Como fazer leite de castanha do Pará e como utilizar

Como fazer leite de castanha do Pará e como utilizar

Muito saborosa e com inúmeros benefícios à saúde, a castanha do Pará – conhecida internacionalmente como castanha do Brasil – é um alimento fundamental na alimentação do dia a dia.

Todavia, você já fez ou experimentou o leite de castanha do Pará? Além de ser extremamente versátil, ele é rico em selênio e muito saboroso, podendo ser utilizado de diversas formas, em várias receitas e em diferentes momentos do dia!

Como fazer leite de castanha do Pará

Em uma vasilha, coloque as castanhas e cubra com o dobro de água, deixando-as de molho por pelo menos 8 horas. Escorra a água, lave e coloque no liquidificador junto de água filtrada e bata por pelo menos 1 minuto. Com um pano, tecido ou peneira fina, coe quantas vezes você quiser para que a substância fique mais “fina”. E está pronto! O leite já pode ser adicionado em sua rotina.

Como todo processo, é preciso ressaltar algumas dicas para que você aproveite ainda mais o alimento:
Dica 1: que tal adicionar essências naturais ou frutas secas ao seu leite vegetal para dar um sabor diferente?
Dica 2: deixe o leite em um pote de vidro esterilizado por até 3 dias na geladeira, o seu prazo para consumo é bastante limitado!
Dica 3: é possível que com o passar dos dias, o leite se separe em uma camada mais rala e outra mais grossa. Neste caso, é só misturar antes de consumir.

Como utilizar o leite de castanha do Pará

Os leites vegetais, feitos a partir de castanhas, são muito versáteis e, por isso, é possível utiliza-los de inúmeras maneiras:

  • É viável utilizar o leite de castanha do Pará em receitas doces e salgadas e, ainda, é um ótimo substituto para o creme de leite!
  • Caso prefira preparações mais práticas para o dia a dia, pode ser adicionado à cereais matinais ou à saladas de frutas.
  • E se preferir, pode consumi-lo puro, como uma opção de bebida para o seu dia! 

O mais legal de tudo isso é que se trata de um alimento saudável e bastante democrático, afinal, pode ser introduzido em dietas veganas e vegetarianas, pois não levam nenhum alimento de origem animal em sua composição e, ainda em dietas para intolerantes à lactose e ao glúten!

E olhe só: os resíduos também podem ser aproveitados e o resultado são de dar água na boca!

Pra quem não consegue abandonar os doces, uma opção interessante é misturar o leite de castanha do Pará com cacau em pó, muito indicado para ser consumido no café da manhã ou em pequenos lanches entre as refeições principais.

Ainda falando sobre os lanches, com o resíduo que sobra ao final do processo de preparação do leite de castanha do Pará, pode-se misturar sal, azeite e limão até formar uma pasta. O resultado é um creme de ricota vegano, perfeito para comer com torradinhas!

Já para as refeições principais, se quiser inovar nos molhos que acompanham suas receitas, é possível utilizar o leite de castanha do Pará para preparar molho branco ou molho ao sugo. Além de ficar com um gosto indescritível, o molho branco com leite vegetal possui menos gorduras saturadas, quando comparado à receita tradicional.

Benefícios da castanha do Pará

A castanha do Pará apresenta inúmeros benefícios à saúde e já se tornou uma grande aliada da alimentação saudável!

Essas oleaginosas possuem um alto teor de gorduras boas, as gorduras insaturadas, que auxiliam no controle dos níveis de colesterol sanguíneo, colaborando com a proteção do sistema cardiovascular.

Apesar de possuir diversos compostos antioxidantes, sua principal característica é a abundância do selênio (um mineral com alto poder antioxidante) em sua composição, o qual também auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico. Uma única castanha fornece 150% da recomendação diária de selênio!

As castanhas do Pará ainda contam com uma boa quantidade de fibras (essenciais ao bom funcionamento do intestino) e de proteínas que, junto às gorduras insaturadas, auxiliam na promoção da sensação de saciedade, podendo contribuir com a manutenção do peso saudável.

Há também uma grande quantidade de fósforo e magnésio em sua composição, minerais importantes para a construção dentária e óssea.

Contraindicações

Pessoas alérgicas à nozes ou outras oleaginosas não podem consumir o leite vegetal de castanha do Pará. Sendo assim, é essencial consultar um nutricionista antes de realizar qualquer novo consumo.

É importante lembrar: consuma o leite de castanha do Pará de maneira equilibrada. Como possui uma quantidade significativa de selênio, o consumo em excesso pode causar intoxicação, provocando náuseas, vômitos e até distúrbios emocionais.

O leite de castanha do Pará é indicado para crianças em fase de desenvolvimento, já que o alimento possui um aminoácido que estimula a produção do hormônio de crescimento que favorece a saúde da criança. Entretanto, não é permitido que o leite materno seja substituído!

Referências

  1. Lancet 2000. The importance of selenium to human health.
  2. Frontiers in Aging Neuroscience 2014. Nutritional status, oxidative stress and dementia: the role of selenium in Alzheimer’s disease.
  3. European Journal of Nutrition 2013. Protective effect of phytate on bone mass loss in postmenopausal women.

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