Como ler e intepretar os rótulos de alimentos

Quando pensamos em alimentação saudável, logo imaginamos um menor consumo de produtos industrializados e uma alimentação mais natural possível.

No entanto, com a rotina corrida e a falta de tempo para preparar uma refeição mais caseira e com alimentos frescos todos os dias, acabamos lançando mão de alternativas mais práticas.

No entanto, mesmo optando pelo consumo de industrializados em algumas situações, a preocupação com a composição do alimento é muito importante.

Desse modo, saber ler e entender melhor o rótulo de alimentos têm sido pauta importante entre profissionais de saúde.

Isso se justifica, pois só assim é possível fazer escolhas conscientes e seguras, uma vez que através do rótulo é possível identificar:

  • Valor nutricional – quantidade de cada nutriente
  • Nível de processamento – se passou por poucas ou muitas etapas de processamento
  • Identificação de origem – quem produziu?
  • Lote – serve para fazer rastreamento em caso de intoxicação ou qualquer alteração no produto
  • Data de validade – margem segura para consumir o alimento

No Brasil, quem regulamenta e fiscaliza a forma com que essas informações estão sendo colocadas nos rótulos de alimentos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Já a legislação que estabelece os critérios obrigatórios para elaboração da rotulagem nutricional é a RDC 360/03 – REGULAMENTO TÉCNICO SOBRE ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS EMBALADOS, disponível para consulta na internet.

Essa regulamentação é importante porque é a rotulagem que irá informar ao consumidor o que exatamente ele está levando para a casa, bem como evitar prejuízos maiores.

Como por exemplo, indivíduos alérgicos ou intolerantes, que podem ter reações muito graves caso tenham contato com algum ingrediente nocivo.

Mas, afinal, como ler e interpretar rótulos de alimentos de forma correta?

Todos os alimentos industrializados precisam ter rótulo?

De uma forma geral, sim, inclusive bebidas, quando são produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para a oferta ao consumidor.

No entanto, há exceções, como por exemplo, qualquer tipo água destinada ao consumo humano, bebidas alcoólicas, sal, produtos fracionados nos pontos de venda, dentre outros.

Nutrientes obrigatórios

Em todos os rótulos de alimentos há uma parte destinada a informação nutricional, sendo que alguns itens são obrigatórios e outros opcionais.

Os componentes obrigatórios são:

  • Valor energético
  • Carboidratos
  • Proteínas
  • Gorduras Totais: Gorduras Saturadas / Gorduras Trans
  • Fibra Alimentar
  • Sódio

Já os componentes opcionais são as vitaminas e os minerais, porém, quando há alegação de propriedades nutricionais específicas (Ex:”rico em vitamina C“) ou qualquer outra declaração que faça referência à esse nutriente, estes passam a ser obrigatórios.

Consumo moderado

Dentre esses nutrientes, destaca-se a gordura saturada, que quando é consumida em excesso pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Está presente geralmente em produtos de origem animal.

Do mesmo modo, o sódio também faz parte dos nutrientes que devem ser consumidos com moderação, pois está associado ao aumento da pressão arterial e é encontrados na grande maioria de produtos industrializados.

Apesar da obrigatoriedade na declaração destes nutrientes nos rótulos de alimentos, há exceções que podem confundir o consumidor. A gordura trans, por exemplo, não precisa ser declarada quando é menor que 0,2 g na porção do alimento.

Dica: alimentos que possuem ingredientes como a gordura vegetal hidrogenada, margarinas ou gorduras provenientes de animais ruminantes, contêm gorduras trans, mesmo que esta não esteja declarada no rótulo.

Porção x Medida caseira

Você sabe a diferença entre elas?

Antes de entender a diferença entre porção e medida caseira, vale ressaltar que considera-se como base para a elaboração do rótulo uma dieta de 2.000 Kcal.

A partir desse valor foi estabelecido o quanto de caloria representa uma porção para cada tipo/grupo de alimento.

Sendo assim, a porção, de uma forma geral, mostra a quantidade média que um indivíduo saudável deve consumir por refeição.

Já a medida caseira é uma forma de simplificar e leitura do rótulo para o consumidor, utilizando como referência utensílios do dia a dia, como por exemplo, xícara de chá, colher de sopa, prato fundo, etc.

Valor Diário (%VD)

O valor diário de referência (%VD) é apresentado na forma de porcentagem. Esse valor está relacionado ao quanto cada nutriente representa dentro das 2.000 Kcal.

No entanto, apesar de serem informações muito importantes, os nutrientes isoladamente não servem como parâmetro para determinar se o alimento é ou não saudável.

Para isso, existe a lista de ingredientes, também obrigatória, em que conseguimos saber com detalhes, do que o alimento é composto.

Lista de Ingredientes

É justamente nessa parte do rótulo que conseguimos identificar o nível de processamento do alimento, se possui muito açúcar, se contém ingredientes potencialmente alérgicos, etc.

Mas, o que exatamente ela significa?

Ela nos conta quais ingredientes foram utilizados para preparar o produto industrializado e a forma como é escrita nos ajuda a entender qual a proporção de cada ingrediente.

Como assim?

Isso mesmo, as lista de ingredientes deve se apresentar em ordem decrescente, ou seja, do maior para o menor ingrediente.

Isso significa que o nutriente que aparece em primeiro na lista é que mais está presente no alimento.

Portanto, se esse primeiro ingrediente é o açúcar, podemos considerar que é um alimento rico em açúcar, e consequentemente, deve ser consumido com moderação.

Mas, como saber o nível de processamento dos alimentos?

  • Alimentos in natura: obtidos diretamente de plantas ou animais, sem sofrer nenhum tipo de alteração (vegetais, frutas);
  • Alimentos minimamente processados: alimentos in natura que passam por limpeza e processos similares, mas que não envolvam adição de açúcar, sal, óleos ou outras substâncias (arroz branco ou parboilizado, frutas secas, suco de frutas, etc.);
  • Alimentos ultraprocessados: gorduras hidrogenadas, amido modificado, sorvetes, balas, misturas para bolos, macarrão instantâneo, etc.

Diet x Light

Você saberia diferenciar um alimento diet de um alimento light? Se você respondeu não, não há nada de errado, pois é muito comum haver confusão.

Ainda assim, é muito comum nos depararmos com produtos com essas alegações nas prateleiras. Mas então, qual a diferença entre eles?

  • Diet: usados apenas para alimentos para fins especiais, com restrição de algum nutriente (carboidrato, gordura, proteína, sódio);
  • Light ou Zero: quando é baixo ou reduzido em algum nutriente, não apenas em calorias. Pode ser baixo em sódio, por exemplo.

Referências:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2014, 2ed. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
  2. Ministério da Saúde. Rótulos de Alimentos: orientações ao consumidor. 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2112-rotulos-de-alimentos-orientacoes-ao-consumidor
  3. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RDC_360_2003_COMP.pdf/caab87a1-e912-459f-8bc0-831a48b95da9
  4. Brasília. Ministério da Saúde. Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de alimentos. 2005. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4
  5. Machado, R. L. P. Manual de Rotulagem de Alimentos. Embrapa. 2015, 1516-8247. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/142308/1/DOC-119.pdf
  6. Produos Diet e Light. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=2864203&_101_type=content&_101_groupId=219201&_101_urlTitle=diet-e-light&inheritRedirect=true

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *