Comer limão em jejum realmente “alcaliniza” o seu corpo?

Recentemente, a informação de que comer limão em jejum pode equilibrar o pH do sangue tem sido muito divulgada. A alegação é de que, após longas horas sem se alimentar, o consumo dessa fruta poderia aumentar o pH do sangue para torná-lo mais alcalino, no entanto, não existem evidências científicas suficientes que afirmem essa questão. Saiba um pouco mais:

Definição e controle do pH corporal

Primeiramente, um fator importante é o entedimento de que o pH é o indíce que sinaliza a acidez de uma substância, através da quantidade de Hidrogênio livre (H+). Esse índice pode variar de 0 a 14, sendo 0 a 7 substâncias ácidas (alta concentração de H+), em torno de 7 substâncias neutras e maior que 7 substâncias alcalinas  (baixa concentração de H+).

No entanto, cada parte do corpo precisa de um pH específico para realizar as suas atividades. Por exemplo, o estômago precisa de pH ácido para a quebra das proteínas da alimentação, já a vesícula biliar e o pâncreas necessitam de pH básico para neutralizar o pH do estômago, a fim de continuar a digestão. Já para a área exterior ao cérebro e o sangue, o pH neutro é ideal para manter o seu funcionamento.

A manutenção da acidez específica de cada região do corpo é regida pelos rins, pelo fígado, pelo intestino e pelos pulmões, ou seja, cada um destes órgãos pode eliminar ou evitar a eliminação de Hidrogênio através da urina, fezes ou respiração, dependendo do pH corporal. O que contrasta a ideia de que o consumo de limão em jejum alteraria tal função.

Esse funcionamento do corpo ocorre em casos de uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável, como atividade física regular, sono adequado e ausência de doenças. Portanto, é fundamental consultar um médico e um nutricionista que oriente qual o melhor caminho para uma boa qualidade de vida.

Informação nutricional e modo de consumo do limão

Cientificamente, a ação do consumo do limão em jejum (ou não) como alcalinizador do sangue não foi comprovada, porém essa fruta deve fazer parte de uma dieta balanceada, pois é uma das principais fontes alimentares de vitamina C. O suco de meia unidade do limão contribui com 40% das necessidades diárias desta vitamina, essencial para o sistema de defesa do corpo.

A vitamina C também auxilia na formação e manutenção da pele, assim como na cicatrização de feridas, além de ser um dos mais conhecidos antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres produzidos no corpo, os quais estão relacionados com o envelhecimento precoce e algumas doenças. Ainda ajuda na absorção do ferro vegetal, presentes no feijão e nas verduras escuras, por isso é interessante combinar o limão com estes alimentos.

Essa fruta cítrica pode ser usada em sucos, seja sozinho ou combinado com outras frutas e legumes mais doces como melancia ou cenoura. Outra opção para beber o limão são as águas aromatizadas, com a adição da casca ou uma rodela de limão na água com ou sem gás. Além disso, é uma ótima opção para temperar saladas, carnes, peixes e frutos do mar. Assim, não se esqueça que para manter o funcionamento adequado do corpo é preciso uma alimentação balanceada, a qual inclui o sabor e a vitamina C do limão!

Leia também: Benefícios do limão com bicarbonato!

Referências

  1. Academy of Nutrition and Dietetics. Nutrition Care Manual: Food Sources Of Vitamins And Minerals.
  2. Kellum JA. Determinants of blood pH in health and disease. Crit Care. 2000;4(1):6-14.
  3. Schwalfenberg GK. The alkaline diet: is there evidence that an alkaline pH diet benefits health? J Environ Public Health. 2012;2012:727630.
  4. Universidade Federal de São Paulo. Tabela de Composição de Alimentos. Departamento de Informática e Saúde, Escola Paulista de Medicina/Unifesp. Disponível em: https://tabnut.dis.epm.br/alimento/09152/suco-de-limao-cru

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *