Como fazer bulletproof coffee, benefícios no treino e emagrecimento

Para milhões de pessoas, o dia não começa sem um café!

Mas o café não é apenas uma maneira de acordar melhor…

É uma combinação complexa de força, poder intelectual e funciona também como um chacoalhão do tipo: “levante-se e vá”. Isto é, se você tem o hábito de tomar o café sagrado de cada dia.

Para a parcela de “bebedores” de café uma versão turbinada vem conquistando muita gente…

Se você ainda não ouviu falar de Bulletproof coffee (BPC), está perdendo uma oportunidade de conhecer algo que, além de vários outros benefícios à saúde, pode fazer seu cérebro funcionar de maneira mais inteligente e rápida.

Basicamente, o BPC consiste em adicionar uma carga de gordura saudável ao seu café orgânico, preferencialmente. O que faz com que seu café se torne fonte de caloria densa e saciante, podendo te deixar saciado por horas.

Aqui cabe fazer um breve histórico sobre o consumo de “café amanteigado”.

Do café amanteigado ao Bulletproof coffee

Muitas culturas, como os etíopes e os tibetanos, têm bebido “café amanteigado” ou “leite de iaque” muito antes da multidão de adeptos das dietas cetogênica, low carb e paleo colocar as mãos nessa “super receita”.

Na verdade, Dave Asprey, um entusiasta da saúde e empreendedor, foi apresentado ao conceito em 2009, em uma viagem ao Tibete. Ele trouxe de volta a receita básica e refinou-a, transformou-a no que hoje conhecemos como Bulletproof coffee ou em tradução livre para o português “café à prova de balas”.

Aí você pode se perguntar: “Como uma xícara de café pode lhe dar toda essa força, energia e inteligência?”

“Backstage” do Bulletproof coffee…

Um dos principais ingredientes do BPC é o triglicerídeo de cadeia média (MCT em inglês).

Triglicérideos de cadeia média viajam diretamente para o fígado e são processados ​​mais facilmente do que os triglicerídeos de cadeia mais longa.

Isso significa resumidamente que os MCTs são uma fonte mais rápida de energia.

Você pode adquirir o óleo MCT de duas maneiras: óleo de coco não refinado, que é cerca de 62-65% de triglicerídeos de cadeia média, ou um óleo de MCT processado cuja porcentagem de MCT será obviamente significativamente mais alta.

O óleo de MCT pode ser considerado um “favorito” em relação ao óleo de coco, porque os benefícios são concentrados, então você pode consumir menos.

O terceiro ingrediente do café à prova de balas é a manteiga. Mas não apenas manteiga. Esta manteiga deve ser proveniente do leite de vacas alimentadas com capim. Isso porque somente o leite e, consequentemente, a manteiga proveniente dessas vacas é rica em ácido linoleico, ômega-3 e vitamina k2 que auxiliam na queima de gordura. Sem falar que como elas não ficam confinadas, teoricamente, não recebem doses altíssimas de antibióticos, etc…

Claro que se você têm alguma sensibilidade à lactose há a opção de utilizar a manteiga “Ghee”, que é uma manteiga que teve todos os componentes lácteos removidos através de um processo de clarificação.

Para preparar o seu Bulletproff coffee

O criador do Bulletproof coffee sugere uma prensa francesa para que os óleos do café sejam preservados e não eliminados através de um filtro.

Certamente, você não deve usar café instantâneo – muito processado – muito menos colocar seu café quente em um copo de plástico (porque você pode se expor a componentes como o bisfenol, presente em copos plásticos e que é extremamente maléfico para o nosso organismo).

Além disso, existem algumas variações atraentes na tradicional receita de café à prova de balas. Você pode adicionar leite de coco ou pode optar por fazer sua bebida utilizando como base o chá verde, matchá ou chá chai…

Você pode até mesmo fazer um cacau à prova de balas!

Também é possível adicionar whey protein, por exemplo, como uma fonte adicional de proteína. Tenha cuidado para não adicionar adoçantes desnecessários. Qualquer adoçante, incluindo xaropes, açúcar ou mel, desencadeará uma resposta à insulina.

O objetivo do café à prova de balas é promover e/ou manter a “cetogênese”, um estado metabólico em que o corpo decide queimar gordura na ausência de carboidratos (é o que acontece quando se opta por uma dieta low carb ou cetogênica!)

Se for absolutamente necessário, você pode adicionar estévia, pois não interromperá o estado cetogênico.

Bulletproof coffee X Treino

O consumo do BPC também é bem difundido entre os praticantes de exercícios físicos, sendo consumido como uma bebida pré-treino, pois fornece energia e resistência imediatas.

O café no pré-treino promove o estímulo do sistema nervoso central e aumenta a liberação de catecolaminas (grupo de neurotransmissores como adrenalina e dopamina), que têm função estimulante. Também preserva o uso do glicogênio muscular (combustível) durante o exercício, assim, você rende mais e melhor.

Então essa combinação do café com óleo de coco pode diminuir a gordura corporal e ainda melhorar a performance do praticante de atividade física, mas é importante lembrar que só vamos ver os benefícios se tivermos hábitos alimentares equilibrados e a prática de atividade física regular!!!

Sugestões de preparo

1. Receita tradicional

Ingredientes:

  • 120ml de água
  • 2 colheres de chá de pó de café
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou óleo TCM
  • 1 colher de sopa rasa de manteiga (daquelas que falamos no texto)

Modo de Preparo:

Ferva a água, passe o café. Misture a manteiga, o óleo, e bata com mixer ou no liquidificador por 30 segundos.

2. BPC Massala

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de pó de café
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou óleo TCM
  • 1 colher de sopa rasa de manteiga (daquelas que falamos no texto)
  • 2 colher de sopa de gengibre em pó
  • 1 colher de sopa de cúrcuma em pó
  • 1 colher de sobremesa de cravo em pó
  • 1 colher de sopa de canela em pó

Modo de Preparo:

Ferva a água, passe o café. Misture as especiarias, a manteiga, o óleo, e bata com mixer ou no liquidificador por 30 segundos.

3. BPC com Whey Protein

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de pó de café
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou óleo TCM
  • 1 colher de sopa rasa de manteiga (daquelas que falamos no texto)
  • 1 porção de Whey Protein (preferencialmente sem sabor, ou de chocolate, ou baunilha)
  • 1 colher de sopa de canela em pó

Modo de Preparo:

Ferva a água, passe o café. Misture a canela, a manteiga, o óleo e o whey, e bata com mixer ou no liquidificador por 30 segundos.

Referências:

  1. Tibetan Tea and Its Tradition. Disponível em: https://www.tibettravel.org/tibetan-tea/;
  2. St-Onge, M. P., Bosarge, A. Weight-loss diet that includes consumption of medium-chain triacylglycerol oil leads to a greater rate of weight and fat mass loss than does olive oil. Am J Clin Nutr. Mar;87(3):621-6, 2008. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18326600;
  3. How to Make Bulletproof Coffee. Disponível em: https://blog.bulletproof.com/how-to-make-your-coffee-bulletproof-and-your-morning-too/;
  4. The Benefits and How-To Guide of Bulletproof Coffee. Disponível em: https://www.fix.com/blog/the-benefits-of-bulletproof-coffee/.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *