Castanha do Pará e selênio: tudo o que você precisa saber

O selênio é um mineral que traz muitos benefícios à saúde!

É considerado essencial ao corpo humano devido a sua participação em importantes funções metabólicas, sua propriedade antioxidante, seu auxílio ao sistema imunológico e também sua importância na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares.

Além disso, também possui ação no metabolismo hormonal da tireoide!

O selênio é um mineral essencial, o que significa que ele deve ser obtido através de sua alimentação.

A castanha do Pará – dentre todos os alimentos vegetais – é a maior fonte de selênio já encontrada.

Uma unidade média de castanha apresenta cerca de 200 a 400 microgramas deste mineral, o necessário para suprir a necessidade diária!

Resumo:

A castanha do Pará é a maior fonte de selênio já encontrada. Uma unidade tem 200-400mcg de selênio. Apresenta propriedade antioxidante, seu auxílio ao sistema imunológico e também sua importância na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares.

Os benefícios do Selênio à saúde

Participação em funções metabólicas no corpo humano

1. Propriedades Antioxidantes

Antioxidantes são compostos em alimentos que previnem o dano celular causado pelos radicais livres.

Os radicais livres são subprodutos do metabolismo, que ocorrem em seu corpo diariamente.

Fumar, consumir álcool sem moderação e estresse e agitação, podem causar um excesso de radicais livres. Isso leva ao estresse oxidativo, que danifica as células saudáveis.

O estresse oxidativo tem sido associado a doenças crônicas como doenças do coração, doença de Alzheimer e câncer, assim como o envelhecimento precoce e o risco de acidente vascular cerebral.

Antioxidantes como o selênio ajudam a reduzir o estresse oxidativo ao manter o número de radicais livres sob controle.

Eles trabalham neutralizando o excesso de radicais livres e protegendo as células dos danos causados ​​pelo estresse oxidativo.

Portanto, o selênio ajuda a manter a estrutura e o funcionamento das células do corpo, auxiliando no combate ao envelhecimento precoce.

Resumo:

Selênio é um poderoso antioxidante que combate o estresse oxidativo e ajuda a defender o corpo de doenças crônicas, como doenças do coração e câncer.

2. Fortalecer o sistema imunológico

O sistema imunológico mantém o corpo saudável, identificando e combatendo bactérias, vírus e parasitas.

O selênio desempenha um papel importante na saúde do sistema imunológico .

Este antioxidante ajuda a diminuir o estresse oxidativo no corpo, o que reduz a inflamação e aumenta a imunidade.

Estudos demonstraram que o aumento dos níveis sanguíneos de selênio está associado à melhora da resposta imunológica.

Ainda, estudos científicos relatam que este mineral apresenta atividades anti-virais, capacidade de aumentar os linfócitos T (leucócitos responsáveis pela defesa do organismo) e as atividades das células de proteção.

Resumo:

Selênio é crucial para a saúde e o bom funcionamento do sistema imunológico. Este antioxidante ajuda a diminuir o estresse oxidativo no corpo, o que reduz a inflamação e aumenta a imunidade.

3. Prevenção de alergias alimentares na infância

Os antioxidantes auxiliam a prevenir o desenvolvimento de alergias alimentares na infância.

Estudos demonstraram uma associação positiva entre o estado antioxidante materno durante a gravidez e as respostas imunes do cordão umbilical.

4. Prevenção do câncer

As enzimas que contém selênio também apresentam um papel antioxidante importante na prevenção de determinados tipos de câncer, como o gastrointestinal, de pulmão e de mama.

Isso tem sido atribuído à capacidade do selênio de reduzir o dano ao DNA e o estresse oxidativo, estimular o sistema imunológico e destruir as células cancerígenas.

É importante notar que esse efeito foi associado apenas ao selênio obtido através de alimentos, não de suplementos.

No entanto, algumas pesquisas sugerem que a suplementação com selênio pode reduzir os efeitos colaterais em pessoas submetidas à radioterapia.

Resumo:

Níveis sanguíneos mais altos de selênio podem proteger contra certos tipos de câncer, enquanto a suplementação com selênio pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas submetidas à radioterapia.

5. Doenças cardíacas

Estudos comprovam que a insuficiência de selênio, assim como a de nutrientes que fornecem energia, estão associadas a insuficiência cardíaca.

Isso porque o selênio auxilia na redução da quantidade de substâncias inflamatórias no organismo devido a sua função antioxidante.

Essas ações reduzem a oxidação de colesterol ruim que podem obstruir as artérias e causar problemas como AVC, infarto e trombose.

Contudo, adicionar alimentos ricos em selênio em sua dieta é uma ótima maneira de manter os níveis de estresse oxidativo e inflamação ao mínimo.

Resumo:

Selênio pode ajudar a manter o coração saudável, mantendo o estresse oxidativo sob controle e reduzindo o risco de doença arterial coronariana.

6. Participação no metabolismo hormonal da tireoide

O selênio é importante para o bom funcionamento da glândula tireoide.

Este poderoso mineral ajuda a proteger a tiroide contra o dano oxidativo e também desempenha um papel essencial na produção de hormônios da tireoide.

Uma glândula tireoide saudável é importante porque regula o metabolismo e controla o crescimento e o desenvolvimento do organismo.

A deficiência de selênio tem sido associada a tireoidite de Hashimoto, um tipo de hipotireoidismo em que o sistema imunológico ataca a glândula tireoide.

Além disso, alguns estudos mostraram que os suplementos de selênio podem beneficiar pessoas diagnosticadas com a doença de Hashimoto.

Tomar suplementos de selênio diariamente por três meses resultou em anticorpos da tireoide inferiores.

Também levou a melhorias no humor e bem-estar geral em pacientes com doença de Hashimoto.

Resumo:

O selênio protege a glândula tireoide do estresse oxidativo e é necessário para a produção de hormônios tireoidianos. Também pode ser útil para pessoas com doença de Hashimoto e outros tipos de doenças da tireoide.

Deficiência de selênio

A deficiência de selênio pode produzir uma série de sintomas. Os mais comuns são:

  • infertilidade em homens e mulheres
  • fraqueza muscular
  • fadiga
  • confusão mental
  • perda de cabelo
  • sistema imunológico enfraquecido

Como é diagnosticado?

A deficiência de selênio pode ser difícil para os médicos diagnosticarem.

Isso ocorre porque não há um teste amplamente disponível para isso.

Em alguns casos, seu médico pode medir seus níveis de glutationa peroxidase. Esta é uma enzima que requer selênio para funcionar. Se o seu nível estiver baixo, você pode não ter selênio suficiente.

De qualquer forma, fique atento aos sintomas.

Como é tratado?

O tratamento de primeira linha para a deficiência de selênio é ingerir mais alimentos ricos em selênio, como: castanha do Pará, atum, presunto, alimentos fortificados como pães e cereais integrais, integrais, carne de porco, carne de boi, frango, ovo, arroz integral, semente de girassol, cogumelos, aveia, espinafre, leite e iogurtes, lentilha, banana, castanha de caju.

Curiosidade

A castanha do Pará é uma proteína vegetal completa!

Pessoas vegetarianas e veganas, que não consomem produtos animais, precisam combinar diferentes alimentos para obter uma proteína “completa”, que possua todos os nove aminoácidos.

Arroz e feijão são um exemplo clássico disso.

A castanha do Pará, no entanto, contém todos esses aminoácidos essenciais, embora você tenha que comer bastante para obter uma quantidade adequada de proteína!

Isso significa que a ela pode contribuir para a sua ingestão total de proteínas, e contribui para um alimento rico em nutrientes para consumir no dia a dia.

Referências:

  1. FLORES-MATEO, G., NAVAS-ACIEN, A., PASTOR-BARRIUSO, R., GUALLAR, E. Selenium and coronary heart disease: a meta-analysis. Am J Clin Nutr. 2006 Oct;84(4):762-73.  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17023702
  2. MAQSOOD, M. ELAHI., KONG, Y.X., BASHIR, M. Oxidative stress as a mediator of cardiovascular disease. Oxid Med Cell Longev. 2009 Nov-Dec; 2(5): 259–269. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2835914/

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *