Como fazer manteiga ghee, receita e modo de conservação

‌Na busca por alimentos mais saudáveis e naturais, um tipo “diferente” de manteiga vem ganhando destaque e sendo cada dia mais consumida: a manteiga ghee.

Em alguns lugares é também conhecida como manteiga de garrafa, manteiga clarificada ou butter oil, utilizada na medicina Ayurveda e Indiana.

Que tal aprender como fazer a manteiga ghee, experimentar algumas receitas e saber mais sobre o seu modo de conservação? Então, vamos lá!

São diversas as vantagens da manteiga ghee!

Essa manteiga é rica em vitaminas com ação antioxidante, as quais ajudam no retardo do envelhecimento de nossas células, refletindo em uma melhor imunidade.

Ainda, esse tipo de manteiga – mesmo sendo derivada do leite – pode ser consumida por intolerantes a lactose, dependendo, é claro, do nível de intolerância, afinal, no processo de preparação da manteiga ghee, boa parte da lactose é retirada! No entanto, alérgicos à caseína (proteína do leite), atenção: o consumo da manteiga ghee não é indicado, pois mesmo com um baixo teor da caseína, ainda existe uma quantidade significativa em sua composição.

Melhor forma de armazenar e consumir sua manteiga ghee

Assim como qualquer alimento perecível precisamos ter cuidado no armazenamento da manteiga ghee. muitas vezes, recomenda-se armazenar a ghee em temperatura ambiente, ou seja, fora da geladeira, já que trata-se de um tipo de manteiga mais resistente ao calor, por só oxidar em temperaturas mais altas!

No entanto, devemos sempre ficar atentos aos sinais de aparecimento de fungos ou bactérias que possam crescer no alimento.

É importante fracionar sua ghee em potes menores sempre bem fechados, evitando colocar talheres sujos em contato com o alimento, para uso em curto espaço de tempo. As outras porções podemos armazenar na geladeira, pois o armazenamento em temperatura de refrigeração ou congelamento retarda ou ” engessa” o processo de crescimento bacteriano. Quando for necessário consumir, basta deixar a sua ghee em temperatura ambiente que rapidamente ficará em forma líquida!

A manteiga ghee pode ser adicionada em torradas e pães quentinhos, ainda, pode fazer parte de diversas receitas culinárias, como: bolos, tortas, bebidas termogênicas (bulletproof coffee), omeletes, grelhados, entre outras.

Vamos preparar as receitas?

Apesar da base, existem diferentes métodos de preparo da manteiga ghee!

Manteiga ghee com filtragem em pano de algodão

Ingredientes

  • 500 gramas de manteiga sem sal
  • Uma panela grande e alta
  • Um filtro ou pano de algodão

Modo de preparo

Na panela, coloque toda a manteiga e leve ao fogo baixo para que derreta. Cuidado para não colocar em fogo alto para a manteiga não queimar! Deixe cozinhar até formar uma espuma branca na superfície. Retire essa espuma lentamente com uma escumadeira ou colher grande. É necessário repetir o processo até que a espuma pare de se formar.

Retirando toda a espuma branca que se formada, precisamos deixar a manteiga descansar por uns 20 ou 30 minutos em média, para que o restante dos sólidos desça para o fundo da panela.

Despeje o líquido no pano ou filtro de algodão, tendo cuidado para não ir junto as impurezas. Coloque em um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira.

Manteiga clarificada temperada

Ingredientes

  • 250 gramas de manteiga sem sal
  • 1 colher de sobremesa de orégano desidratado
  • 1 colher de sobremesa de alecrim
  • 1 colher de café de açafrão

Modo de preparo

Coloque a manteiga em uma panela, em fogo médio, até começar a ferver. Depois da fervura, começará a formar uma espuma que vai diminuindo aos poucos. Depois da redução dessa espuma, retire do fogo e espere alguns minutos. Então, começarão a aparecer cristais no fundo da panela, que nada mais são do que a lactose. Retire a espuma formada, separe o óleo que estará ao meio (que é a própria manteiga ghee) e descarte os cristais brancos do fundo.

Depois de fria, misture os temperos. É ideal armazenar em um vidro tampado, estando pronta para usar!

Calda de chocolate com manteiga ghee

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de leite desnatado ou extrato vegetal de castanhas
  • 4 colheres de sopa de achocolatado sem açucar
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de manteiga ghee

Modo de preparo

Vamos colocar todos os ingredientes em uma panela pequena antiaderente. Leve ao fogo baixo até levantar fervura. Mexa para não grudar no fundo da panela, até que a calda fique grossa. Depois de pronta, espere esfriar e adicione em bolos, sorvetes, saladas de frutas e outros doces da sua preferência!

Café termogênico

Ingredientes

  • 150 ml de café preto já filtrado
  • 1 colher de café de manteiga ghee
  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco
  • Canela em pó a gosto
  • Adoçante ou açúcar de coco a gosto

Modo de preparo 

Faça o café coado no modo de sua preferência ou o café expresso em sua máquina disponível. Misture todos os ingredientes e bata em liquidificador (ou misture com mixer). Ideal para consumir 40 minutos antes dos treinos ou ao acordar!

Referências:

  1. Carmem Lygia Burgos Ambrósio, Nonete Barbosa Guerra, Jorge Mancini Filho. Características de identidade, qualidade e estabilidade da manteiga de garrafa. Parte II — estabilidade. Aliment. vol.23 no.3 Campinas Sept./Dec. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-20612003000300009&script=sci_abstract&tlng=pt

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *