Benefícios da pipoca e quais suas propriedades

Quem nunca se deliciou com um balde de pipoca em frente a televisão?

A pipoca é um dos aperitivos mais populares e apreciáveis no Brasil e em grande parte do mundo!

No nosso país, a pipoca pode ser encontrados em diversos locais: na festinha infantil, na saída das escolas da criançada, no centro da cidade, no cinema (com muuuita manteiga) e nas prateleiras dos supermercados.

Além disso, é super prática de se preparar e, portanto, um ótimo acompanhamento para filmes em casa e para consumir como petiscos e lanches até mesmo no dia a dia!

Mas você sabia que, além de seu sabor delicioso, este alimento contém propriedades funcionais benéficas à nossa saúde, como as fibras e os antioxidantes?

Confira a seguir curiosidades sobre a pipoca, suas propriedades funcionais e seus benefícios para a saúde!

MILHO DE PIPOCA

O milho de pipoca é caracterizado pela sua apresentação em sementes muito duras e pequenas, que sob ação do calor, estouram, dando origem a flocos comestíveis.

É um tipo de milho especial, da espécie Zea mays L., que se diferencia dos demais tipos de milho pela sua característica de pipocamento.

A origem exata da pipoca é desconhecida, mas sabe-se que os índios da América do Norte já consumiam este alimento.

No início, era feita com a espiga inteira, colocada em um espeto e levada ao fogo. Depois, passou a ser feita com os grãos soltos. Havia um terceiro método utilizado pelos índios que se baseava em cozinhar a pipoca em uma panela de barro cheia de areia quente.

Hoje em dia, é comum o preparo da pipoca em óleo quente. No entanto, o milho de pipoca pode ser aquecido de diferentes formas, como na água, na margarina, na manteiga, na manteiga ghee ou até mesmo sem o uso de nenhum ingrediente, apenas na panela quente.

O modo de preparo pode alterar os nutrientes da pipoca, aumentando o teor calórico, o teor de gorduras e até mesmo, diminuindo a presença de compostos benéficos presentes nos grãos. Além disso, a diferença também se apresenta na estrutura física: o amido resistente presente na pipoca preparada no óleo quente sofre mais expansão, ou seja, apresentam-se maiores tamanhos de flocos.

Outro uso antigo de milho foi como pipoca vermelha, azul e amarela: parece que as tribos nativas americanas os consumiam e também os usavam como acessório de vestuário. Atualmente, o milho roxo é utilizado na América do Sul, principalmente no Peru e Bolívia. São utilizados principalmente para preparo da tradicional bebida  ”chicha morada”.

Esses milhos específicos apresentam essa coloração roxa e azul devido as propriedades naturais típicas das sementes de milho tropicais, que tem a característica de acumular genes reguladores de antocianinas no citosol da semente, das quais o mais abundante é o ianidin-3-glicosídeo, os quais conferem a cor escura.

As antocianinas são pigmentos responsáveis por uma variedades de cores atrativas de frutas, flores e folhas, que variam do vermelho ao azul e também em alguns casos específicos das sementes como a do milho. Além disso, as antocianinas presentes no milho roxo conferem mais funcionalidade à pipoca, pois proporciona maior atividade antioxidante presente no milho de pipoca roxa em comparação com o milho de pipoca amarelo.

No Brasil e nos Estados Unidos é comum o uso da variedade amarelada do milho. Porém, muito do milho de pipoca consumido no Brasil ainda é importado, pois aqui o cultivo ainda se restringe a pequenas áreas de plantação, e quando plantado, ocorre principalmente por alguns pequenos produtores e alguns poucos grandes produtores empresariais.

OS BENEFÍCIOS DA PIPOCA

Embora a pipoca seja normalmente consumida em momentos de lazer, este alimento apresenta boa qualidade nutricional. Veja só!

Ricas em Fibras

A pipoca apresenta teor aproximado de 4g de fibras em uma xícara ou uma porção de pipoca (25g).

As fibras auxiliam na melhora do trânsito intestinal, aumentam a sensação de saciedade – e por esse motivo a pipoca é um excelente alimento para se consumir quando estiver com fome – e também auxilia na redução dos picos de glicose (açúcar) no sangue.

Também são responsáveis pelas características funcionais da pipoca devido ao seu beneficiamento à saúde.

Presença de antioxidantes

A pipoca, mesmo que amarela, possui antocianinas, as quais conferem atividade antioxidante a partir deste aperitivo saudável.

Relembrando: as antocianinas são compostos fenólicos, pertencentes ao grupos dos flavonoides, que são grupos de pigmentos naturais amplamente distribuídos no reino vegetal e, portanto, nos grãos de milho.

Porém, esses compostos são instáveis em temperaturas altas, por esse motivo, com o aquecimento dos grãos de milho, a quantidade presente das antocianinas pode diminuir. A concentração de antocianinas nesse alimento só aumentará após o aquecimento quando for utilizado óleo vegetal no preparo, pois tais óleos também contêm uma importante quantidade desse composto antioxidante.

As antocianinas apresentam grande importância na saúde dos humanos, pois são consideradas aliadas na prevenção das doenças cardiovasculares, câncer e doenças neurodegenerativas, pois atuam contra os radicais livres.

Dessa forma, para melhor beneficiamento dos compostos antioxidantes presentes, como a antocianina, prepare a sua pipoca com uma quantidade moderada de óleo vegetal. Cuidado para não exagerar na quantidade!

Baixa Caloria

O milho de pipoca em si apresenta baixa caloria, com aproximadamente 109 kcal para 25g de pipoca, ou seja, 436 kcal em uma xícara de pipoca.

O que contribui para o aumento do valor energético da pipoca é o modo de preparo, como por exemplo, o uso do óleo no aquecimento ou uso da manteiga na cobertura da pipoca.

Por esse motivo, para consumir uma saborosa pipoca com baixo teor de energia, basta preparar este lanche com um pouco de água, para que ela estoure não só com o aquecimento da panela, mas também com o vapor d’água formado com o calor.

A partir dos conteúdos apresentados acima, podemos observar que os grão de pipoca são uma excelente opção de lanche nutritivo e aperitivo! Mas atenção aos detalhes importantes:

– Uma pipoca com refrigerante é até gostoso não é mesmo? Mas como já sabemos, de benefícios os refrigerantes não tem nada! Essas bebidas não fazem bem à nossa saúde, mesmo os diets e lights. Faça uma opção mais saudável de bebida para acompanhamento, como os sucos naturais de frutas e  a água de coco!

– A quantidade de sal que colocamos é importantíssima. O sal em excesso contribui para o aumento de doenças como a pressão arterial. Por isso tome cuidado com a quantidade de sal usado! Coloque um pouco, apenas o suficiente para valorizar o sabor da pipoca, sem mudar totalmente as características sensoriais naturais do floco de pipoca.

– Frituras como bacon e queijo frito são realmente necessários na sua pipoca? Esses elementos contribuem para o aumento energético do lanche e para o aumento do risco de doenças cardiovasculares.

PIPOCA SAUDÁVEL

O crescimento do consumo de pipoca ocorreu principalmente com a introdução da pipoca de micro-ondas, ou seja, a pipoca industrializada. No entanto, é importante ressaltar que essa não é a melhor maneira para consumo. A “pipoca pronta”, em sua maioria, contém ingredientes indesejáveis para a saúde, como a gordura vegetal hidrogenada, conservantes e aromatizantes químicos, além da quantidade de sódio elevada.
Para um consumo saudável de pipoca é melhor optar pelo uso do milho de pipoca puro. Você pode preparar de diversas formas, tanto na panela quanto no micro-ondas, e ainda adicionar os ingredientes naturais como desejar.

E aí? Agora que já conhece os benefícios da pipoca e suas propriedades, já pensou em como vai adicionar a pipoca no seu lanche por pelo menos alguns dias na semana? Aproveite!

Referências:
  1. HALLDIN, Cara N. et al. Increased respiratory disease mortality at a microwave popcorn production facility with worker risk of bronchiolitis obliterans. PloS one, v. 8, n. 2, p. e57935, 2013.
  2. LAGO, Chiara et al. Study and characterization of a novel functional food: purple popcorn. Molecular breeding, v. 31, n. 3, p. 575-585, 2013.
  3. PARAGINSKI, Ricardo Tadeu et al. Sensory and nutritional evaluation of popcorn kernels with yellow, white and red pericarps expanded in different ways. Journal of Cereal Science, v. 69, p. 383-391, 2016.
  4. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 6.0. São Paulo, 2017. [Acesso em: 24/09/2018 ]. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca/

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *