchup industrializado e cheio de conservantes, e pode acompanhar um fatia de queijo, uma tapioca ou um bolo de fubá e ainda valorizar um hambúrguer com fritas. Experimente!

Receitas saudáveis com goiaba

Agora é hora de usufruir dos benefícios da goiaba na prática. Aproveite essa deliciosa seleção de receitas com a fruta ou as folhas da goiabeira e vamos à cozinha!

Bolo de fubá com goiabada light

Ingredientes:

  • 1 e 1/3 xícara de fubá amarelo
  • 1 e 2/3 xícara de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de óleo de canola, girassol ou milho
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar (1 xícara de açúcar refinado e 1/2 xícara de açúcar mascavo)
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 xícara de goiabada cascão em cubos mais um pouco pra finalizar

Modo de preparo:

  1. Bata na mão, ou se preferir, na batedeira, os ovos com o açúcar até misturar bem. Acrescente o óleo e bata mais um pouco.
  2. Adicione a farinha e o fubá intercalados com o leite, misture bem e acrescente o fermento e misture mais um pouco.
  3. Por último, acrescente a goiabada passada na farinha de trigo, mas misture pouco para que farinha não solte.
  4. Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada, e coloque mais alguns cubinhos de goiabada enfarinhados em cima da massa dando uma afundadinha com o dedo. Asse em forno pré aquecido à 180-200˚C até dourar, por aproximadamente 50 minutos, mas faça o teste do palito para ter certeza que está bem assado por dentro.

Ketchup de goiabada

Ingredientes:

  • ½ cebola roxa picada
  • 1 dente de alho ralado
  • 3 tomates sem pele cortados em cubos médios
  • 250 gramas de goiabada
  • 2 colheres de sopa de molho inglês
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • 1 colher de café rasa de pimenta cayena
  • Sal

Modo de preparo:

  1. Refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite até dourar.
  2. Coloque os demais ingredientes e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos ou até a goiabada derreter.
  3. Espere esfriar e bata no processador por 2 minutinhos.
  4. Mantenha na geladeira em um recipiente de vidro com tampa.

Chá de folha de goiaba

Ingredientes:

  • 10 g de folhas novas de goiabeira
  • 500 ml de água

Modo de preparo:

  1. Ferva a água em uma chaleira.
  2. Quando estiver levantando fervura desligue e acrescente as folhas.
  3. Deixe descansar por cinco minutos.
  4. Beba quatro vezes ao dia.

Lembre-se que os benefícios da goiaba aqui descritos são obtidos apenas com o consumo regular da fruta ou do chá de suas folhas, associado à uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, já que nenhum alimento sozinho é capaz de fazer milagres pelo bom funcionamento do organismo.

Gostou das dicas? Então aproveita e dá um pulo na feira livre do seu bairro ou no hortifrúti mais próximo e traga suas goiabas fresquinhas para casa!

Referências:

  1. Neto, A.P. Goiaba Vermelha, fonte de riqueza à saúde, ao trabalho e às nações. Goiabrás – Associação Brasileira dos Produtores de Goiaba. Disponível em: http://www.nutricaodeplantas.agr.br/site/ensino/pos/Palestras_William/Livrogoiaba_pdf/7_goiabras.pdf
  2. Côrrea, D.L. O uso da planta de goiaba (Psydium guajava) no tratamento da diarreia na comunidade do Rio Tavares/Florianópolis/SC. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/114281/201736.pdf?sequence=1
  3. CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo. Home >Comunicação >Notícias > Goiaba vermelha é fonte de fibras e antioxidantes que previnem o envelhecimento. Postado em 20.09.2016. Disponível em: http://www.ceagesp.gov.br/comunicacao/noticias/goiaba-vermelha-e-fonte-de-fibras-e-antioxidantes-que-previnem-o-envelhecimento-e-cancer/
  4. Revista Viva Saúde. Home >Guia A-Z >Benefícios da goiaba. Autora: Letícia Maciel. Publicado em 10.09.2013. Disponível em: https://vivasaude.digisa.com.br/guia/beneficios-da-goiaba/109/
  5. Blog Dani Noce. Home >Receitas > Bolo de fubá com goiabada. Autora: Danielle Noce. Disponível em: http://www.daninoce.com.br/receitas/bolo-de-fuba-com-goiabada/

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *