Chá de folha de louro: Benefícios e propriedades e como fazer

PUBLICIDADE

O chá de folha de louro possui diversos benefícios para a saúde, apesar desse alimento ser mais usado como condimento no preparo de feijão, feijoada, molhos, peixes, frutos do mar, entre outros. Além de ser um ótimo antioxidante e melhorar a imunidade, o chá de folha de louro também ajuda no controle da diabetes, do colesterol, melhora a digestão, tem efeito calmante e ainda é diurético.

O que é o louro

O louro, de nome científico Laurus nobilis L., é um arbusto aromático grande, nativo da Ásia Menor e cultivado no sul e sudeste do Brasil.

A folhas de louro são nitidamente odoríferas e empregadas como condimento alimentar, como fonte de óleo essencial na perfumaria, bem como na medicina popular, em razão das propriedades digestiva, carminativa e antiespasmódica. Além de seu efeito analgésico, anti-inflamatório e antioxidante.

Suas folhas são largamente empregadas na culinária de vários países como condimento tanto de pratos doces como salgados.

Composição Nutricional

O louro apresenta em sua composição:

Benefícios da folha de louro

1. Auxilia no controle da diabetes

As folhas de louro possuem efeito anti-inflamatório e antioxidante e, com isso, conseguem melhorar o metabolismo da glicose, ocasionando um bom controle dos níveis de açúcar no sangue.

Em um estudo foi demonstrado que o consumo de 1 a 3 gramas de folhas de louro por dia por indivíduos portadores de diabetes tipo 2 por 30 dias resultou em um decréscimo de 26% nos níveis de açúcar no sangue.

2. Auxilia no controle dos níveis de colesterol

As folhas de louro possuem efeito no metabolismo das gorduras, pois o mesmo estudo demonstrou que o louro também diminui o colesterol total e os triglicérides, além de aumentar o HDL, considerado o “colesterol bom”.

3. Melhora a imunidade

O louro possui em sua composição compostos fenólicos que possuem ação antioxidante e, dessa forma, protege o organismo contra os radicais livres que podem provocar o aparecimento de doenças.

VEJA TAMBÉM:  12 Beneficios da Beterraba, receitas e formas de consumo

4. Possui ação anti-microbiana

As folhas de louro possuem óleos essenciais que, por sua vez, possuem propriedade anti-microbiana, o que auxilia no tratamento de feridas. Ela age acelerando a cicatrização e a cura das feridas em um período de 10 dias.

5. Melhora a má digestão

As folhas de louro auxiliam na melhora da digestão e também no tratamento dos problemas digestivos como gastrite e úlceras. Além disso, também possui o efeito de aliviar os gases, melhorar hemorroidas, cólicas intestinais, entre outros.

6. Efeito calmante

O chá de folha de louro pode ajudar a amenizar a ansiedade e o estresse do dia-a-dia, pois proporciona um efeito relaxante e calmante.

7. Melhora a dor de cabeça

Devido ao seu efeito calmante e por melhorar a circulação, o chá de folha de louro alivia as dores de cabeça.

8. Efeito diurético

O consumo do chá de folha de louro também pode proporcionar a diminuição dos inchaços, principalmente para quem sofre com retenção de líquidos.

9. Melhora o sistema respiratório

Com o uso do chá de folha de louro, o vapor que exala do chá ajuda a descongestionar as vias aéreas, proporcionando alívio e melhora de gripes, resfriados e sinusites.

10. Alivia as cólicas menstruais

Por efeito calmante e analgésico, o chá de folha de louro pode ser muito útil para diminuir as cólicas do ciclo menstrual.

Sugestão de consumo

Na forma de tempero, o louro combina bem com sopas, peixes, carnes, feijão, aves, molhos, frutos do mar, frango, entre outros. Apenas uma folha de louro é suficiente para aromatizar bem o prato.

No Brasil, a folha de louro é comumente utilizada no preparo do feijão e da feijoada, mas o que pouca gente sabe é que também pode ser utilizada no preparo do chá de folha de louro.

Como fazer o chá de folha de louro

Ingredientes

  • 3 folhas de louro
  • 3 xícara de chá de água
VEJA TAMBÉM:  Qual a diferença entre gelatina, colágeno e glucosamina e qual o melhor?

Modo de preparo

Ferver as folhas de louro na água e depois deixar abafado por 10 minutos. Retirar a folhas e se servir.

Efeito colateral

Deve-se tomar muito cuidado com o excesso no consumo do chá, pois pode causar sonolência. Portanto, o recomendado é consumir no máximo 3 xícaras de chá por dia.

Contra-indicação

Ressalta-se que o chá de folha de louro é contra-indicado para mulheres grávidas e as que estão amamentando. Além disso, a ingestão da folha inteira de louro também não é recomendada, pois como não é digerida pelo organismo, pode causar problemas no sistema digestório.

Por isso, é importante sempre retirar as folhas de louro das preparações antes de consumir o alimento.

Referências:

  1. SAKURAI, F. N., et al. Caracterização das propriedades funcionais das ervas aromáticas utilizadas em um hospital especializado em cardiopneumologia. Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde. 11(4), 1097-1113. São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/18170/19102.
  2. PEREIRA, L. C. Caracterização química de folhas e atividade antioxidante de extratos de Laurus sp. Dissertação de Mestrado. Universidade de Coimbra, 2014. Disponível em: https://eg.uc.pt/bitstream/10316/36196/1/Tese%20Lucena%20Pereira.pdf.
  3. SOARES, R. P. Atividade biológica dos óleos essenciais de gengibre, açafrão e louro sobre o fungo Aspergillus carbonarius. Dissertação de Mestrado. Lavras: UFLA, 2009. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/handle/1/2527.
  4. DUARTE, Marcia do Rocio; OLIVEIRA, G. C. de. CARACTERES MACRO E MICROSCÓPICOS DE FOLHA DE LOURO.Visão Acadêmica, [S.l.], jun. 2006. ISSN 1518-8361. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/academica/article/view/8938/6255
PUBLICIDADE

Escrito por

Carla Oyama

Nutricionista com CRN 31937 formada em Nutrição pela UNIFAL-MG

Pós graduação em Terapia Nutricional Clínico-hospitalar pela UNIRP-SP. Qualificada em Educação em Diabetes pela ADJ Diabetes Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *