Como fazer farinha de coco em casa

A farinha de coco, além de muito saborosa, é uma ótima opção saudável para ser incluída no nosso dia a dia.  Isso porque atribui uma maior quantidade de fibras na nossa rotina, bem como todos os benefícios provenientes delas.

A farinha de coco pode ser comprada já pronta para consumo, estando disponível nas versões de farinha de coco branca pura e farinha de coco com casca.

Outra opção é produzir a nossa própria farinha. Mas como fazer farinha de coco?

Fazendo a farinha de coco em casa

Não são muitos processos, tornando essa receita relativamente fácil. Mas vale a pena prestar atenção em todas as etapas para que sua farinha seja sensacional! Então vamos lá!

Escolhendo o coco

É muito importante saber escolher o coco que você irá utilizar. Para isso, selecione um coco seco que esteja com a casca sem perfurações nem partes mofadas, e que, ao agitar, você consiga identificar a existência de água no interior da fruta. Nunca escolha um coco que não tenha essa água, pois isso significa que ele não está fresco.

Abrindo o coco

Pensar em abrir um coco pode ser intimidador para muitas pessoas, mas na verdade não é tão difícil assim.

O coco possui três orifícios na sua casca. Com a ponta dos dedos, aperte-os até que encontre o mais macio. Feito isso, fure-o com a ponta de uma faca e retire toda a água.

Coloque o coco em uma assadeira e leve ao forno a 200°C para assar durante uns 20 minutos, ou até que se forme rachaduras na superfície da fruta.

E agora vem a parte divertida! Com um martelo, dê algumas batidas em toda a superfície do coco, para que a polpa descole da casca. Fazendo isso, bata com mais força com o martelo, até que o coco se despedace. Lave os pedaços em água corrente e depois pique-os com uma faca.

O “leite” do coco

Como em qualquer farinha, por ser um produto bem seco, é necessário extrair toda a parte aquosa do alimento. Então, primeiro deve-se produzir o “leite” do coco, para que o resíduo restante dê origem à nossa farinha.

Coloque o coco em uma panela e adicione água o suficiente até cobrir todos os pedaços da fruta. Leve ao fogo e deixe até que ferva. Desligue o fogo, espere amornar e transfira tudo para um liquidificador. Bata bem.

Para filtrar, você pode utilizar um tecido voil, ajustando-o à uma jarra ou qualquer outro recipiente de sua escolha para guardar o “leite” de coco. Assim, transfira o conteúdo do liquidificador pelo tecido e aperte bem para que todo o líquido seja extraído e sobre somente o resíduo.

Pronto! Seu “leite” de coco está pronto e você pode utilizá-lo em diversas receitas. Armazene-o em geladeira de 3 a 5 dias.

Finalizando a farinha de coco

Para transformar o resíduo do “leite” de coco em farinha de coco, leve-o em uma panela ao fogo baixo, por cerca de 20 minutos, mexendo constantemente até que seque bem e doure.

E está pronta a sua farinha de coco! Agora é só aproveitar desse incrível ingrediente em sua rotina.

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *