beneficios-da-melancia-quais-suas-vitaminas-e-receitas-de-suco

Benefícios da Melancia: Quais suas vitaminas e receitas de suco

Muito consumida por todos desde a infância, principalmente no verão, a melancia – conhecida cientificamente por Citrullus lanatus – nos traz diversos benefícios à saúde, além de entregar um sabor agradável e muito frescor!

Vamos conhecer os nutrientes e as qualidades dessa fruta?

Benefícios do consumo da melancia

Hidratação

Da mesma família do melão, do pepino e do chuchu, a melancia apresenta alto teor de água em sua composição. Para nós que vivemos em um país tropical, com temperaturas elevadas, o consumo correto de líquidos torna-se importantíssimo! A melancia é uma excelente opção de alimento para auxiliar em nossa hidratação diária.

Rica em vitaminas essenciais ao corpo

A melancia é fonte de vitamina A, muito importante para a saúde dos olhos; vitamina C, um dos principais antioxidantes, é uma vitamina fundamental para o sistema de defesa do corpo; e vitamina B6, essencial para o correto funcionamento do cérebro.

Presença de minerais

Essa fruta possui boas quantidades de potássio, um mineral essencial para o controle da pressão arterial; além do magnésio e do fósforo, muito importantes para o correto desenvolvimento do corpo e para a saúde dos ossos e dentes.

Apresenta compostos antioxidantes

Além da vitamina C, a melancia é uma excelente fonte de licopeno (responsável pela cor vermelha da polpa da melancia), um antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres e assim diminui o envelhecimento precoce das nossas células saudáveis. O licopeno também é importante para prevenir doenças do coração.

Ação diurética

A melancia possui ação diurética por conter 90% de água em sua composição. Essa ação ajuda a controlar doenças relacionadas a melhora quando urinamos mais (como as doenças do coração, dos rins e infecções urinárias).

Calorias

Essa fruta possui baixo valor calórico, cerca de 40 calorias por fatia grande, ajudando na alimentação de quem quer perder peso.

Existem alguns tipos de melancia no mercado:

– Melancia Conquista (pesa em média 10kg, tem polpa vermelha e estrutura mais longa);

– Melancia Combat (pesa em média 12kg, polpa vermelha e estrutura mais arredondada);

– Melancia Red Quality (pesa em média 10kg, possui sabor mais doce, polpa vermelha e macia);

– Melancia Japonesa (polpa amarela e macia);

– Mini Melancia (pesa em média 2 a 3 kg, polpa vermelha e doce, sendo uma das mais consumidas pelas pessoas por não ocupar grande espaço).

Atenção no consumo!

Algumas pessoas relatam sentir incomodo de má digestão ao consumir a melancia, principalmente na forma de suco. Esse fato pode estar associado ao aumento dos movimentos do intestino, pois a fruta é rica em fibras. Para esses casos é importante se atentar ao melhor horário para consumi-la e, claro, não consumir a fruta em quantidade exagerada.

A quantidade ideal para o consumo de melancia ao dia fica em torno de 300-400 ml do suco ou 1 fatia grossa da fruta.

Confira agora receitas deliciosas com melancia

Suco de melancia com gengibre

Ingredientes:

1 fatia média de melancia

1 rodela fina de gengibre

1 limão espremido

1 colher de chá de psyllium

100 ml de água

Gelo

Modo de preparo: bater os ingredientes no mixer ou liquidificador e servir.

Suco de melancia com beterraba

Ingredientes:

1/2 beterraba pequena

1 fatia média de melancia

1 colher de café de canela

100 ml de água de coco

Modo de preparo: bater os ingredientes no mixer ou liquidificador e servir.

Picolé de melancia

Ingredientes e materiais:

1 forma de picolé e palitos

3 fatias médias de melancia

200 ml de água de coco

1 maçã fugi

Modo de preparo: bater os ingredientes no mixer ou liquidificador, despejar nas forminhas de picolé. Levar ao freezer e deixar por 3 a 4 horas. Depois de congelado, servir.

Suco de melancia, manga e chia

Ingredientes:

1/4 manga grande

1 fatia grande de melancia

Suco de uma laranja lima

1 colher de sopa de farinha de chia

1 rodela de gengibre

Modo de preparo: bater os ingredientes no mixer ou liquidificador e servir.

Geleia de Melancia

Ingredientes:

1/2 melancia média

2 maçãs descascadas e raladas

1 colher de chá de goma xantana

1 xícara de uva passas brancas

1 xícara de açúcar demerara ou mascavo ou de coco

Modo de preparo: cortar a melancia e bater no liquidificador para virar suco. Colocar os ingredientes em uma panela, deixar no fogo médio até começar a ferver, depois diminuir o fogo e mexer até atingir ponto de geleia. O processo pode demorar um pouco, pois como é uma alimento com alto teor de água leva mais tempo para engrossar.

Dica: as cascas da maçã podem ser usadas inteiras para ajudar a engrossar a geleia enquanto ferve. Depois de pronta pode retirar a casca.

Referências:

  1. Rafael Campagnol, Rodrigo Pereira Diniz Junqueira, Simone da Costa Mello. Cultivo de Mini Melancia em Casa de Vegetação. Universidade de São Paulo
    Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Piracicaba, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Rafael_Campagnol/publication/263542881_Cultivo_de_mini_melancia_em_casa_de_vegetacao/links/00b4953b31a847e20a000000.pdf
  2. Paula Roberta Fabrício da Costa, Antonio Roberto Giriboni Monteiro. Benefícios dos Antioxidantes na Alimentação. Revista Saúde e pesquisa, v. 2, n. 1 (2009). Unicesumar, Maringá (PR), Brasil. Disponível em: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/996

Escrito por

Priscila Rocha Braga

Nutricionista com CRN 10100996 formada em Nutrição pela Universidade Estácio de Sá

Pós-graduação em Nutrição Esportiva e Estética com Ênfase em Wellnes pelo Centro Universitário São Camilo. MBA em Qualidade e Segurança dos Alimentos para UAN pela Universidade Veiga de Almeida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *