Benefícios do alho para a saúde e dicas de como consumir

O alho, tempero bastante utilizado em muitas preparações, faz parte do tradicional refogado brasileiro (óleo, cebola e alho) e está presente no nosso cotidiano, mas sabia que o alho de todo o dia tem algumas propriedades que fazem dele um “superalimento”?

Vamos conferir aqui todo o potencial deste ingrediente!

O alho, cientificamente chamado de Allium sativum, é um alimento muito produzido na Ásia. Já era cultivado na região do Mar Morto entre 3500 a.C. e 3000 a.C., além de Egito, China e Índia.

Seu caráter medicinal e mágico ficou conhecido antes mesmo de suas qualidades gastronômicas. Feiticeiros egípcios jogavam alho no fogo para pedir saúde para seus clientes; já na cultura moderna, foi transformado em poderoso amuleto anti-vampiro.

Quais os benefícios do alho para a saúde?

Desde a antiguidade acredita-se nos benefícios do alho para a saúde, muitas pessoas acreditavam que o alho continha propriedades terapêuticas, e eles estavam certos!

Listamos para você os principais benefícios do alho estudados pela ciência:

1. Poder antibactericida

A alicina, composto bioativo muito presente no alho e responsável por seu forte odor, apresenta potente ação antibacteriana deixando nosso organismo mais forte para combater doenças causadas por bactérias (resfriados, inflamações, doenças urinárias e outras). Já foram feitos estudos do efeito da alicina no combate a diversas bactérias e os efeitos são positivos.

Além do auxílio ao combate de bactérias, a alicina parece ter efeito imunomodulador, melhorando a capacidade do nosso organismo em ter uma imunidade mais resistente, e anti-inflamatório, auxiliando o corpo a melhores respostas durante o tratamento de diferentes infecções.

2. Ação antioxidante

A atividade antioxidante do alho é atribuída, principalmente, a saponinas, flavonoides, fenóis e compostos organossulfurados presentes em sua composição. Estes agentes antioxidantes atuam protegendo as células contra danos causados pelos maus hábitos, que formam radicais livres em nosso corpo. Pode então, prevenir o envelhecimento precoce e muitas doenças.

Os antioxidantes são capazes de proteger todas as nossas células, tecidos e sistemas!

3. Promoção da saúde cardiovascular

A composição nutricional do alho e seus compostos bioativos atuam também no controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e exibem atividade protetora contra a formação de placas de ateroma, o que confere ao alho o poder de proteger o coração e a circulação, ou seja, é um alimento que age na prevenção de doenças cardiovasculares.

4. Fortalecimento do sistema imunológico

Os compostos bioativos e os compostos derivados de enxofre presentes no alho, assim como os micronutrientes zinco e selênio, também presentes na rica composição deste alimento, potencializam e fortalecem o sistema de defesas do corpo, prevenindo doenças infecciosas.

Um sistema imune forte garante a proteção de todo o organismo!

5. Saúde da microbiota intestinal

O alho apresenta inulina, um polissacarídeo de reserva, que auxilia no controle das bactérias patogênicas (maléficas) existentes no intestino, favorecendo o crescimento de bactérias benéficas, que devem compor uma microbiota intestinal saudável, responsável por diversos mecanismos do corpo, influenciando desde a absorção de nutrientes até a prevenção de doenças e maior imunidade.

6. Muitas possibilidade com sabor e aroma deliciosos!

O alho pode ser usado em quase tudo, exceto talvez nas sobremesas. O seu sabor depende da forma como é preparado, sendo que o alho cozido é bem mais suave se comparado ao cru.

Pode ser usado cru, frito, assado, com ou sem casca; amassado, picado, laminado ou até utilizado inteiro.

Existem vantagens de consumir o alho em jejum?

Algumas mídias veiculam benefícios extras do consumo do alho em jejum, mas a ciência não comprova esta afirmação. Consumir o alho em sua forma crua ou cozida é capaz de nos fornecer os benefícios já comprovados pela ciência e acima listados.

Alho ajuda no emagrecimento?

Algumas notícias na mídia vêm afirmando que o alho estaria relacionado à redução do apetite e, assim, auxiliaria no processo de emagrecimento. Mas, ainda não é possível afirmar categoricamente que o alho tenha esta propriedade. Ainda são necessários mais estudos científicos para traçar uma relação entre alho e emagrecimento.

Alho em cápsulas, uma boa alternativa?

Alimentos ou princípios-ativos de alimentos na forma de cápsulas podem apresentar um ou mais dos componentes benéficos do alimento de forma mais concentrada, o que pode ser bastante interessante dependendo do objetivo e/ou benefício que se busca.

Mas atenção, nem todos os suplementos de alimentos são “completos” ou apresentam todos os princípios-ativos presentes no alimento natural. Segundo alguns estudos, nem todos os suplementos de alho (ou alho em cápsulas) contém alicina, por exemplo.

Portanto, as cápsulas podem sim ser alternativas interessantes, mas devem sempre ter seu uso orientado por um profissional nutricionista ou médico, além de ser de extrema importância consultar seus rótulos, entender suas composições, doses adequadas e que benefícios esperar com seu consumo.

Em muitos casos, conseguimos obter os benefícios de compostos bioativos e nutrientes com uma alimentação natural e variada.

Como comprar e consumir?

Na hora da compra, prefira cabeças de alho redondas, sem manchas, cheias e bem formadas, com os dentes de alho unidos e firmes; evite os dentes soltos, moles e murchos.

Para conservar o alho por mais tempo, ele deve ser armazenado em local fresco, seco e levemente arejado.

O alho tem sabor intenso e pungente, é encontrado nas mais variadas cores e tamanhos. Apesar de os dentes serem as partes mais consumidas do alimento, as folhas, caule e flores também são comestíveis.

Para sabor mais suave, é indicado o uso do dente inteiro na preparação. Para sabor assertivo, é indicado esmagar na hora do uso; já assar os dentes, confere gosto adocicado.

Alho negro

O alho negro, que ficou conhecido nos últimos anos, ganhou as cozinhas de chefs e, aos poucos, vem aparecendo em diferentes preparações.

O alho negro nada mais é do que o mesmo alho convencional, mas que passou por um processo de fermentação, deixando-o com a cor negra, a textura cremosa, sabor ligeiramente adocicado, bastante diferente do alho in natura.

Receitas e dicas com alho

Vamos ver abaixo 3 receitas para incluir o alho no seu dia!

Alho assado no forno

Ingredientes:

1 cabeça de alho com casca, cortada as pontas de cima

1 1/2 colher de azeite de oliva extra virgem

Uma pitada de sal grosso, alecrim e pimenta do reino

Papel-alumínio

Modo de preparo: Coloque a cabeça de alho inteira sobre um pedaço de papel-alumínio, regue com azeite e coloque os temperos por cima. Leve para assar em forno médio por 20 minutos. Depois de pronto, sirva os dentes inteiros com vegetais, aperitivos ou para temperar os seus pratos preferidos.

Patê de alho

Ingredientes:

1 pote de cream cheese (ou requeijão)

1 xícara (chá) de ervas frescas (manjericão, salsa, alecrim, tomilho)

2 dentes de alho

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no processador de alimentos. Utilize em pães ou torradas.

Chá de alho

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de água

2 dentes de alho descascados

1 xícara (chá) de hortelã fresco

Modo de preparo: Em uma leiteira, coloque a água, o alho e a hortelã e leve ao fogo até ferver. Deixe o líquido descansando, coberto, por aproximadamente 20 minutos. Consuma o chá quente ou leve para gelar.

Viu só como este alimento tão presento do dia-a-dia tem muitos benefícios e possibilidades de uso? Aproveite todo o potencial do alho!

Referências:

  1. Dwivedi VP, Bhattacharya D, Singh M, Bhaskar A, Kumar S, Sobia P, Kaer LV, Das G. Allicin enhances antimicrobial activity of macrophages during Mycobacterium tuberculosis infection. J Ethnopharmacol. 2018 Dec 8. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30537531
  2. Tsui PF, Lin CS, Ho LJ, Lai JH. Spices and Atherosclerosis. Nutrients. 2018 Nov 10;10(11). pii: E1724. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30423840

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *