Cardápios e alimentos para dieta ortomolecular

A Dieta Ortomolecular é mais do que um simples cardápio para emagrecer. Trata-se, na verdade, de uma teoria bem complexa sobre o funcionamento do nosso organismo, que leva em consideração o equilíbrio entre os nutrientes que ingerimos diariamente.

Para seus adeptos, a ingestão de vitaminas e sais minerais deve ser feita de modo balanceado, com base nas necessidades de cada indivíduo.

Quando há carência ou excesso de algum nutriente, isso causa um aumento na geração de radicais livres e esse desequilíbrio pode prejudicar o corpo como um todo e também interferir no peso.

Os alimentos na dieta ortomolecular

A variedade alimentar é grande, porém há restrições que vão desde a forma como o alimento é cultivado até o tipo e a forma como ele é preparado.

Priorizar alimentos “mais naturais” 

  • Frutas e verduras livres de pesticidas e outros agrotóxicos, ou seja, sempre que possível consuma alimentos orgânicos;
  • Proteínas sempre de fontes orgânicas também;
  • E se for consumir massas priorizar SEMPRE as de farinha integral!

“Proibições” na dieta ortomolecular

A lista de alimentos que não deveriam ser consumidos varia de pessoa para pessoa, mas em geral, costuma-se retirar da alimentação:

  • Leite de vaca;
  • Manteiga e margarina;
  • Carne vermelha (carne vermelha magra pode ser liberada);
  • Produtos industrializados;
  • Adoçante;
  • Álcool.

Como fazer a dieta ortomolecular

Aqui iremos apenas fazer algumas sugestões que estão em consonância com a teoria da prática ortomolecular.

O ideal é você consultar um um médico ou nutricionista para fazer exames e definir o que está em desequilíbrio no seu organismo e somente depois iniciar a dieta adequada para a sua necessidade específica!

Sugestões de cardápio para a dieta ortomolecular

Café da manhã*
Opção 1: Shake (1 copo de leite de soja ou de amêndoa + 1 col. sopa de aveia + 1/2 papaia + 1/2 banana + 1 col. sobremesa de mel.
Opção 2: 1 fruta (pera, maçã, goiaba, figo) + 1 fatia de pão integral + 1 col. (sobremesa) de cottage e 1/2 col. (sobremesa) de geleia de frutas sem açúcar ou adoçante + 1 xíc. (chá) de chá verde (se quiser adoce com mel).
Opção 3: 1 taça de frutas picadas (maçã, pera, figo e banana) com 1/2 xíc. (chá) de leite de soja ou de amêndoa + 1/2 xíc. (chá) de aveia e 1 col. (sobremesa) de mel + 1 xíc. (chá) de chá verde.
Opção 4: Müesli (1 maçã ralada com casca + 1 col. sobremesa de aveia + 1 col. sobremesa de nozes ou amêndoas cruas + 1 col. (chá) de mel + 2 col. sobremesa de iogurte natural desnatado e suco de 1 laranja) + 1 xíc. (chá) de chá verde.
Opção 5: Omelete de 2 claras, 1 gema, sal marinho e salsa à vontade (use uma frigideira sem óleo e abafe com uma tampa por 7 minutos) + 1 taça de frutas picadas (maçã, pera, mamão) com suco de 1 laranja + 1 xic. (chá) de chá verde.
Opção 6: Mingau (cozinhe 3 col. sopa de aveia em flocos com 1 xíc. chá de leite de soja e canela em pó). Adoce com 1 col. sobremesa de mel e sirva com frutas vermelhas (morango, amora, framboesa) + pera ou maçã + 1 xic. (chá) de chá verde.

Lanche (manhã e tarde)
Opção 1: 1 fruta (maçã, pera, goiaba vermelha, caqui) e 10 amêndoas cruas (ou castanhas do Pará).
Opção 2: 1 copo (300 ml) de suco antioxidante (bata 1 maçã, 2 cenouras, 1 talo de salsão, 1 pedaço pequeno de gengibre com 1 copo de água mineral e coe).

Almoço
Opção 1: Salada de folhas verde-escuras (rúcula, agrião, escarola, couve-manteiga, almeirão) + legumes crus ralados (chuchu, abobrinha e abóbora) temperados com salsa e alecrim frescos batidos com azeite de oliva e limão + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de soja em grão + 3 col. (sopa) de couve-flor refogada.
Opção 2: Salada mista (4 col. sopa de brócolis – flor e talo – cozido no vapor + 1/2 xíc. (chá) de salsa, 2 tomates, 1 pepino em cubos e 2 col. sopa de atum conservado em água temperados com 1 pedacinho de gengibre batido com azeite de oliva, alho, limão e shoyu) + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de feijão.
Opção 4: 1 filé de frango + salada de folhas verde-escuras temperada com azeite de oliva, sal e limão.
Opção 5: Salada de folhas verde-escuras temperada com semente de mostarda batida com azeite de oliva e vinagre balsâmico (ou limão) + 1 prato (raso) de carpaccio de carne + 1 fatia de pão de centeio.
Opção 6: 1 filé de badejo assado com azeite e ervas frescas + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de espinafre refogado com azeite, cebola, alho e sal.

Jantar
Opção 1: 1 prato (raso) de espaguete ao pesto + 1 prato (sobremesa) de legumes refogados + 1/2 banana-da-terra assada no forno com canela.
Opção 2: Salada de triguilho cozido com cenoura e abobrinha raladas e rúcula temperada com sal e azeite + 1 prato (raso) de nhoque de ricota com molho de tomate e polvilhado com queijo parmesão.
Opção 3: 1 filé pequeno de alcatra grelhada + 3 col. (sopa) de couve-manteiga crua em tirinhas temperada com azeite, limão e sal + 1 prato (sobremesa) de abóbora japonesa cozida com casca e temperada com azeite, limão, sal e salsa.

(*) Esta dieta de 1200 calorias prioriza alimentos integrais, orgânicos e funcionais — e faz parte de um método elaborado por uma terapeuta alimentar de São Paulo (SP).

Referências:

  1. Tirapegui, J. Nutrição Fundamento e Aspectos atuais. São Paulo, Ed. Atheneu, 2001.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *