Como fazer biomassa de banana verde e quais seus benefícios

“Biomassa” é toda matéria orgânica usada com a finalidade de produzir energia.

No caso da biomassa de banana verde, a mistura é feita com a polpa de bananas verdes cozidas.

Por mais que a preparação seja muito simples, esse alimento pode trazer diversos benefícios para o organismo e para a saúde.

Como fazer biomassa de banana verde

Por mais que o nome seja complexo e soe difícil, a receita pode ser feita em casa!

Para preparar a biomassa de banana você precisará apenas de um cacho intacto de bananas nanicas verdes.

Para preparar: retire as bananas do cacho com muito cuidado, preservando os talos e higienize-as com bastante água. Após este processo, coloque no fogo uma panela de pressão com água até a metade e deixe ferver. Assim que a água ferver, para que as bananas levem um choque térmico, coloque-as na água quente da panela de pressão. Tampe e deixe em fogo alto até começar a chiar.

Assim que a panela começar a apitar, coloque em fogo baixo e deixe na pressão por aproximadamente 10 minutos. Desligue e, sem forçar, espere a pressão sair normalmente. Com a ajuda de um pegador, retire as bananas e em seguida retire as polpas.

Coloque as polpas em um liquidificador (ou processador) e bata com um pouco de água – neste caso não precisa colocar muita água. Não a deixe esfriar, bata a polpa quente até formar uma pasta bem espessa – isso é o resultado da biomassa. Guarde em porções pequenas.

Como consumir a biomassa de banana verde 

A biomassa pode ser utilizada como ingrediente de diversas receitas culinárias, doces ou salgadas, inclusive para dar mais consistência aos pratos.

É bastante utilizada como substituta do creme de leite, da maionese e até mesmo dos óleos vegetais, sem alterar o sabor das preparações, além de ser uma ótima opção para receitas sem glúten e sem lactose.

A biomassa de banana verde também pode ser adicionada à sucos de frutas, shakes e vitaminas.

Ainda, algumas pessoas preferem adiciona-la diretamente ao prato, da mesma forma como adicionamos a farinha de mandioca, por exemplo.

Importante: quando preparada em casa, o recomendado é que fique na geladeira por até 7 dias ou até 2 meses, caso acondicionada no congelador. Para descongelar, basta deixa-la em temperatura ambiente ou aquecê-la em banho-maria.

O recomendado é não consumir mais do que duas colheres de sopa de biomassa por dia!

Benefícios da biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde possui grandes quantidades de amido resistente. Este é um tipo de carboidrato que se comporta como uma espécie de fibra, o qual nosso organismo não consegue digerir. Já que não é digerido, acaba servindo de “alimento” para bactérias benéficas presentes no intestino, assim contribuindo para o desenvolvimento da microbiota intestinal (também conhecida como flora intestinal).

As fibras presentes na biomassa de banana verde evitam os picos de glicose e fazem com que ela seja liberada aos poucos, fazendo com que a pessoa sinta-se saciada por mais tempo, sendo assim, auxilia no emagrecimento. Além disso, quando a microbiota intestinal está saudável, existe a produção da substância chamada de citocina anti-inflamatória que melhora a imunidade, fazendo que os anticorpos trabalhem com mais eficiência.

O trânsito intestinal também é beneficiado com o consumo diário da biomassa de banana verde. As fibras não digeridas da biomassa contribuem para a formação do bolo fecal. Com um bolo fecal maior, automaticamente, sairá com mais facilidade.

A biomassa de banana verde também ajuda a diminuir os níveis de colesterol. O butirato, que é produzido quando a microbiota intestinal está saudável, tem o efeito de diminuir discretamente a produção de colesterol do fígado e o amido resistente reduz o colesterol ingerido.

Diminuir o risco de diabetes tipo 2 é outro benefício do consumo regular da biomassa de banana verde. Já que as fibras presentes ajudam a evitar os picos de glicose no sangue e faz com que ela seja liberada aos poucos, estes picos de glicose levam a picos de insulina. Alguns órgãos passam a se tornar tolerantes diante de constantes picos de insulina, sendo assim, gera o quadro de resistência à insulina, que se não for combatido pode levar ao diabetes tipo 2.

Além de ser rica em fibras, a biomassa de banana verde também possui vitamina A, contribuindo para a saúde dos olhos, da pele e para o crescimento adequado.

Seu composto também conta com as vitaminas do complexo B, as quais agem diretamente no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ajudando o organismo a utilizar estas substâncias da maneira correta.

Ademais, minerais como o potássio, o manganês e o fósforo também estão presentes neste tipo de biomassa.

Contraindicações da biomassa de banana verde

A única exceção para o consumo da biomassa de banana verde são as pessoas com alergia a banana. Estas devem evitar a ingestão do composto.

Seu consumo em excesso pode causar gases, diarreias e também diminuir a absorção de alguns minerais, como o cálcio e o zinco.

Referências:

  1. BORGES, A. L. et al. A cultura da banana. 2. ed. rev. e aum. Brasília, DF: EMBRAPA, SPI. 94 p. (Coleção Plantar, 38), 1998. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/120874/a-cultura-da-banana
  2. BOBBIO, P. A.; BOBBIO, F. O. Quimica do processamento de alimentos. 2..ed. São Paulo: Varela, p. 60-62, 1992.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *