Castanha de caju: o que é, como consumir e onde comprar

A castanha de caju, ao contrário do que muita gente imagina, é um fruto.

Pequeno, de coloração escura e consistência dura, é sustentado por uma parte carnosa que pode ser amarela, alaranjada ou vermelha: o caju, que na verdade é o pseudofruto muito utilizado em sucos e doces.

Proveniente do cajueiro, árvore de tronco tortuoso com folhas róseas à verdes e pequenas flores branco-perfumadas, a castanha de caju surge de junho a novembro e é genuinamente brasileira – tem seu cultivo concentrado no Ceará, Pará e Rio Grande do Norte.

A cajucultura é uma atividade econômica importante para a região nordeste do país, de onde o fruto surgiu e foi levado ao redor do mundo na época das grandes navegações.

Hoje este fruto pode ser encontrado por todo o globo tendo como os 3 maiores produtores mundiais atualmente: Vietnã, Nigéria e Índia.

O nome “caju” vem do tupi “acaiu” que significa “noz que se produz”, pois o fruto da castanha e seu pendúculo já eram há milhares de anos reconhecidos pelos indígenas como um importante e completo alimento.

Resumo:

A castanha de caju tem origem na região Nordeste, no Ceará e é proveniente da árvore chamada Cajueiro.

Propriedades nutricionais da Castanha de Caju

Para 18 castanhas médias, inteiras:

  • Calorias 157 calorias
  • Carboidratos 9,2 g
  • Proteína 5,1 g
  • Gordura 12,4 g
  • Fibra 1 g
  • Vitamina E 0,3 mg
  • Vitamina K 9,5 mcg
  • Vitamina B-6 0,1 mg
  • Cálcio 10,4 mg
  • Sódio 3,4 mg
  • Potássio 187 mg
  • Magnésio 83 mg
  • Folato 7 ug

Embora as castanhas de caju sejam uma das oleaginosas de mais baixo teor de fibras e mais carboidratos, elas contêm vitaminas, minerais e antioxidantes.

Estes incluem vitaminas E , vitamina K e vitamina B6 , juntamente com minerais como cobre, fósforo, zinco, magnésio, ferro e selênio, todos os quais são tão importantes para uma variedade de funções corporais que não podemos deixar de consumi-los.

Resumo:

A castanha de caju possui propriedades nutricionais incríveis como vitaminas E , vitamina K e vitamina B6 , juntamente com minerais como cobre, fósforo, zinco, magnésio, ferro e selênio.

Alguns benefícios do consumo diário de Castanha de caju

1. Propriedades saudáveis ​​para o coração

Pesquisas mostram que comer mais oleaginosas, como a castanha de caju, pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares (doenças do coração).

Isso pode ocorrer pela redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol.

Em um estudo, o consumo dessas castanhas reduziram a pressão sanguínea e aumentaram os níveis “bons” de colesterol (HDL).

Algumas vitaminas e minerais presentes na castanha de caju, como potássio, vitaminas E e B-6 e o ácido fólico, também ajudam a combater doenças cardíacas.

2. Otimiza a saúde do sangue

O cobre e o ferro das castanhas de caju trabalham juntos para ajudar o corpo a formar e usar glóbulos vermelhos.

Isso, por sua vez, mantém os vasos sanguíneos, os nervos, os ossos e o sistema imunológico saudáveis ​​e funcionando adequadamente.

3. Bom para a saúde dos olhos

Todos nós já ouvimos que as cenouras são boas para os seus olhos, mas pode ser uma surpresa que as castanhas de caju também sejam.

Elas contêm altos níveis de luteína e zeaxantina, que atuam como antioxidantes.

Quando consumidos diariamente, esses compostos antioxidantes podem proteger os olhos do tipo de dano que pode levar à cegueira à medida que envelhecemos.

Eles também podem ajudar a diminuir o risco de catarata.

4. Ajuda na perda de peso

De acordo com a pesquisa de Harvard, duas porções de castanha por dia são úteis na luta contra doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

E quanto a gordura?

As castanhas de caju contêm muitas vitaminas e nutrientes, mas também contêm muita gordura.

A gordura da castanha é considerada uma gordura “boa”, que acredita-se ajudar a prevenir doenças cardíacas e reduz o risco de derrame.

A gordura também ajuda você a se sentir satisfeito e assim pode ajudar no controle do peso.

Resumo:

A Castanha de caju tem propriedades saudáveis para o coração, melhora a qualidade do sangue, é boa para a saúde dos olhos, são úteis na luta contra doenças cardiovasculares, diabetes e câncer e ainda ajuda a controlar o peso uma vez que sua gordura proporciona saciedade.

Como consumir a castanha de caju?

Deliciosa e de sabor amanteigado, a castanha de caju é um ótimo alimento para tirar sua alimentação habitual da monotonia, além de agregar uma série de benefícios à saúde de quem a consome.

Muito versátil, a castanha de caju pode ser consumida torrada, como aperitivo, ou fazendo parte dos seus lanches entre as principais refeições.

Ainda, pode ser utilizada em preparações culinárias: em entradas (fica deliciosa quando combinada à queijos suaves), saladas (com variações de folhas verdes e um molho a base de frutas) e pratos quentes (como risotos e massas).

Em forma de farinha, a castanha de caju é uma opção glúten free para receitas de bolos, tortas e pães e, triturada, a castanha acompanha sorvetes, brownies e saladas de frutas.

A bebida vegetal produzida a partir desta castanha também é muito saborosa, e pode combinar com vitaminas de frutas ou participar de diversas outras receitas doces ou salgadas, uma opção muito interessante para os veganos e para quem mais quiser diversificar os ingredientes utilizados em suas preparações culinárias.

Que tal colocar em prática essas novas experiências culinárias com as castanhas de caju?!

Resumo:

A castanha de caju é muito prática para consumir no dia a dia. Pode ser usada nos lanches intermediários e várias preparações culinárias.

Onde comprar?

A castanha de caju pode ser adquirida em mercados municipais, supermercados e lojas de alimentos e produtos naturais.

A versão mais comum comercializada é a castanha de caju torrada e salgada, porém há também versões disponíveis dela crua ou sem sal para quem tem restrições calóricas ou de sódio na dieta.

Você também pode encontrar a castanha em sites especializados como o nosso e receber esse alimento delicioso em sua casa!

Referências:

  1. VISWANATHAN, M., RAJAGOPAL, G., LINDSAY, M.J., NAGARAJAN, L. Cashew Nut Consumption Increases HDL Cholesterol and Reduces Systolic Blood Pressure in Asian Indians with Type 2 Diabetes: A 12-Week Randomized Controlled Trial. The Journal of Nutrition, Volume 148, Issue 1, 1 January 2018, Pages 63–69. https://academic.oup.com/jn/article/148/1/63/4823695

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *