Como fazer cream cheese de kefir e quais suas qualidades

Como fazer cream cheese de kefir e quais suas qualidades

O Kefir é um alimento simbiótico, que combina os benefícios de probióticos e prebióticos, produzindo uma refrescante bebida a partir da fermentação de bactérias e leveduras em leite (conhecido como “Kefir real“ ou “Kefir de leite“) ou em água, através do açúcar mascavo, conhecido como “Kefir de água“.

Os dois tipos de Kefir, quando consumidos com frequência, conferem muitos benefícios à saúde, veja só:

  • Controle e equilíbrio da microbiota intestinal;
  • Estabilização da microbiota após o uso de antibióticos;
  • Resistência gastrointestinal à bactérias causadoras de doenças;
  • Ação antimicrobiana, protegendo o organismo contra infecções;
  • Melhora da digestão da lactose;
  • Estímulo ao bom funcionamento do sistema imunológico;
  • Alívio da constipação intestinal (intestino preso);
  • Melhora na absorção de vitaminas e minerais;
  • Prevenção de câncer;
  • Modulação de reações alérgicas;
  • Melhora da saúde urinária e genital das mulheres;
  • Controle dos níveis de lipídeos e da pressão arterial.

E o melhor de tudo isso é que, além de consumir o Kefir em sua forma in natura, é possível preparar diversas receitas deliciosas a partir desse alimento!

Hoje vamos ensinar como preparar cream cheese de Kefir! Para essa receita é recomendado que utilize o Kefir de leite como base. Vamos lá?

Como fazer o kefir de leite em casa?

Para produzir o Kefir de leite você vai precisar de:

  • Um cultivo de grãos de Kefir de leite, que você pode pedir em um grupo de doação com membros dispostos a doar porções de Kefir em todo o Brasil;
  • Um recipiente de vidro para fermentar os grãos;
  • Um pano limpo estilo voal (furadinho) ou gaze;
  • Elástico para prender o pano no recipiente de vidro e evitar a entrada de insetos;
  • Uma peneira de plástico (o contato com o metal pode prejudicar os microorganismos);
  • Um recipiente de vidro com tampa para armazenar o leite de Kefir já fermentado.

Modo de preparo:

Em um recipiente de vidro bem limpo, coloque o leite, preferencialmente integral. Adicione os grãos de Kefir (cerca de 2 a 4 colheres de sopa para cada litro de leite). Cubra com um pano ou gaze, prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 48 horas em temperatura ambiente e em local longe de luz (um cantinho do armário é ideal).

Quanto maior for a temperatura, mais rápido o leite vai fermentar, e quanto mais tempo durar a fermentação, mais ácido o leite de Kefir ficará. Por isso, você pode experimentar diversas combinações de quantidade de grãos, temperatura e fermentação para produzir uma bebida que mais se ajuste ao seu paladar. Pode ser que em locais de temperatura quente o leite já esteja fermentado em apenas 12 horas.

Depois de fermentar, coe os grãos de Kefir e armazene o líquido fermentado em um recipiente com tampa. Retorne os grãos para um recipiente limpo com leite para reiniciar o processo.

Depois de pronto, o leite de kefir pode ser armazenado na geladeira por até 3 dias e a partir dele é possível fazer um iogurte mais cremoso como o iogurte grego, um cream cheese ou até mesmo um queijo mais firme.

Receita de Cream Cheese (Queijo Cremoso) de Kefir

Ingredientes:

1 litro de leite;
1 colher de sopa de grãos de Kefir;
Azeite.

Sugestões de temperos:

Alho;
Pimenta calabresa;
Folha de louro;
Orégano;
Chimichurri;
Sal.

Modo de preparo:

Coloque o leite e os grãos de Kefir em uma jarra para fermentar por 48 horas. Retire os grãos de Kefir com uma peneira de plástico e coloque para fermentar novamente. Pegue o leite de Kefir que foi peneirado, coloque em um coador de pano para escorrer o soro. Mantenha na geladeira durante esse processo por 2 dias. Se quiser o cream cheese bem molinho, com 12 horas já está pronto, quanto mais tempo dessorando, mais durinho fica o queijo.

Em um frasco de vidro coloque azeite, os dentes de alho cortados ao meio, sal, e os temperos que desejar. Com duas colheres de plástico retire porções do queijo de Kefir e molde em bolas. Coloque no azeite e deixe marinando de 1 a 2 dias para que o queijo possa absorver os sabores.

Assim, o seu queijo cremoso de Kefir estará pronto para compor receitas leves, torradinhas, pães integrais e aperitivos deliciosos! Aproveite!

Escrito por

Fernanda Heitzmann

Nutricionista com CRN 35792 formada em Nutrição pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Especialista em Fisiologia do Exercício – CEFIT Ex-Secretária Geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *