Benefícios da pimenta rosa e como utilizá-la

As pimentas – de todas as cores, formatos e sabores – são toques especiais que a sua cozinha pode ganhar. Entre tantas opções, hoje falaremos da pimenta rosa! Vamos lá?

Um pouco sobre a pimenta rosa

A pimenta rosa, na verdade, é um fruto de coloração vermelho-brilhante com sabor suave e aroma perfumado, que tem origem em uma planta nativa da América do Sul, chamada aroeira.

Utilizada como especiaria gourmet, a semente de aroeira é bastante versátil, já que não é muito picante, e por isso pode ser utilizada em uma infinidade de pratos, para deixá-los ainda mais gostosos e coloridos.

A aroeira vermelha, árvore que produz esse fruto, também tem outros nomes populares como: aroeira-da-praia, aroeira-de-capoeira, aroeira-do-campo, aroeira-mansa, aroeira-do brejo, aroeira-pimenteira, aroeira do sertão, cambuí, fruto-de-sabiá e pimenta brasileira.

Em nosso país, a planta é encontrada do nordeste ao sul do país e pode ser cultivada e se desenvolver à beira de lagos, rios, córregos e brejos e também em terrenos pobres e secos, se adaptando bem e apresentando resistência à variação de temperatura e ausência de água.

Mas além de bela, deliciosa e aromática a pimenta rosa também apresenta propriedades medicinais poderosas, tornando-a um patrimônio brasileiro que conquista paladares e desperta a curiosidade de pesquisadores da saúde, cosmética e indústria farmacêutica. Vamos conhecer os benefícios para a saúde e utilidades culinárias da pimenta rosa?!

Benefícios da pimenta rosa para a saúde

O baixo custo e a ardência leve da pimenta rosa colaboram para que possa ser utilizada por qualquer pessoa, com a vantagem de obter os benefícios para a saúde que suas propriedades medicinais podem trazer.

Confira as 7 principais qualidades terapêuticas da pimenta rosa e saiba porque você precisa incluir esse “pequeno notável” em sua rotina:

1) Alto poder antioxidante: prevenção de doenças neuro-degenerativas e do envelhecimento precoce

A pimenta rosa é rica em vários antioxidantes, especialmente alguns tipos de polifenóis. Com o avançar dos anos, a presença de fatores como a alimentação inadequada, o sedentarismo, o estresse e a poluição podem aumentar a produção dos “radicais livres”, compostos que provocam lesões que danificam as células, podendo levar à doenças crônicas como o câncer e o diabetes mellitus.

Os alimentos antioxidantes reduzem o impacto desse prejuízo celular diminuindo a chance de desenvolver doenças e prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Estudos recentes realizados pela Universidade de São Paulo (USP) apontaram o potencial superior da pimenta rosa em relação à outras pimentas para amenizar danos degenerativos como a redução da memória, senso de orientação e linguagem provocados pelo mal de Alzheimer em indivíduos idosos.

2) Ação diurética: auxilia na perda de peso e na retenção de líquidos

A pimenta rosa tem propriedades diuréticas que ajudam a equilibrar o excesso de líquidos que podem ficar armazenados nos fluídos extra celulares pela ação de hormônios ou excesso de sódio no organismo.

Por isso, componentes presentes na pimenta ajudam a desinchar o corpo e eliminar o excesso de água retido através do aumento do volume e frequência da urina.

A pimenta rosa também ajuda a aumentar a saciedade, quando utilizada para temperar as receitas, assim auxilia no controle de peso, fazendo com quem a consome se sinta satisfeito mais rapidamente e acabe comendo menos.

3) Atividade antimicrobiana: ajuda a prevenir infecções e melhora a resposta de antibióticos

Pesquisas realizadas na Universidade de Emory, nos Estados Unidos, identificaram compostos presentes na pimenta rosa capazes de defender o organismo do Staphylococcus aureus, um micróbio perigoso e resistente à penicilina, que pode causar infecções graves, pois podem reprimir um gene importante para essa bactéria se desenvolver no corpo, e assim consegue “desarmá-la” impedindo sua ação.

4) Fortalecimento do sistema imunológico: prevenção de gripes, resfriados e indisposições

A pimenta rosa é rica em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico protegendo o corpo contra doenças como gripes e resfriados, melhorando a disposição para encarar a rotina, além de ter ação cicatrizante e auxiliar na estimulação do colágeno que proporciona firmeza à pele.

5) Proteção dos ossos e do coração: fortalece os ossos e equilibra a frequência cardíaca

O óleo presente na casca da pimenta rosa é ativador da produção de sangue na medula óssea, combatendo o raquitismo, uma doença comum na infância e na adolescência que ocorre devido à carência de vitamina D, provocando uma mineralização insuficiente dos ossos, que ficam frágeis.

O cálcio presente na pimenta rosa, além de colaborar com o fortalecimento dos ossos, tem ação na coagulação sanguínea e contração muscular, inclusive dos tecidos do coração, o que ajuda a equilibrar a frequência cardíaca.

6) Efeito termogênico: aumenta a queima calórica acelerando o metabolismo corporal

Diferente das outras pimentas, que possuem a substância capsaicina, responsável por aquela ardência característica, a pimenta rosa possui uma picância bem suave, quase zero. Mas ainda assim possui ação termogênica, aumentando a temperatura corporal e consequentemente a queima calórica, o que ajuda na eliminação das gorduras e acelera o metabolismo. Para obter esses efeitos é necessário o consumo diário de pelo menos uma colher de sopa de pimenta rosa junto às refeições.

Leia também: 10 incríveis alimentos termogênicos naturais

7) Propriedade cosmética: proteção da pele e fragrância perfumada

O óleo essencial extraído do fruto e da folha da aroeira, além da ação antimicrobiana contra vários tipos de bactérias, fungos e vírus funciona como repelente contra moscas. Externamente, este óleo essencial é utilizado na forma de loções, géis e sabonetes, indicados para a limpeza de pele, coceira, acne, manchas, antissepsia de ferimentos, micoses e para o banho.

A indústria cosmética também tem utilizado formulações à base do óleo da aroeira na elaboração de cremes corporais, pensando em sua forte atividade antioxidante para proteger e perfumar a pele, pois sua fragrância costuma fazer sucesso.

A sabedoria popular de quem mora próximo à regiões de cultivo da aroeira-vermelha, atribuem ainda ao óleo contido na pimenta rosa a propriedade de tratar febres, tumores, doenças da córnea, das vias respiratórias e urinárias, além de ação anti-vermífuga e anti-inflamatória. Essas propriedades medicinais do fruto vem sendo identificadas e confirmadas em diversas pesquisas e, por isso, tem sido alvo de novos estudos.

Mas não se esqueça que nenhum alimento sozinho faz milagres! Para conquistar os benefícios proporcionados pela pimenta rosa, a mesma deve estar presente na rotina alimentar e estar acompanhada de uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos. Os efeitos encontrados também podem variar de pessoa para pessoa!

Como usar a pimenta rosa

A pimenta rosa é amplamente utilizada pela culinária estrangeira, principalmente na francesa, que aprecia muito a aroeira e chama o fruto de poivre rose (“pimenta-rosa”, em francês).

Atualmente, a culinária brasileira também passou a incorporar esse condimento em sua gastronomia, já que até então a produção da pimenta rosa era focada na exportação para fazer parte dos pratos europeus.

A presença e o uso da pimenta rosa são tão comuns no exterior que na língua inglesa são sinônimos da pimenta rosa: English peruan pepperBrazilian pepper ou simplesmente Pink pepper. Já em alemão, Brasilianischer pfeffer ou Rosa pfeffer e na própria França é chamada também de poivre d´Amérique.

É importante ressaltar que, ao contrário da maioria das pimentas, a pimenta rosa tem o aroma como principal característica, pois apresenta sabor levemente adocicado e uma ardência bem delicada, que praticamente não é percebida, mas torna os pratos em que é utilizada mais marcantes.

Na culinária, as pimentas rosas podem ser usadas in natura ou com os grãos secos em forno como condimento, inteiros ou moídos, tanto em pratos salgados quanto doces, conferindo ainda um efeito decorativo proporcionado pela cor vibrante dos frutos, os quais devem ser utilizados para finalização de pratos.

Como o sabor da pimenta rosa é suave, combina com todos os tipos de carnes, fortes ou suaves, saladas, legumes e omeletes. Por este mesmo motivo, o fruto da aroeira é considerado um condimento versátil, pois pode estar presente em diversos pratos diminuindo o risco de comprometer a receita. Com chocolate, por exemplo, a pimenta rosa fica super especial e é uma aposta que vale a pena investir!

Conheça outros tipos de pimenta, suas diferenças, benefícios e como usar!

Quer experimentar a pimenta rosa, mas não sabe por onde começar? Selecionamos essa receita de filé de frango com molho de pimenta rosa que vai dar aquele empurrãozinho para você trazer essa especiaria para junto da tradicional pimenta do reino na sua dispensa:

Peito de frango com molho de pimenta rosa

Ingredientes:

  • 1 ramo de alecrim
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 6 filés de frango limpos
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de pimenta rosa
  • 300 g de creme de leite fresco
  • Óleo
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, coloque o sal, o alecrim e misture a água.
  2. Coloque o frango e deixe descansar por 30 minutos.
  3. Em uma frigideira, adicione óleo suficiente para que frite em fogo médio até dourar.
  4. Arrume os filés em um refratário preaquecido.
  5. Na mesma frigideira, coloque a manteiga e a pimenta rosa, fritando rapidamente.
  6. Adicione o creme de leite.
  7. Acerte o sal e despeje sobre o frango.

Deu água na boca?! Dá um pulo no mercado municipal do seu bairro ou no setor de especiarias do mercado mais próximo, traga a pimenta rosa para casa e se planeje para surpreender no jantar desta noite!

Referências:

  1. Santos, Calila Teixeira. Frutos de Schinus terebinthifolius Raddi: extração ativa, estudo fitoquímico e incorporação em filmes bioativos de pectina. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, 2017. Disponível em: http://www2.uefs.br/ppgbiotec/portugues/arquivos/corpo%20discente/doutorado/2013/calilats_tese.pdf
  2. Carvalho, J. A. M. et al. Composição Química e Avaliação da Atividade Antimicrobiana do Óleo de Pimenta Rosa (Schinus terebinthifolius). V Semana de Engenharia Química Universidade Federal do Espírito Santo. Revista BlucherProceedings. s/d. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/chemicalengineeringproceedings/vsequfes2016/014.pdf
  3. Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais – InGá. Projeto Pró-Frutas Nativas de Porto Alegre. Home> Guia Virtual> Pimenta rosa. Disponível em: http://frutaspoa.inga.org.br/guia-virtual/pimenta-rosa.html
  4. Universidade Federal de Viçosa >Espaço do produtor >Início >Artigos > Artigos selecionados >A hora e a vez da aroeirinha. Autores: Alisson Andrade Almeida e João Paulo Viana Leite. Disponível em: https://www2.cead.ufv.br/espacoProdutor/scripts/verArtigo.php?codigo=22&acao=exibir
  5. Universidade de São Paulo, Brasil. Home >Notícias >Saúde Online Destaque >Estudo da Esalq investiga uso de pimentas na prevenção de Alzheimer. Autora: Alicia Nascimento Aguiar. Disponível em: https://www5.usp.br/64808/estudo-da-esalq-investiga-uso-de-pimentas-na-prevencao-de-alzheimer/
  6. Revista Saúde Abril >Alimentação >Conheça os poderes da pimenta rosa e saiba como usá-la. Autora: Manuela Biz. Disponível em: https://saude.abril.com.br/alimentacao/conheca-os-poderes-da-pimenta-rosa-e-saiba-como-usa-la/
  7. Revista Saúde Abril >Medicina >Pimenta brasileira para combater superbactérias. Autora: Ana Luísa Moraes. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/pimenta-brasileira-para-combater-superbacterias/

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *