Como fazer açúcar de coco caseiro

Com a busca cada vez mais crescente por uma alimentação saudável, o açúcar “comum” tem sido deixado de lado, e outras opções para adoçar alimentos e bebidas estão ganhando espaço.

Afinal, sabemos que o açúcar refinado, quando consumido em excesso, pode fazer mal para a saúde, por aumentar o risco de obesidade, de diabetes tipo 2, de triglicérides altos e, até mesmo, de pressão alta.

O açúcar de coco, por sua vez, é um substituto do açúcar da cana, extraído do fluído das flores da palma do coco em um processo manual, que não passa por refinamento ou adulteração.

Ainda, esse tipo de açúcar não contém conservantes e possui elevada quantidade de minerais como o potássio, o magnésio, o zinco e o ferro, além de ser fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6.

Saiba como o açúcar de coco é produzido, seus benefícios para a saúde e as suas diferenças em relação aos outros tipos de açúcar!

Como é feito o açúcar de coco?

O açúcar de coco é tradicionalmente utilizado para adoçar os alimentos há milhares de anos nas regiões do sul e sudeste asiático, onde existem coqueiros em abundância.

Os maiores produtores de coco ao redor do mundo são as Filipinas e a Indonésia. O Brasil tem se consolidado na produção desse fruto: está entre os maiores produtores e já é o maior quando o assunto é a água de coco.

Mas, você deve estar se perguntando: ” Como fazer o açúcar de coco em casa?”

Apesar desse açúcar ser elaborado a partir de um processo relativamente simples, o qual não demanda um aparato industrial, infelizmente, não é acessível prepará-lo em casa. Porque, ao contrário da farinha de coco, do leite de coco e do óleo de coco, alimentos que podem ser preparados em casa a partir do fruto, o açúcar de coco necessita do coqueiro para a extração de sua matéria-prima.

Para obter o açúcar de coco é feito um corte na flor do coqueiro, a fim de extrair sua seiva. A seiva líquida recolhida passa por um processo de aquecimento e é desidratada através do calor, o que resulta em cristais, que posteriormente são triturados para formar o açúcar do coco, que é considerado um alimento minimamente processado, por não conter conservantes, nem a adição de outros componentes químicos.

Uma opção natural e mais saudável para adoçar os alimentos e as bebidas!

Benefícios do açúcar de coco para a saúde

Além da elevada quantidade de vitaminas do complexo B e de diversos minerais que o açúcar de coco apresenta em sua composição, já que o mesmo não passa pelo processo de refino (aplicado no açúcar refinado, por exemplo), para torná-lo mais fino e branco, o açúcar de coco também apresenta baixo índice glicêmico.

Isso quer dizer que, ao ser consumido, o açúcar de coco eleva lentamente os níveis de glicose (açúcar) no sangue, evitando assim os picos de glicemia e prevenindo o aparecimento de diabetes do tipo 2, e também o acúmulo de gorduras corporais, decorrente do excesso de açúcar, que quando não é totalmente metabolizado no corpo é armazenado na forma de tecido adiposo.

Estas características nutricionais influenciam os benefícios que o consumo do açúcar de coco pode fazer pela sua saúde:

  • Previne a diabetes tipo 2 e favorece pessoas pré-diabéticas: como apresenta baixo índice glicêmico, o açúcar de coco ajuda a manter os níveis de glicose sanguínea em equilíbrio, e a reduzi-los quando estão no limite, como apontam os exames de pessoas pré-diabéticas. Além disso, as vitaminas do complexo B também exercem papel importante no metabolismo da glicose, fazendo com que o mesmo ocorra de maneira mais eficiente;
  • Auxilia no emagrecimento e manutenção do peso saudável: o baixo índice glicêmico também favorece a melhora da saciedade, já que a glicose é metabolizada de maneira mais gradual e a fome demora mais para aparecer novamente – reduzindo a quantidade de alimentos consumidos no dia. Além disso, a insulina, a qual favorece o armazenamento de gordura no corpo, tem sua ação reduzida, já que não há glicose em excesso para retirar da corrente sanguínea;
  • Evita a retenção de líquidos: a liberação lenta da glicose também ajuda a reduzir a retenção de líquidos e, especialmente o mineral potássio, que encontra-se em grande quantidade no açúcar de coco, é fundamental para o equilíbrio de líquidos no organismo, pois controla a quantidade de líquido que entra nas células e promove a eliminação de água, enquanto o sódio atua na retenção hídrica;
  • Efeito positivo na saúde do sistema nervoso: as vitaminas do completo B também são importantes na formação da bainha de mielina, a qual envolve as fibras nervosas permitindo que as mensagens enviadas pelos neurônios sejam transmitidas adequadamente. A produção de neurotransmissores também é dependente de um consumo adequado destas vitaminas, que quando estão presentes na dieta auxiliam na manutenção do bom humor e de bons aspectos cognitivos;
  • Aprimora a saúde intestinal e protege o sistema imunológico: o açúcar de coco contém uma fibra chamada de inulina, responsável pelo seu baixo índice glicêmico. Ainda, essa fibra apresenta muitos outros benefícios, como o estímulo ao crescimento de bactérias positivas para a saúde intestinal – favorecendo a produção de anticorpos que protegem o organismo de doenças -, o controle do colesterol e o emagrecimento;
  • Retarda o envelhecimento precoce: a vitamina B6 promove a produção da glutationa, que é o principal antioxidante do organismo. Antioxidantes auxiliam na redução da oxidação excessiva das células que podem provocar doenças e o envelhecimento precoce da pele. Outras vitaminas do complexo B também atuam no metabolismo adequado dos aminoácidos auxiliando no aumento da massa magra em pessoas que treinam, benefício reforçado pela presença de potássio, mineral que previne câimbras e auxilia na contração muscular.

Atenção: indivíduos com os triglicerídeos altos devem moderar o consumo de qualquer açúcar, inclusive o de coco. Além disso, apesar de todos os benefícios que o açúcar de coco apresenta na prevenção do diabetes tipo 2, indivíduos já diabéticos devem verificar com o nutricionista ou médico que o acompanha sobre a possibilidade de incluir o açúcar de coco na dieta, já que ele é rico em sacarose e frutose.

Açúcar de côco x Açúcar mascavo x Açúcar refinado

O açúcar de coco pode ser uma boa opção para adoçar os alimentos de forma mais natural e nutritiva, pois contém vitaminas e minerais que não estão presentes no açúcar refinado.

O açúcar refinado, quando consumido em excesso, pode fazer muito mal para a saúde e, ainda, fornece apenas “calorias vazias”, as quais promovem o aumento de peso sem agregar benefícios à saúde.

O sabor do açúcar de coco é semelhante ao do açúcar mascavo, que também é uma boa alternativa para proporcionar dulçor, já que não passa por processo de refinamento e não é adicionado de substâncias químicas. No entanto, o açúcar de coco apresenta índice glicêmico mais baixo do que o açúcar mascavo e poder de adoçar maior, semelhante ao do açúcar refinado, o que faz com que seja necessário utilizar uma menor quantidade nas preparações.

É importante lembrar que o valor calórico do açúcar de coco é praticamente o mesmo do açúcar mascavo e do açúcar refinado e, por isso, se acrescentado em grandes quantidades em suas receitas pode promover o ganho de peso.

A recomendação atual da Organização Mundial da Saúde preconiza que o consumo de açúcar não ultrapasse os 50 gramas por dia e o ideal é que estes valores representem em torno de 5% do valor energético diário, o que representa 6 colheres de chá ou 1 e 1/2 colheres de sopa de açúcar. Nesta recomendação também estão incluídos os açúcares presentes nos alimentos industrializados e ultra-processados, que devem ser evitados na rotina alimentar.

Ficou curioso para experimentar?! Saiba como usar o açúcar de coco em suas receitas e onde comprar esta possibilidade natural e saborosa de deixar sua vida mais doce, sem abrir mão de uma alimentação saudável!

Referências:

  1. Trinidad P. Trinidad. Nutritional and health benefits of coconut sap sugar/syrup. Food and Nutrition Research Institute. Department of Science and Technology. s/d. Disponível em http://www.pca.da.gov.ph/coconutrde/images/sugarpdfs/TPTrinidad_FNRI.pdf
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição: material de apoio para  profissionais de saúde/ Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 164 p. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/desmistificando_duvidas_sobre_alimentação_nutricao.pdf
  3. Portal Minha Vida >Home >Alimentação >Tudo sobre. Açúcar de côco é um bom substituto para o açúcar. Disponível em https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/25204-acucar-de-coco
  4. Associação Brasileira de Nutrição >Notícias >Guia da OMS recomenda redução no açúcar. Disponível em http://www.asbran.org.br/noticias.php?dsid=1289

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *