Benefícios do leite de cabra para gestantes

leite de cabra possui propriedades nutricionais, metabólicas e terapêuticas.

A proteína do leite de cabra é de alto valor biológico auxiliando ao combate à alimentação saudável e equilibrada durante a gestação e para um melhor desenvolvimento das crianças.

Confira abaixo alguns dos benefícios do leite de cabra para gestantes.

Benefícios do leite caprino para gestante

Menos alergênico

Para mulheres que possuem algum sintoma de alergia ao leite de vaca, uma ótima opção é trocar pelo leite de cabra para evitar a manifestação de distúrbios digestivos, otites, secreção nasal, alergias na pele, entre outros.

A caseína, proteína encontrada em grandes quantidades no leite de vaca, é responsável por esse tipo de reação alérgica.

No entanto, o leite de cabra possui apenas traços desta proteína, além disso, não contém beta-lactoglobulina, um outro tipo de proteína também grande estimulante de reações alérgicas.

Sendo assim, possui maior tolerabilidade quando comparado ao leite de vaca, o que melhora a absorção de vitaminas.

Mais digestivo

Por conter partículas menores de gordura, o leite de cabra é rapidamente absorvido, evitando assim fermentação, formação de gases, má digestão, constipação.

Para quem precisa de uma rápida reposição de nutrientes, o leite de cabra é uma ótima alternativa. Devido a essa melhor digestibilidade se torna uma boa substituição ao leite de vaca para as gestantes que relatam dificuldades na digestão e azias frequentes.

Pode ser coadjuvante no tratamento e prevenção da asma e tratamento de cólicas, por ser alcalino.

Além disso, o leite de cabra contém os elementos necessários à nutrição: carboidratos, proteínas, lipídios e vitaminas, como o ferro, o cálcio, magnésio, selênio e ácido fólico, sendo assim, fonte de nutrientes e vitaminas, complementando a boa nutrição da gestante e à saúde do bebê.

Quantidades impressionantes de nutrientes

  • Proteína;
  • Vitamina A;
  • Riboflavina (vitamina B2);
  • Cálcio, Fósforo e Cobre – nutrientes essenciais para os ossos saudáveis;
  • Ferro.

É também uma boa fonte de selênio, magnésio e niacina (vitamina B3).

Além disso, o leite de cabra fornece gorduras saudáveis, incluindo ácidos graxos de cadeia média, que podem melhorar a saciedade.

O leite de cabra contém mais ácidos graxos de cadeia média do que o leite de vaca. Estes são rapidamente decompostos e absorvidos pelo corpo e são menos propensos a serem armazenados como gordura.

Certas gorduras encontradas no leite de cabra também podem promover a saúde de outras formas.

Por exemplo, o leite de cabra contém ácido cáprico, um ácido graxo de cadeia média que demonstrou possuir propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

O leite de cabra contém um perfil único de ácidos graxos que tem sido associado a vários benefícios à saúde.

Por exemplo, produtos lácteos feitos a partir de leite de cabra demonstraram possuir propriedades anti-inflamatórias.

Esses ácidos graxos são digeridos rapidamente, fornecendo uma fonte imediata de energia.

Além de aumentar a plenitude, estudos mostraram que os produtos lácteos de cabra podem ajudar a reduzir a inflamação do corpo.

É mais facilmente digerido do que o leite de vaca

Mudar o leite de vaca para o leite de cabra melhora o sistema digestivo.

Isso ocorre porque os produtos lácteos de cabra, têm uma estrutura proteica diferente da dos produtos de leite de vaca. Eles também são naturalmente inferiores em lactose.

A lactose é o principal carboidrato no leite produzido por mamíferos.

Como o leite de cabra contém menos lactose que o leite de vaca, os produtos feitos com leite de cabra, incluindo iogurte e queijo, podem ser uma escolha melhor para aqueles com intolerância à lactose.

Contém probióticos

Os probióticos são bactérias amigáveis ​​que beneficiam sua saúde de várias maneiras.

Dietas ricas em probióticos mostraram promover a saúde digestiva, reduzir a inflamação e aumentar a imunidade.

Referências:

  1. AGUADO, I.C. Hospital General de Villalba. Em: https://br.guiainfantil.com/materias/alimentacao/o-leite- de-cabra- na-alimentacao-infantil/. Acesso em 20 de março de 2018.
  2. ANN G. LIU, NIKKI A. FORD, FRANK B. HU, KATHLEEN M. ZELMAN, ET AL. A healthy approach to dietary fats: understanding the science and taking action to reduce consumer confusion. Nutr J. 2017; 16: 53. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5577766/
  3. CHARLES T PRICE, JOSHUA R LANGFORD, FRANK A LIPORACE. Essential Nutrients for Bone Health and a Review of their Availability in the Average North American Diet. Open Orthop J. 2012; 6: 143–149. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3330619/
  4. SINGH VP, SHARMA J, BABU S, RIZWANULLA, SINGLA A. Role of probiotics in health and disease: a review. J Pak Med Assoc. 2013 Feb;63(2):253-7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23894906

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *