Castanha do Pará: o que é, como consumir e onde comprar

A Castanha do Pará é um dos maiores orgulhos nacionais, inclusive é chamada de “Castanha do Brasil” quando traduzida do inglês.

Essa oleaginosa é a semente de árvores gigantes da Amazônia, ou seja, é produzida em maior parte no Brasil, ainda que a sua produção também ocorra em países da América do Sul como a Bolívia e o Peru.

As castanhas vêm dentro de um fruto duro que se assemelha a um coco, em grupos de 8 a 24 sementes.

Essa estrutura também é chamada de ouriço, pela sua aparência semelhante ao ouriço do mar.

O primeiro relato da castanha do Pará foi feita por uma tropa espanhola faminta em 1569.

Atualmente, pode ser encontrada em grande parte do mundo por seu sabor diferenciado e versatilidade.

Resumo:

A castanha do Pará é uma oleaginosa e é a semente de árvores gigantes da Amazônia. Por isso também é chamada de Castanha do Brasil.

Quais os principais benefícios nutricionais da castanha do Pará?

Conhecida por ser a principal fonte de selênio da alimentação, a castanha do Pará contribui de maneira significativa para o alcance das recomendações nutricionais desse mineral.

Este mineral fonte presente na castanha do Pará, participa de funções metabólicas no nosso corpo e tem propriedades Antioxidantes que combatem o estresse oxidativo e ajuda a defender o corpo de doenças crônicas, como doenças do coração e câncer.

Além disso, o selênio é crucial para a saúde e o bom funcionamento do sistema imunológico.

O sistema imunológico mantém o corpo saudável, identificando e combatendo bactérias, vírus e parasitas.

Este antioxidante ajuda a diminuir o estresse oxidativo no corpo, o que reduz a inflamação e aumenta a imunidade.

Estudos demonstraram que o aumento dos níveis sanguíneos de selênio está associado à melhora da resposta imunológica.

Outro benefício à saúde de consumirmos a castanha do Pará é que o selênio ajuda na prevenção de determinados tipos de câncer, como o gastrointestinal, de pulmão e de mama.

Isso tem sido atribuído à capacidade do selênio de reduzir o dano ao DNA e o estresse oxidativo, estimular o sistema imunológico e destruir as células cancerígenas.

Também pode ajudar a manter o coração saudável, mantendo o estresse oxidativo sob controle e reduzindo o risco de doença arterial coronariana.

O selênio é importante para o bom funcionamento da glândula tireoide.

Este poderoso mineral ajuda a proteger a tiroide contra o dano oxidativo e também desempenha um papel essencial na produção de hormônios da tireoide.

A castanha do Pará, assim como as outras oleaginosas, são reconhecidas por serem fontes das famosas “gorduras boas”, que auxiliam no controle do nível sanguíneo de colesterol ruim (LDL), além de proteger o corpo da formação de compostos prejudiciais à saúde, os radicais livres.

A castanha do Pará também contribui com o consumo de fósforo, um mineral essencial pra a formação e manutenção dos ossos e dentes; e de fibras alimentares, nutrientes muito importantes para o correto funcionamento do intestino.

Resumo:

Os vários benefícios à saúde da Castanha do Pará vem do riquíssimo mineral selênio. Este é um poderoso antioxidante, fortalece o sistema imunológico, prevenção de câncer e doenças do coração, e ainda contribuir para um bom funcionamento da glândula tireoide.

Como consumir a castanha do Pará?

As castanhas podem ser consumidas em sua forma in natura, inclusive é uma opção do Ministério da Saúde para os lanches intermediários, descrita no Guia Alimentar para a População Brasileira, devido à sensação de saciedade que promovem e o ótimo perfil nutricional que apresentam.

Ainda, as castanhas podem ser adicionadas às frutas, cremes de frutas, iogurtes, saladas, shakes, bebidas vegetais.

Além de servir como ingrediente para preparações como farofas, molhos, crostas para peixes e frango, pães, bolos e biscoitos.

Resumo:

A castanha do Pará é muito fácil de ser consumida e incorporada na alimentação do dia a dia. Pode ser usada em receitas de pães e bebidas vegetais ou consumidas in natura nas refeições intermediárias.

Onde comprar a castanha do Pará?

A castanha do Pará pode ser facilmente encontrada em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais, assim como mercados locais e municipais.

Ainda, são encontradas online!

A versão mais comum é a castanha inteira e natural, mas há também versões salgadas, torradas e moídas para a criatividade tomar conta! 

Resumo:

Encontramos a castanha do Pará em supermercados, lojas de produtos naturais, mercados municipais e online. Pode ser comprada inteira, natural ou salgada ou em forma de farinha.

Curiosidade

A castanha do Pará é uma proteína vegetal completa!

Pessoas vegetarianas e veganas, que não consomem produtos animais, precisam combinar diferentes alimentos para obter uma proteína “completa”, que possua todos os nove aminoácidos.

Arroz e feijão são um exemplo clássico disso.

A castanha do Pará, no entanto, contém todos esses aminoácidos essenciais, embora você tenha que comer bastante para obter uma quantidade adequada de proteína!

Isso significa que a ela pode contribuir para a sua ingestão total de proteínas, e contribui para um alimento rico em nutrientes para consumir no dia a dia.

Referências:

  1. International Nut & Dried Fruit. Brazil Nut. Acesso em: 04/07/2018. http://www.nutfruit.org/en/brazil-nut/
  2. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 6.0. São Paulo, 2017. [Acesso em: 03/07/2018. http://www.fcf.usp.br/tbca/
  3. FLORES-MATEO, G., NAVAS-ACIEN, A., PASTOR-BARRIUSO, R., GUALLAR, E. Selenium and coronary heart disease: a meta-analysis. Am J Clin Nutr. 2006 Oct;84(4):762-73.  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17023702
  4. MAQSOOD, M. ELAHI., KONG, Y.X., BASHIR, M. Oxidative stress as a mediator of cardiovascular disease. Oxid Med Cell Longev. 2009 Nov-Dec; 2(5): 259–269. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2835914/

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *