Benefícios do Alecrim: Propriedades e como usar

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva que pode ser utilizada de diversas maneiras. Seus benefícios vão do culinário ao farmacêutico, nutricional e medicinal até o cosmético.

Neste texto vamos conhecer suas propriedades e benefícios para a nossa saúde.

Benefícios do alecrim

O alecrim apresenta sabor agridoce, podendo ser adicionado a diversas preparações como, pães, carnes, batatas, caldos, saladas, biscoitos, etc.

Além de agregar sabor e aroma marcantes aos pratos, essa erva também nos proporciona diversos benefícios ao nosso organismo. As folhas dessa erva contêm fitoquímicos (nutrientes encontrados nas plantas) que são responsáveis por auxiliar na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

Fonte de vitaminas

O alecrim apresenta em suas propriedades nutricionais diversas vitaminas, como as do complexo B: tiamina (B1) e riboflavina (B2), vitamina C, vitamina E e ácido fólico. Essas vitaminas são essenciais para a manutenção da saúde do nosso sistema imunológico, prevenção de doenças do coração, da anemia, entre outros benefícios.

Anticancerígeno

Diversos estudos realizados com alguns tipos de câncer demonstram que o extrato de alecrim apresenta propriedades anticancerígenas.

A exposição de células de câncer de cólon ao extrato de alecrim diminuiu significativamente o crescimento celular.

A proliferação das células cancerígenas também foi drasticamente diminuída e ainda houve uma parada do ciclo celular induzida nas células dos tumores quando em contato com o extrato de alecrim.

Além disso, o alecrim aumentou os efeitos dos remédios quimioterápicos. Ainda, inibiu a proliferação celular em células de câncer de mama e diminuiu a viabilidade de células de câncer de próstata.

Devemos alertar que essa erva contribui para melhorar o tratamento convencional, porém, de forma alguma o substitui. Este fato poderia permitir que doses menores de quimioterápicos fossem utilizadas e ocorresse então menos efeitos tóxicos em tecidos saudáveis do organismo em tratamento.

Bom para a digestão

O alecrim auxilia em um bom funcionamento do estômago e intestino.

Essa erva pode melhorar o nosso sistema gastrointestinal, evitando desconfortos no estômago, como sensação de má digestão e azia, e no intestino, como gases, intestino preso ou diarreia.

Antioxidante

Os antioxidantes são compostos que eliminam os radicais livres nocivos à nossa saúde, protegendo as células dos danos de oxidação do DNA, que pode ter como consequência a morte daquela célula.

Algumas pesquisas demonstraram que os compostos fenólicos presentes no alecrim exercem efeitos antioxidantes em células do intestino, mama e medula óssea.

Os antioxidantes trabalham para restaurar o DNA que foi danificado de volta ao normal e protegem a célula de novos problemas. Este fato evita até mesmo a formação de tumores.

Controle do açúcar no sangue

O chá de alecrim (vamos falar sobre ele abaixo) também contribui para controlar a diabetes.

Essa erva também atua aumentando a ação da insulina e consequentemente “administrando” melhor o açúcar (glicose) que ingerimos.

Porém, a utilização do chá não pode ser considerada um tratamento neste caso. Tomá-lo não exclui a rotina que a pessoa que possui diabetes deve respeitar: alimentação regrada e uso de medicamentos adequados, sempre prescritos pelo médico que o acompanha.

Antidepressivo

Um estudo realizado no ano de 2018, apresentou resultados que representam a primeira evidência de que o extrato de alecrim melhora significativamente os comportamentos depressivos.

Este efeito foi associado com a inativação de reações inflamatórias, bem como proporcionou um reequilíbrio da microbiota intestinal.

Este estudo alerta que a doença depressiva possui associação com a composição e diversidade das bactérias presentes no nosso trato intestinal. Visto que o alecrim também é considerado uma erva anti-inflamatória, os mecanismos inflamatórios relacionados a microbiota do nosso intestino também podem ser reequilibrados pela utilização desta erva.

Esta pesquisa concluiu que o pré-tratamento com extrato de alecrim melhorou comportamentos depressivos e diminuiu processos inflamatórios.

Auxilia a diminuir o cansaço

O alecrim pode ser um grande aliado parar relaxar e acalmar o estresse e os músculos.

Por aumentar o fluxo sanguíneo, essa erva contribui estimulando o cérebro e a memória.

Pela presença de antioxidantes importantes para a saúde do sistema nervoso, o alecrim contribui para amenizar as situações de estafa e cansaço físico e mental.

Melhores formas de utilizar o alecrim

Tanto em sua forma mais comum como tempero, ou como uso tópico ou cosmético, o alecrim pode ser utilizado de diversas maneiras em nossa rotina. Algumas delas são:

Chá de alecrim

Consumir o chá de alecrim é uma maneira desta erva nos proporcionar todos os benefícios que citamos acima. Por que não incluí-lo no nosso dia a dia?

Para fazer o chá você vai precisar de:

– 2 colheres de sopa de alecrim seco
– Um litro de água

Quando a água ferver, desligue e adicione o alecrim. Tampe e deixe a infusão reservada por 10 minutos. Depois é só coar. Se desejar adoçar, pode adicionar um pouco de mel!

Atenção: o uso regular do chá de alecrim não é indicado para crianças, mulheres grávidas e que estão amamentando. A ingestão de grandes quantidades pode levar a irritações gastrointestinais.

Óleo de alecrim

O óleo essencial de alecrim, além de contribuir com benefícios para a pele e os cabelos, também atua de maneira terapêutica.

O óleo de alecrim é muito versátil e pode ser utilizado para diversos fins. Tanto para aliviar dores como dor de cabeça, quanto acne ou até mesmo estimular a memória e a concentração, esse óleo também atua de maneira benéfica no couro cabeludo.

É sabido que o alecrim auxilia no crescimento dos cabelos e seu óleo essencial pode contribuir também na diminuição da caspa.

Outras utilidades terapêuticas deste óleo são:

– Auxilia na eliminação da retenção de líquidos;
– Alivia sintomas de problemas no trato respiratório;
– Auxilia na melhora da circulação sanguínea;
– Possui efeito diurético (se você já faz uso de medicamentos diuréticos, consulte seu médico sobre o uso desse chá ou não ingira quantidades excessivas por dia).

O ideal é que não se utilize somente esse óleo em contato com a pele, mas que sejam adicionadas algumas gotas dele em outro óleo, que ajudará nas massagens.

Como cultivar alecrim em casa

Para plantar e cultivar alecrim são necessários alguns detalhes e cuidados. A melhor época do ano para planta-lo é no início do outono.

– Escolha alguns ramos de alecrim de mais ou menos 10 cm. As mudas que você plantar terão as mesmas características da planta original, por isso escolha galhos saudáveis.

– Antes de plantar, retire as folhas dos últimos 3 cm do ramo. Esta é a parte que entrará em contato com o solo.

– Plante um ramo por vasinho, colocando terra com 2/3 de areia grossa e 1/3 de musgo.

– É importante que o vasinho fique em um lugar que receba incidência de luz solar mas não diretamente sobre ele.

– Regue os galhos mas não exagere na água. Lembre de manter o local aquecido, até que a muda tenha criado suas raízes. Esse processo pode levar algumas semanas.

– Quando as mudas tiverem criado raízes, você pode transplantá-las para um jardim ou para um vaso maior. A planta irá se adaptar bem ao sol e a um solo mais seco. Por isso, é importante não regar com muita frequência.

– Quando for colher para utilizar, armazene os ramos em local fresco.

Leia mais em: Horta caseira: o que plantar e como fazer em espaços pequenos.

Referências:

  1. Moore, Jessy; Yousef, Michael; Tsiani, Evangelia. Anticancer effects of rosemary (Rosmarinus officinalis L.) extract and rosemary extract polyphenols. Nutrients, v. 8, n. 11, p. 731, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5133115/
  2. Porte, Alexandre, and Ronoel Luiz de Oliveira Godoy. “Alecrim (Rosmarinus officinalis L.): propriedades antimicrobiana e química do óleo essencial.” Boletim do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos 19.2 (2001). Disponível em: https://revistas.ufpr.br/alimentos/article/viewFile/1233/1033
  3. Guo, Ying, et al. “Antidepressant Effects of Rosemary Extracts Associate With Anti-inflammatory Effect and Rebalance of Gut Microbiota.” Frontiers in pharmacology 9 (2018). Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6192164/

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *