Como fazer chá de boldo e quais seus benefícios

Como fazer chá de boldo e quais seus benefícios

PUBLICIDADE

Vem com a gente conhecer melhor os benefícios do chá de boldo, esse chá que sempre foi um remedinho caseiro tão popular, sempre indicado pelas avós.

Que planta é essa?

Segundo o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, produzido pela ANVISA, existem três diferentes plantas conhecidas popularmente como boldo. São elas:

  • Peumus boldus Molina, nome popular: boldo-do-chile;
  • Plectranthus barbatus Andrews, nome popular: boldo-africano, boldo-brasileiro ou boldo-nacional;
  • Vernonia condensata Baker, nome popular: boldo-baiano.

Segundo a legislação brasileira, mesmo sendo conhecidas popularmente pelo nome de boldo, somente uma dessas plantas é considerada genuína. O verdadeiro chá de boldo é feito a partir da Peumus boldus Molina, ou como é conhecida, boldo chileno.

O boldo é uma planta medicinal muito conhecida e utilizada por toda a população brasileira. Em diferentes partes do país, as folhas dos três tipos de planta são comercializadas para a produção de chá. No entanto, não há plantação de boldo chileno no Brasil, somente os outros dois tipos, brasileiro e baiano, são cultivados aqui.

Como fazer chá de boldo?

O preparo do chá de boldo é bem simples. Você consegue encontrar a erva em qualquer mercado, lojas de produtos naturais ou farmácias. Mas se você conseguir a folha fresca é sempre a melhor opção.

Dica: faça uma horta no seu quintal, na varanda ou uma horta vertical na janela. Assim, você garante a pureza do produto que vai consumir!

Semelhante em aroma com à folha do hortelã, o boldo tem gosto bem amargo e forte. Preferivelmente é para ser consumido sem adição de açúcar, pois esse pode fermentar e dificultar a digestão.

Bom, mas vamos ao que interessa, a receita do chá de boldo:

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de água (240mL);
  • 1 colher de chá de folhas de boldo picado (10g).

Modo de preparo:

VEJA TAMBÉM:  Fitoterápicos: o que são, benefícios e como usar com segurança

Em uma panela ferva a água. Após fervura coloque essa água em um copo ou xícara de sua preferência e adicione as folhas de boldo. Deixe parado por 10 minutos. Passados os 10 minutos basta coar e está pronto o seu chá de boldo.

Dicas: não ferva a água com as folhas, para não deixar o chá muito amargo; procure consumir no máximo 3 xícaras por dia; dê preferência ao mel ou ao açúcar de coco para adoçar e, caso queira adicionar um sabor diferente, acrescente limão ou gengibre.

Benefícios do chá de boldo

O chá de boldo é amplamente conhecido por suas ações no sistema digestivo e hepático (no fígado). E como alguns outros tipos de chá, pelos efeitos diuréticos, calmante e ação antioxidante.

Composição do chá de boldo

  • Lactulona, uma substância que funciona muito bem no auxílio da digestão de gorduras;
  • Fitoquímicos: boldina, cânfora, limoneno, beta-pineno e cumarina. A boldina é apontada por diferentes estudos como o mais importantes dos princípios ativos do chá de boldo;
  • Flavonóides glicosilados, que aumentam o efeito diurético.

Sistema digestivo e hepático

  • Diminui azia e má digestão;
  • Ação obstipante (solta o intestino preso);
  • Melhora a digestão;
  • Reduz cólicas abdominais;
  • Reduz gases;
  • Melhora da função do fígado;
  • Reduz os efeitos de bebidas alcoólicas (a famosa “ressaca”);
  • Auxilia no tratamento da vesícula biliar.

Efeitos como os citados a cima estão associados à presença elevada da boldina. Ela é considerada responsável pelas ações digestivas, tanto as de secreções gástricas e biliares, como a de motilidade intestinal. Promove o aumento da quantidade de bile liberada, facilitando ao organismo maior digestão, e favorecendo também a regeneração das células do fígado. A boldina está diretamente ligada aos efeitos de proteções digestiva e hepática.

Emagrecimento

A presença da lactulona, composto que atua melhorando a digestão de gorduras, associada ao poder diurético, tornam o chá de boldo um aliado na perda de peso.

VEJA TAMBÉM:  Como fazer Chá Verde e como tomar

Mas lembre-se: sem abrir mão de uma alimentação balanceada e acompanhada por um profissional da saúde. Consulte um nutricionista para te mostrar os caminhos mais seguros para alcançar seus objetivos de forma saudável.

Efeito calmante

O chá de boldo possui efeito tranquilizante, podendo ser consumido antes de dormir, auxiliando para um sono mais  tranquilo.

Sistema urinário

Parte do efeito diurético se deve à presença dos flavonóides glicosilados no chá de boldo, são compostos fenólicos mais estáveis do que os fitoquímicos. Suas propriedades atuam no melhor funcionamento do sistema urinário.

Ação antioxidante

O potencial antioxidante dos flavonoides glicosilados, junto com a boldina, protege células e DNA contra a ação de radicais livres, principalmente no fígado.

Contraindicações

O consumo é contraindicado para pessoas que tenham cálculo biliar, obstrução dos ductos biliares e doenças hepáticas severas.

Nesses casos é muito importante consultar um médico para observar possíveis interações alimento X medicamento.

Também não é recomendado para gestantes, em especial nos 3 primeiros meses de gestação, já que pode estimular contrações uterinas. Procure um profissional da área da saúde antes de começar o consumo desse chá.

O consumo em excesso pode levar a episódios diarreicos, vômitos, problemas no sistema nervoso (efeito narcótico) e até convulsões.

Sempre consulte um nutricionista para melhor avaliar sua situação e decidir a estratégia alimentar mais compatível com o seu perfil e suas necessidades.

Referências:

  1. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2011. Disponibilizado em: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/farmacopeiabrasileira/conteudo/Formulario_de_Fitoterapicos_da_Farmacopeia_Brasileira.pdf
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Portaria nº 519, de 26 de junho de 1998. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/anvisalegis/portarias/519_98.htm
  3. Costa, F. H. M. Caracterização da composição química de extratos de boldos in natura e produtos comerciais derivados do boldo. Diamantina, MG, 2017. Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1590/1/fernando_henrique_marques_costa.pdf
PUBLICIDADE

Escrito por

Gabriela Spinelli

Nutricionista com CRN 17100371 formada em Nutrição pela UNIRIO

Atuação em nutrição escolar, apresentação de palestras da educação infantil ao ensino fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *