Benefícios do açaí e como fazer receitas bem gostosas com ele

Ah, o açaí… Delícia nacional, esse fruto típico e popular da região amazônica têm ganhado cada vez mais espaço em todo o Brasil!

Se popularizou nas capitais do país servido como “açaí na tigela” e a partir daí começou a ser preparado de diversas formas e com os mais variados acompanhamentos: batido com xarope de guaraná, com polpa de cupuaçu, com frutas picadas, com leite condensado, granola. Ufa… Quantas opções!

O açaí é comercializado e consumido pela população local dos estados do Pará, Maranhão, Amapá, Acre e Rondônia.

A produção do fruto apresenta uma grande importância econômica para o nordeste brasileiro, pois além da polpa muito apreciada em todo o país, o caroço é aproveitado para confecção de adubo orgânico ou artesanato, o caule para obtenção de palmito e as folhas para cobrir as casas do interior das regiões produtoras.

Apesar da colheita do açaí acontecer durante todo o ano, os produtos com a melhor qualidade nutricional são obtidos quando o fruto é colhido de agosto a dezembro.

Com o grande sucesso que tem feito como alimento tipicamente brasileiro, o fruto passou a ser exportado para os Estados Unidos, Japão, China e alguns países da Europa e tem agradado muitos paladares com seu sabor marcante e característico.

A polpa do açaí é um alimento altamente energético por conter alto teor de lipídios, como os ácidos graxos Ômega 6 e Ômega 9. Além disso, é fonte de carboidratos, fibras, proteínas e rico em vitamina C, vitamina E e minerais como o magnésio, ferro, zinco, cobre e cromo.

Devido a esta composição nutricional rica, variada e a presença de antioxidantes, o fruto é considerado um alimento funcional e pode fazer maravilhas pela sua saúde quando consumido regularmente e da melhor forma.

Benefícios do açaí para a saúde e o bem-estar

Além de ser saboroso, refrescante e fonte de energia, o açaí agrega uma série de benefícios para a saúde de quem o consome. Confira a seguir os 5 principais motivos pelos quais você deve inserir a polpa de açaí na sua alimentação:

1. Efeito antioxidante – prevenção de doenças e envelhecimento precoce

A polpa do açaí possui diversos antioxidantes em sua composição, especialmente as antocianinas, proantocianidinas e flavonóides.

As antocianinas são compostos que contribuem com a maior capacidade antioxidante deste alimento, e o interessante é que quanto mais escuro o tom vermelho do açaí, maior a quantidade de antocianinas contidas nele.

Você deve estar se perguntando para que servem os antioxidantes… durante o metabolismo é natural que ocorra a oxidação das células, com consequente produção de radicais livres que, em excesso, devem ser neutralizados pelos sistemas biológicos. Quando estes sistemas apresentam capacidade insuficiente em neutralizar o excedente de radicais livres produzidos no organismo ocorre o estresse oxidativo das células, que pode desencadear doenças cardiovasculares, resistência à insulina, doenças neurodegenerativas, fragilidade do sistema imunológico e câncer. Essa deterioração excessiva das células pode precipitar ainda um envelhecimento precoce.

O consumo de alimentos antioxidantes, por outro lado, tem a capacidade de combater o estresse oxidativo, prevenindo o aparecimento destas doenças e promovendo a integridade das células, o que retarda os sinais de envelhecimento.

As antocianinas associadas aos flavonóides, que potencializam a sua atividade, também tem ação bactericida, antiviral e antialérgica.

2. Ação anti-inflamatória e redução da sensação de dor

Os antioxidantes presentes no açaí tem propriedades que combatem a inflamação, reduzem a lesão dos tecidos e estão envolvidos em mecanismos que reduzem a sensação de dor.

A composição rica em lipídios do fruto também pode estar envolvida na redução do processo inflamatório, sendo que da fração de açaí que é composta por lipídios, 24% são ácidos graxos saturados, 59% ácidos graxos monoinsaturados e 17% ácidos graxos poli-insaturados, ou seja, a maior parcela das gorduras que compõe a polpa do fruto são “gorduras boas” que estão relacionadas com a prevenção contra doenças cardíacas.

O açaí também induz a formação de um composto chamado óxido nítrico que tem ação vasodilatadora, contribuindo com a prevenção da pressão alta e da aterosclerose.

3. Melhora do sistema imunológico – corpo mais forte contra as doenças

Pesquisas recentes indicam que os polissacarídeos da polpa do açaí tem uma potente ação de estímulo nas células T do sistema imunológico, que são as responsáveis pela produção de anticorpos e defendem o organismo contra a invasão de agentes infecciosos.

As aplicações destes polissacarídeos podem auxiliar na melhora do quadro de asma e outras doenças infecciosas.

Outros estudos também analisam a hipótese de que os polifenóis presentes no fruto também podem atuar favorecendo a atividade imunobiológica, fortalecendo o corpo na defesa contra as doenças.

4. Prevenção das dislipidemias, diabetes e síndrome metabólica

Os estudos clínicos demonstram que os compostos polifenólicos presentes na polpa do açaí possuem efeitos benéficos na diminuição dos riscos de obesidade associada a doenças crônicas, como diabetes tipo 2, auxiliando na perda de peso.

O consumo de alimentos ricos em antioxidantes pode modificar de forma positiva o metabolismo dos lipídios e o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, reduzindo os riscos da síndrome metabólica e as complicações do diabetes tipo 2.

A síndrome metabólica é caracterizada pela união de três ou mais fatores que agravam o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como: circunferência abdominal acima de 88 cm para mulheres e 102 cm para homens, hipertensão arterial, glicemia alterada, triglicerídeos alto ou HDL-colesterol (“bom” colesterol) baixo, geralmente associados à resistência insulínica.

5. Impacto na prevenção e tratamento do câncer

Os polifenóis presentes na polpa do açaí também demonstraram que podem reduzir a proliferação de células cancerígenas e atenuar o tamanho dos tumores.

Além disso, a combinação das antocianinas e flavonóides do fruto possui ação anticarcinogênica, que previne o aparecimento do câncer.

Há algum problema no consumo do açaí? Saiba os cuidados para aproveitar ao máximo os benefícios da polpa de açaí!

Como vimos, o açaí é um super alimento e, além de delicioso, agrega diversos benefícios à saúde. Mas, apesar de todos os seus pontos positivos, a polpa de açaí é altamente calórica e por isso deve ser consumida moderadamente e de preferência sem acompanhamentos que também sejam calóricos, como o creme de leite, o leite em pó, o xarope de guaraná, a granola com açúcar e o leite condensado.

Alguns fatores podem atrapalhar a preservação dos compostos nutricionais do açaí, como o congelamento da polpa, o período entre a colheita e o consumo em que o fruto fica exposto a agentes como a luz e o oxigênio, as condições de transporte e a adição de outros componentes químicos.

No entanto, o açaí em pó é uma alternativa moderna e eficaz, onde a polpa do açaí passa por um processo chamado liofilização para a retirada de seu teor de água e assim, o pó preserva as característica de cor, sabor e os compostos nutricionais do fruto por muito mais tempo.

Receitas muito gostosas com açaí

O açaí é tão saboroso, que além de ser muito bom puro, pode ficar excelente em diversas receitas!

Selecionamos 3 receitas diferentes e que prometem agradar e surpreender os mais exigentes paladares:

Shake de morango com açaí

Ingredientes

Modo de preparo

  • Bater todos os ingredientes no liquidificador por 5 minutos.

Bolo de açaí

Ingredientes

  • 4 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 xícaras (chá) de açúcar orgânico
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 20 gramas de açaí em pó
  • 3 colheres (sopa) de vinagre de limão
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 3 colheres (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

  • Bata todos os ingredientes na batedeira, com exceção do fermento, até formar uma mistura homogênea. Acrescente o fermento. Bata mais um pouco até a massa ficar consistente. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura de 180ºC por 40 minutos.

Açaí na tigela caseiro

Ingredientes

  • 2 bananas nanicas
  • 1 polpa (200g) de açaí congelado ou 2 colheres de sopa de açaí em pó
  • 1 colher de chá de guaraná em pó
  • 1 xícara de mirtilo
  • 1 colher de sopa de maca peruana
  • 1 xícara de cubos de gelo

Acompanhamentos para cobertura:

  • 2 colheres de sopa de aveia
  • 1 colheres de sopa de goji berries
  • 1 colher de sopa de pedaços de cacau
  • Bananas fatiadas

Modo de preparo:

  • Ponha as bananas, o açaí, os mirtilos, maca e o guaraná em pó no liquidificador com um pouco de água mineral, o bastante para que seja fácil bater. Depois de bater os ingredientes, acrescente o gelo até que tenha uma consistência próxima a de sorvete. Sirva em uma tigela e acrescente os acompanhamentos como “cobertura”.

Referências:

  1. Portinho, JA.; Zimmermann, LM.; Bruck, RM. Efeitos benéficos do açaí. Artigo original – International Journal of Nutrology, v.5, n.1, p. 15-20, jan./abr. 2012. Disponível em: http://www.abran.org.br/RevistaE/index.php/IJNutrology/article/viewFile/54/69

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *