Como fazer a dieta da batata doce para emagrecer

A dieta da batata doce consiste em basicamente consumi-la como uma das principais fontes de carboidratos da alimentação, no entanto, existem formas diferentes para seguir essa dieta.

Em uma delas, o consumo da batata doce deve ser realizado junto com outra fonte de carboidrato, como por exemplo o arroz integral, a mandioca, o cará e o inhame. Dessa forma, evita a monotonia alimentar e a restrição excessiva de nutrientes.

Já no outro tipo de dieta, o consumo da batata doce deve ser a única fonte de carboidrato na alimentação. Sendo, portanto, uma dieta bem mais restritiva e rígida.

Atente-se: de maneira geral, a quantidade ideal de batata doce por dia é de 50 gramas, o que corresponde a uma unidade pequena, e a melhor forma de consumi-lá é cozida e com a casca, para aproveitar melhor os seus nutrientes e principalmente suas fibras!

Resumo:

A dieta da batata doce consiste em consumir uma unidade pequena por dia desse alimento, podendo incluir outros tipos de carboidratos ou, no estilo mais restritivo, ser apenas a batata doce como fonte desse nutriente. Em todos os casos estão liberados: carnes magras, verduras, legumes, frutas, leite, iogurte, queijos magros e ovos. Sempre de forma equilibrada!

Composição nutricional

A batata doce é um alimento rico em carboidratos, fibras, minerais (cálcio, ferro, magnésio e potássio), vitaminas (A, B1, B2, C) e também compostos antioxidantes como os carotenoides, muito importantes para evitar o envelhecimento precoce das células e prevenir diversas doenças.

Destaque: a batata doce é um dos alimentos com grandes quantidades de vitamina A, também encontrada em alimentos de origem animal como fígado, ovos, leite e queijos.

A vitamina A é fator essencial na formação e desenvolvimento dos bebês durante a gravidez, na manutenção do sistema imunológico e na função visual. Além disso, também é importante no combate ao câncer e nas doenças do coração.

As vitaminas do complexo B, também presentes em grande teor nesse alimento, evitam problemas de pele, ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo.

Além disso, por conter um alto teor de fibras, a batata doce acaba promovendo a saciedade e melhorando o funcionamento do intestino.

Entenda melhor aqui: Benefícios da batata doce e suas vantagens para a dieta

Vantagens da dieta da batata doce para o emagrecimento

A batata doce é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, ou seja, a absorção do açúcar pelo organismo ocorre de forma lenta e gradual, o que proporciona a saciedade e também o controle de peso, se associada à uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, a batata doce contém apenas 116 kcal em cada 100 gramas.

Esse alimento é rico em amido resistente, que, apesar de ser um carboidrato, se comporta como uma fibra insolúvel, ou seja, não é “quebrada” pelas enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo. Dessa forma, essa fibra “absorve” as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar pelo organismo.

Entenda as diferenças entre fibras solúveis e insolúveis!

Além de ajudar no emagrecimento, a batata doce possui outras vantagens como:

  • Ganho de massa muscular

Uma das vantagens da batata doce é o seu uso para aumentar o ganho de massa muscular, pois fornece energia durante o treino.

  • Controla a diabetes

Por ser um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o consumo da batata doce ajuda para que a liberação de glicose (açúcar) na corrente sanguínea ocorra de forma lenta e gradual. Consequentemente, evita picos de glicose no sangue.

  • Melhora o funcionamento do intestino e fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em fibras e vitaminas importantes para o sistema imunológico, o consumo de batata doce contribui para manter o intestino funcionando adequadamente, além de fortalecer as defesas do nosso corpo.

Dieta da batata doce com ovo cozido

Incluir o ovo na dieta da batata doce enriquece a alimentação e fornece proteínas de boa qualidade, o que torna uma versão melhorada da dieta da batata doce. Além disso, o ovo é de fácil preparo e de baixo custo, sendo portanto de fácil acesso para todos.

Conheça os benefícios do ovo!

Dieta da batata doce com frango

Incluindo o frango na dieta teremos uma ótima fonte de proteína de alto valor biológico, ou seja, teremos os aminoácidos que o organismo não consegue produzir. E justamente esses aminoácidos essenciais são os responsáveis pelo ganho da massa muscular, principalmente no pós-treino.

A combinação de batata doce com frango é muito usada para ganho de massa muscular, entretanto, é importante que a dieta seja equilibrada em quantidade de proteínas. Uma vez que, o consumo excessivo de proteínas não é benéfico, pois pode causar uma sobrecarga nos rins.

Cardápio da dieta da batata doce com ovo e frango

Café da manhã

  • 1 fruta
  • 1 copo de leite desnatado
  • 1 xícara de café sem açúcar

Lanche da manhã

  • 1 fruta

Almoço

  • Salada de folhas à vontade temperada com azeite, limão, sal e ervas aromáticas
  • 1 batata doce pequena cozida
  • 1 filé de peito de frango grelhado
  • 4 colheres de sopa de couve-flor e cenoura cozidas

Café da tarde

  • 1 fruta
  • 2 ovos mexidos
  • 1 fatia de pão integral
  • 1 xícara de café sem açúcar

Jantar

  • 3 colheres de sopa de purê de batata doce
  • 1 filé de peito de frango grelhado
  • Salada de folhas à vontade temperada com azeite, limão, sal e ervas aromáticas
  • 3 colheres de sopa de abobrinha ralada e refogada

Importante!

É sempre importante associar o consumo de no mínimo 2 litros de água por dia, praticar algum exercício físico com regularidade e manter uma alimentação saudável no geral!

Referências:

  1. Donato-Pestana, Carlos Mario. Efeitos do processamento sobre a disponibilidade de carotenóides, fenólicos totais e atividade antioxidante em quatro cultivares de batata doce (Ipomoea batatas L.) biofortificados. Dissertação (Mestrado). Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz. Piracicaba, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11141/tde-18102011-143526/en.php.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *