Beneficios da semente de abóbora para a saúde e dieta

A abóbora é um vegetal nativo das Américas e atualmente cultivada em grande escala no Brasil e em outras regiões tropicais. As sementes de abóbora correspondem à 3,3% do seu peso e são conhecidas por seu elevado teor de proteínas, fibras e óleo com propriedades funcionais.

Mas, apesar de suas vantagens nutricionais e culinárias, as sementes de abóbora ainda são desprezadas pela maioria das pessoas e consideradas como um resíduo e não como um alimento, o que é um tremendo desperdício. Quer saber porquê?!

Confira os benefícios da semente de abóbora para a saúde e descubra como incluir esse alimento pouco aproveitado na sua dieta!

Benefícios da semente de abóbora

As sementes de abóbora apresentam alto valor calórico, baixo teor de carboidratos e um teor significativo de gorduras boas, proteínas e fibra alimentar e, por isso, é uma fonte alternativa de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo humano.

A composição nutricional da farinha da semente de abóbora exposta à temperatura de 60 a 70ºC, conta com:

  • 25% de carboidratos;
  • 32% de gorduras;
  • 32% de proteínas;
  • 6% de fibras. 

Em relação às suas proteínas, a semente de abóbora é rica em aminoácidos essenciais, aqueles que o organismo não produz e precisa obter através da alimentação, como metionina, cisteína, triptofano, histidina, treonina, lisina, isoleucina, valina, tirosina, fenilalanina e leucina. Além destes, as sementes também contam com aminoácidos não essenciais: prolina, alanina, serina, glicina, ácido aspártico, arginina e ácido glutâmico, úteis para a manutenção dos tecidos corporais e para auxiliar na obtenção de energia.

As sementes de abóbora possuem também um alto teor de fibras que podem exercer efeito benéfico sobre o metabolismo das gorduras e dos carboidratos, favorecendo a redução dos níveis de gorduras e de açúcar no sangue, além – é claro – de melhorar o funcionamento do intestino e promover a sensação de saciedade!

Para elaborar a farinha de semente de abóbora, estas podem ser secas em forno convencional e trituradas, no entanto, a exposição das sementes à altas temperaturas não influencia em seu valor nutricional, o que favorece o melhor aproveitamento desta farinha para a saúde.

Mas os benefícios para a saúde da semente de abóbora não se limitam apenas à sua composição nutricional. As substâncias nela encontradas a tornam um alimento funcional, que trazem efeitos positivos para várias funções corporais, reduzindo o risco de doenças crônico-degenerativas.

Confira os principais benefícios da semente de abóbora para a saúde:

  1. Protege o fígado: as sementes de abóbora apresentam efeito antioxidante sobre os hepatócitos, as células do fígado;
  2. Melhora o humor e o sono: o triptofano contido nestas sementes é precursor do hormônio serotonina, essencial para que as mensagens enviadas através do sistema nervoso favoreçam o bom humor e proporcionem uma boa noite de sono;
  3. Previne e auxilia no tratamento da depressão: ainda pela presença de triptofano, que permite a produção adequada de serotonina, as sementes de abóbora podem apresentar ação antidepressiva, pois contribui para a melhora da ansiedade, irritação e dificuldade em lidar com sentimentos negativos;
  4. Funciona como anti-vermífugo: segundo a medicina popular, é possível que as sementes de abóbora sejam capazes de impedir o desenvolvimento e eliminar vermes, o que foi demonstrado por alguns estudos que avaliaram estas sementes para este fim;
  5. Ajuda a eliminar gorduras: os antioxidantes presentes nas sementes de abóbora, aliados à presença de ômega 6 e ômega 9, ajudam no metabolismo dos carboidratos e gorduras, contribuindo com a eliminação gradual das gorduras e dos fatores que favorecem o seu acúmulo no corpo.

Mas, como nem tudo é perfeito, as sementes de abóbora também contêm fatores anti nutricionais como as hemaglutininas, antitripsínicos, ácido cianídrico e ácido oxálico. Esses compostos com nomes complicados podem atrapalhar a absorção dos nutrientes contidos nas sementes ou, ainda, produzir efeitos tóxicos, entre eles, inflamação na mucosa intestinal e formação de cálculos renais, caso sejam consumidas em grandes quantidades.

Por isso, o tratamento térmico (cozimento, fritura e secagem) é um importante passo no preparo das sementes de abóbora antes de consumi-las, pois o aquecimento ajuda na redução e/ou na inativação destas substâncias indesejáveis.

Resumo:

As sementes de abóbora, geralmente descartadas, são alimentos fontes de proteínas e fibras alimentares que podem ajudar a proteger o fígado, eliminar gorduras e melhorar o humor e a qualidade do sono, e ainda podem ajudar a prevenir a depressão.

Semente de abóbora ajuda no emagrecimento?

A semente de abóbora é uma excelente opção de snack saudável para quem está buscando a perda de peso, já que – apesar de conter muitas calorias – é rica em fibras, nutrientes que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e promovem a saciedade. Mas, fique atento: o consumo exagerado não é legal!

Além disso, os benefícios da semente de abóbora também favorecem a beleza! Isso porque os compostos antioxidantes presentes nesse alimento previnem o envelhecimento precoce das células saudáveis do corpo, evitando que ocorra o chamado estresse oxidativo, e ajudam o corpo a aproveitar melhor as vitaminas e minerais consumidos pela dieta, contribuindo com a conquista de cabelo, pele e unhas mais fortes e bonitos, além de melhorar a disposição e bem estar no dia a dia.

Resumo:

As sementes de abóbora são uma ótima opção de snack saudável e podem colaborar com o emagrecimento, já que suas proteínas proporcionam saciedade, as fibras auxiliam na boa digestão e os antioxidantes favorecem o metabolismo e ainda ajudam a conquistar cabelos, pele e unhas mais saudáveis e maior disposição no dia a dia!

Leia também: Benefícios da semente de girassol e como consumir

Óleo da semente de abóbora

O óleo de semente de abóbora, que inclusive é aproveitado na Áustria como tempero para saladas em função de
seu aroma e sabor característicos, contém boas quantidades de ácido linoleico, o ômega 6 (48%), seguido do ácido oleico, o ômega 9 (30%), que atuam como anti-inflamatórios, estimulam a produção dos hormônios sexuais masculinos e femininos, como o estrogênio e a progesterona, e favorecem o transporte de vitaminas, melhorando a imunidade.

Sua composição lipídica também faz com que este óleo seja eficiente na regressão da pressão arterial alta, no controle de diabetes, na redução do risco de alguns tipos de câncer, na regulação do colesterol LDL (o colesterol “ruim”), e ainda contribui com a saúde da próstata e no alívio das ondas de calor, sintomas da menopausa, comum entre as mulheres que estão encerrando seu ciclo reprodutivo.

Resumo:

O óleo de semente de abóbora é rico em ômega 6 e 9, e traz benefícios na regressão da pressão alta, controle do diabetes, redução do colesterol ruim e ainda previne a hiperplasia benigna de próstata e alivia os sintomas da menopausa.

Como preparar semente de abóbora em casa e receitas

Para aproveitar os benefícios da semente de abóbora da melhor forma é preciso prepará-la do jeito certo, o que pode ser feito de várias maneiras:

  • No forno:

Retire as sementes da abóbora e lave-as. Deixe-as de molho por, pelo menos, uma hora em água com ou sem sal. Depois basta secá-las com um papel toalha e temperá-las à gosto e levá-las ao forno até que fiquem douradas e crocantes.

  • Pré cozidas e assadas no forno:

Coloque as sementes de abóbora já lavadas para cozinhar previamente por dez minutos em água fervente e um pouco de sal. Antes de levá-las ao forno regue com azeite e deixe assar até que fiquem douradas e crocantes.

  • No microondas:

Coloque as sementes em um recipiente e cubra com uma tampa de plástico própria para micro-ondas. Deixe cozinhar por um minuto na potência máxima. Depois, mexa as sementes e conte mais um minuto. Volte a mexer as sementes e coloque-as no micro-ondas novamente por mais um minuto. Se gostar delas mais tostadas, acrescente um minuto ao aquecimento.

As sementes de abóbora inteiras podem ser usadas para incrementar saladas e acompanhar sopas, e levemente trituradas podem servir de crosta para carnes, frango e aves misturadas à outros grãos como a chia, a linhaça e o amaranto.

Agora que você já sabe que as sementes de abóbora precisam passar por aquecimento para serem consumidas, descubra algumas receitas que podem ser feitas com as sementes tostadas.

Farinha de semente de abóbora

A farinha de semente de abóbora pode ser utilizada na substituição parcial da farinha de trigo em bolos, cookies, biscoitos, pães e outras receitas, agregando valor nutricional, cor e um sabor diferente à estas preparações.

Para fazer a farinha de semente de abóbora é preciso levá-las ao forno por 10 minutos. Então torre as sementes em frigideira, até que elas fiquem ligeiramente douradas e triture em liquidificador, até que não sobre nenhum pedaço maior e a farinha fique fininha e uniforme.

Uma excelente opção de uso dessa semente é na sua versão doce. Confira:

Semente de abóbora caramelizada

Ingredientes

  • Aproximadamente 130g de semente de abóbora
  • 5 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1/4 colher (chá) de sementes de cominho inteiras
  • 1/4 colher (chá) de canela em pó
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1/4 colher (chá) de gengibre em pó
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo

Pré aqueça o forno em 180ºC. Misture 3 colheres do açúcar com o cominho, canela, pimenta e gengibre. Reserve.
Unte uma assadeira com azeite, espalhe as sementes sobre ele, misturando um pouco, e tempere com o sal. Leve ao forno até ficarem coradas, por 20 a 25 minutos. Esquente o azeite em uma frigideira e junte as sementes tostadas e o açúcar restante. Misture bem por alguns minutos. Coloque tudo em uma tigela e junte o açúcar temperado. Misture até o açúcar derreter. Deixe esfriar.

Essas sementes de abóbora caramelizadas podem acompanhar frutas, sorvetes, sobremesas, entrar na composição de granolas caseiras e barras de cereais e, ainda, serem consumidas sozinhas como opção de petisco doce mais saudável.

Parou para pensar que presente da natureza você estava jogando fora todos esses anos? Agora que você conhece todos os benefícios da semente de abóbora e como ela pode ser um delicioso, nutritivo e versátil complemento alimentar aproveite para inseri-la na sua dieta em receitas doces, salgadas e surpreenda!

Referências:

  1. Bissacott, A.P.; Londero, P.M.G. Sementes de abóbora: prospecção para o consumo humano e utilização tecnológica. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 17, n. 1, p. 111-124, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.unifra.br/index.php/disciplinarumS/article/viewFile/1913/1813
  2. Naves, L.P.; Corrêa, A.D.; Abreu, C.M.P.; Santos, C.D. Nutrientes e propriedades funcionais em sementes de abóbora (Cucurbita maxima) submetidas a diferentes processamentos. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 30(Supl.1): 185-190, maio 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cta/v30s1/28.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *