Como fazer chá de gengibre e seus benefícios no emagrecimento e na saúde

O chá de gengibre se tornou peça-chave no dia a dia de muitas pessoas, afinal, além de poder fazer parte de qualquer plano alimentar, seu consumo traz inúmeros benefícios nutricionais para o corpo!

A seguir, confira o passo a passo de como fazer 3 receitas diferentes do chá de gengibre – para beber quente ou gelado!

Chá de gengibre tradicional

Para reproduzir a receita básica do chá de gengibre, você precisará de:

1 litro de água filtrada

2 a 3 centímetros de gengibre fresco (ou 5 colheres dele macerado)

Modo de preparo:

Corte o gengibre ou macere-o. Após prepara-lo, espere a água ferver e o adicione. Tampe a panela e deixe em fogo baixo. Aguarde de 5 a 10 minutos.

Caso queira adoçar, acrescente mel ou açúcar de coco e desligue o fogo. Espere a temperatura abaixar, coe e está pronto para tomar!

Chá de gengibre com canela e limão

O frio começou e está com medo de gripes e resfriados? Esta receita ajuda (e muito) a prevenir o aparecimento dessas doenças, afinal, o limão é rico em vitamina C, um importante antioxidante que contribui para o funcionamento do sistema de defesa do corpo.

Para prepara-lo você precisará de:

1 a 2 centímetros de gengibre fresco (ou 4 colheres do rizoma macerado)

1 limão

½ pau de canela

3 folhas de eucalipto

3 folhas de hortelã

700ml de água

Mel ou açúcar de coco

Modo de preparo:

O procedimento é bem parecido com o chá de gengibre tradicional. Após preparar o gengibre, espere a água ferver e adicione-o junto da canela. Adicione metade do limão com casca e tampe a panela, deixando em fogo baixo. Aguarde de 5 a 10 minutos – neste momento, pode adicionar o mel ou o açúcar de coco para adoçar o chá. Dados alguns minutos, desligue o fogo. Esprema a outra metade do limão e adicione a hortelã e o eucalipto. Mantenha a tampa da panela fechada. Espere a temperatura diminuir, coe e está pronto para ser saboreado!

Chá de gengibre com chá verde e limão

Já pensou em unir os benefícios do Chá Verde com o gengibre? Dois importantes alimentos termogênicos em uma só receita culinária!

Para prepara-lo, você precisará de:

3 centímetros de gengibre fresco

1 litro de água filtrada

4 colheres de chá de chá verde

Suco de 1 limão

4 rodelas de limão

Mel ou açúcar de coco

Modo de preparo:

Depois de retirar a casca do gengibre, corte-o em fatias finas e leve-o para ferver em água. Após o processo de fervura, adicione o chá verde e deixe em infusão por 3 minutos. Adoce com o mel ou o açúcar de coco e deixe esfriar. Assim que a bebida estiver fria, acrescente o suco de limão. A dica é que esta receita seja servida gelada. Para dar um ar especial, decore-a com as rodelas de limão e pronto!

Benefícios do chá de gengibre à saúde 

Muito utilizado na culinária Asiática, o gengibre tornou-se um superalimento devido a todas as suas propriedades nutricionais e por ser considerado um remédio natural, importante para o sistema imunológico, ou seja, para a defesa do organismo.

Já foram reconhecidos mais de 100 componentes presentes no gengibre que podem trazer benefícios para a saúde. Entre esses, a ação dos compostos fenólicos são os mais estudados, como os gingeróis e sua forma desidratada (shagóis) por diversas ações.

Entre elas, destaca-se a ação antioxidante, pois tais compostos auxiliam no combate aos radicais livres, os quais são produzidos pelo próprio corpo em situações de estresse e podem prejudicar a estrutura e o funcionamento das células saudáveis, propiciando o envelhecimento precoce. O gengibre é um ótimo aliado às células do corpo!

Ainda, alguns óleos essenciais que fazem parte da sua composição, como timol, carvacrol e eugenol auxiliam na diminuição da ação de compostos inflamatórios, combatendo inflamações. Por esse motivo, o consumo diário de gengibre parece contribuir com a melhora dos sintomas de algumas doenças respiratórias.

Muitos estudos científicos também demonstraram a ação do gengibre na diminuição da dor e da fadiga muscular. Tornando-se um importante alimento para praticantes de atividade física.

Além disso, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reconhece o gengibre como um alimento capaz de auxiliar no tratamento contra náuseas causadas por movimentos, cirurgias, quimioterapias e até mesmo a gestação. Todavia, é preciso sempre perguntar a um médico da área ou nutricionista antes de começar a fazer o uso do chá de gengibre nestas situações.

O chá de gengibre parece auxiliar também no combate à bactéria H. Pylori, uma das principais causas de gastrites e úlceras estomacais. A bactéria pode entrar no corpo humano através da alimentação e se fixar no estômago, provocando as doenças. Estudos científicos mostraram que a ingestão do chá de gengibre causa uma diminuição de sua aderência ao estômago, dificultando sua fixação.

Os benefícios do gengibre na prevenção de alguns tipos de cânceres ainda estão sendo estudados, no entanto, alguns pesquisadores mostram que essa raiz pode ajudar a prevenir o câncer de estômago, já que é relacionado diretamente com alterações provocadas por úlceras estomacais. Ainda, sua substância 6-gingerol parece impedir o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas na região do intestino, prevenindo o câncer de cólon-retal, e alguns estudos realizados em animais também mostram a diminuição do risco de desenvolvimento de câncer do fígado.

O gengibre também apresenta composição rica em minerais, como o potássio, o zinco e o magnésio; e de vitaminas A, B e C!

Chá de gengibre e emagrecimento

Atualmente, a busca por esta raiz alcançou outros patamares e tem sido muito procurado devido aos seus benefícios em relação a perda de peso.

Por ser um alimento termogênico, essa raiz apresenta a capacidade de “acelerar” o metabolismo, aumentando a temperatura corporal e o gasto energético.

No entanto, como sabemos, não existem alimentos milagrosos que, de forma isolada, resolvem o problema de excesso de peso. É preciso adquirir uma alimentação saudável, variada e balanceada e também praticar exercícios físicos regularmente.

A recomendação para o consumo de gengibre ainda não é um consenso, no entanto, muitos estudos utilizam 1 colher de chá por dia dessa raiz.

Quer uma dica? O momento ideal para consumi-lo é, por exemplo, 15 minutos antes da atividade física em forma de chá!

Onde encontrar o gengibre?

A raiz pode ser encontrada in natura, em conserva, em forma de cápsulas, cristal ou pó. Normalmente, lojas de produtos naturais e supermercados possuem as mais variadas formas do gengibre. No caso da preparação de bebidas, o ideal é utilizar a raiz pura.

No momento da compra opte sempre pelo gengibre fresco e íntegro, que não esteja mofado, com as cascas mais lisas e sem furinhos. A parte de dentro deve estar amarelada, porém não muito fibrosa.

Sua melhor safra é de abril a junho, portanto, apresenta maior facilidade de produção, com menor preço e melhor valor nutricional nessa época.

Consumo em excesso do chá de gengibre

O consumo exagerado de gengibre ou chá de gengibre pode causar alguns efeitos colaterais, como vômitos, diarreias e irritações no estômago. Estes sintomas ainda são aumentados quando há o consumo concomitante e também em excesso de bebidas fontes de cafeína, como o café e chás escuros. Atente-se e consuma o chá de gengibre de maneira equilibrada!

Referências:

  1. MAIA, N. B. Et al. Obtenção e análise do óleo essencial do gengibre; efeito de secagem e processamento. Bragantia: 1991, vol. 50, nº1, p.83 – 92. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0006-87051991000100009&script=sci_abstract&tlng=pt
  2. Análise prospectiva do agro negócio gengibre no estado do Paraná. Horticultura Brasileira, v.23, n.4, p.1022-8, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-05362005000400033&script=sci_abstract&tlng=pt
  3. JOLAD, S.D. Commercially processed dry ginger (Zingiber officinale): composes and effects on LPS stimulated PGE2 production. Phytochemistry, v.66, p.1614-35, 2005. KOROCH, A. et al. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0031942205002244

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *