Cacau em pó: como consumir e onde comprar

Primeiramente, todos nós sabemos quão bem um chocolate pode fazer, não é mesmo?

Diante disso, o número de estudos sobre o principal ingrediente do chocolate – o cacau – tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, principalmente relacionando-o aos benefícios à saúde humana.

O que os pesquisadores descobriram foi que o cacau é rico em substâncias chamadas de polifenóis e são elas que conferem ao cacau todo esse poder positivo!

O que são e quais as funções dos polifenóis?

Os polifenóis são compostos presentes nos alimentos de origem vegetal, assim como o cacau. Estas substâncias estão presentes nas plantas e constituem uma linha de defesa do vegetal, protegendo as plantas de ataques de pragas e da radiação ultravioleta.

Da mesma forma que nos vegetais, essas substâncias trazem muitos benefícios para a saúde humana. Dentre eles podemos citar: atividade antioxidante, que contribui no combate e prevenção ao envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer; propriedades anti-inflamatórias; proteção contra doenças cardiovasculares, hipertensão, aterosclerose e sensação de bem estar.

Quais polifenóis estão presentes no cacau?

Os principais compostos fenólicos encontrados nas sementes de cacau estão classificados entre os taninos e os flavonoides, sendo que os mais abundantes são: a catequina e a epicatequina.

Como o cacau em pó é obtido?

A transformação do fruto do cacau em diversos produtos alimentares se dá a partir de sua colheita nas árvores. Posteriormente, retiram-se as sementes dos frutos, as quais são secas ao sol. Em seguida, são torradas e amassadas. Da massa resultante é extraída a manteiga de cacau. Após a retirada da manteiga, o que resta é o cacau puro que, por sua vez, será usado na fabricação do cacau em pó e, consequentemente do chocolate amargo ou meio amargo e dos outros produtos preparados com o cacau.

Como consumir?

Visto que o cacau em pó é muito versátil, você pode utiliza-lo em inúmeras preparações culinárias, como: bolos, tortas, panquecas, sucos, vitaminas e cremes de frutas.

Ainda, pode complementar os seus lanches intermediários, adicionando-o em frutas e iogurtes. Assim, o cacau em pó auxilia na quebra da monotonia alimentar, dando muito mais sabor ao seu dia!

Entretanto, pode surgir mais uma dúvida. Isso porque comumente encontramos duas designações para o cacau em pó: alcalino e natural. E o que isso quer dizer?

Alcalino ou Natural?

A fim de neutralizar a acidez do cacau e deixá-lo mais solúvel, o cacau alcalino é submetido a um tratamento com solução alcalina. Tem uma porcentagem aproximada de 25% de manteiga de cacau e possui graduações de alcalinização diferentes que, por consequência, interferem na cor e intensidade do produto final (marrom mais forte e avermelhado).

Portanto, prefira utiliza-lo em receitas que levam fermento comum ou que tenham sustâncias ácidas suficientes para reagir com o bicarbonato de sódio (sour cream, buttercream, mel…)

Por outro lado, o cacau natural é isento de alcalinizantes, portanto seu sabor é mais intenso e amargo. Tem uma porcentagem menor de manteiga de cacau (15%) e apresenta cor mais clara (marrom bem clarinho) e é o tipo mais comum no Brasil.

Em vista disso, pode ser usado em qualquer receita, especialmente as receitas que requerem o bicarbonato, pois a combinação dos dois cria uma levedura especial com o calor do forno resultando em bolos bem fofinhos.

Onde comprar o cacau em pó?

O cacau em pó é facilmente encontrado em supermercados e em lojas de produtos naturais. Mas, se você quiser ter esse alimento super rico em suas mãos – sem sair do conforto da sua casa – você vai encontrá-lo em nosso site! Clique aqui!

Referências:

  1. Kim J, Kim J, Shim J, Lee C Y, Lee K W, Lee H J. Cocoa Phytochemicals: Recent Advances in Molecular Mechanisms on Health, Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 54:11, 1458-1472,  2014. DOI: 10.1080/10408398.2011.641041
  2. Efraim, P. et al. Braz. J. Food Technol., Campinas, v. 14, n. 3, p. 181-201, jul./set. 2011
  3. Embrapa. disponível em www.embrapa.br/busca-de-imagens/-/midia/4096001/cacau

2 Comments

  1. Avatar
  2. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *