Como utilizar óleo de abacate e suas vantagens para a dieta

O abacate (Persea americana Mill.) é uma fruta presente em regiões tropicais e subtropicais que possui grande potencial econômico e nutricional. O Brasil é um de seus maiores produtores mundiais e sua árvore, o abacateiro, pode ser encontrado por todo o país.

É um fruto de alto valor nutritivo e energético, caracterizado pelo elevado teor de gorduras “boas”. É rico em vitaminas e compostos fitoquímicos bioativos, como a vitamina C, vitamina E, vitamina B6, carotenoides (precursores da vitamina A), esteróis, compostos fenólicos, entre outros.

Mas, você sabia que além de seu consumo in natura, existe também a possibilidade de extração e utilização do seu óleo?

O QUE É O ÓLEO DE ABACATE E PARA QUE SERVE?

O óleo de abacate é um óleo vegetal extraído a partir da centrifugação dos frutos maduros e consistência amolecida, que apresentam teores mais elevados de óleo. É encontrado em maior quantidade na polpa, uma vez que o caroço e a casca possuem menos gorduras.

Frutos que apresentam altos teores de lipídeos na polpa poderão constituir-se em uma matéria-prima importante para obtenção de óleo, considerando-se a quantidade de óleo que pode ser obtida por unidade de área cultivada.

É muito utilizado em sua forma bruta pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos em razão de suas características físicas e químicas, e pelo alto teor de vitamina E (α-tocoferol), em torno de 3%.

Porém, com a popularidade e a divulgação dos benefícios das gorduras monoinsaturadas, vem sendo utilizado na alimentação como substituto de óleos e gorduras saturadas.

PROPRIEDADES DO ÓLEO DE ABACATE

O óleo de abacate é rico em ácidos graxos monoinsaturados (considerados gorduras boas, quando consumida com moderação), em especial o ácido oleico (ômega-9). É composto também pelos ácidos mirístico, palmítico, palmitoléico, esteárico, linoleico e linolênico.

Se destaca pela excelente qualidade nutricional, já que apresenta em sua composição fitoquímicos bioativos como tocoferóis, esqualeno, β-sitosterol, campesterol e acetato de cicloartenol, que ajudam no controle do colesterol.

Além disso, apresenta grande concentração de vitamina E sob a forma de α-tocoferol, um importante antioxidante lipossolúvel.

O óleo de abacate assemelha-se muito com o azeite de oliva pela similaridade de suas propriedades físico-químicas, principalmente pela composição de seus ácidos graxos, predominando em ambos o ácido oleico.

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE ABACATE

Como explicamos acima, o óleo de abacate possui diversas propriedades nutricionais. Tais propriedades podem oferecer efeitos benéficos para o corpo humano, como a melhora na saúde cardiovascular:

IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE CARDIOVASCULAR

Um dos maiores benefícios do óleo de abacate que vem sendo demonstrado em estudos é seu efeito protetor sobre o coração e sua capacidade de prevenção de dislipidemias, que estão intimamente ligadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Isso se deve ao fato de o óleo de abacate ser rico em gordura monoinsaturada, que atua como coadjuvante no tratamento de hiperlipidemias e, em substituição a gorduras saturadas, exerce efeitos fisiológicos na diminuição dos níveis de colesterol sérico total, de triglicérides, e do colesterol “ruim” (o LDL), sem redução do colesterol “bom” (o HDL) em indivíduos com hipercolesterolemia.

Além disso, foi observado que uma dieta rica em ácido oleico (ômega-9) reduz os níveis de fibrinogênio do sangue, que atua no desenvolvimento de lesões das artérias, o que ajuda na prevenção de doenças coronárias.

O óleo de abacate é fonte do fitoquímico beta-sitosterol, que é extraído dos óleos vegetais, e auxilia na redução do colesterol do sangue por competir com a absorção do colesterol da luz intestinal.

Além disso, apresenta o fitonutriente glutationa, que age como antioxidante diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.

AÇÃO ANTIOXIDANTE

Por ser rico em vitaminas e compostos fitoquímicos bioativos, como a vitamina C, vitamina E, vitamina B6, carotenoides, esteróis, o óleo de abacate possui atividades antioxidantes, principalmente por causa de seus compostos fenólicos.

Essa atividade faz com que as lesões de oxidação causadas pelos radicais livres nas células sejam inibidas e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Além disso, o óleo de abacate é fonte de vitamina E, um importante antioxidante. A recomendação diária para a vitamina E é de 10 mg de a-tocoferol. Diante disso, conclui-se que o óleo de abacate é uma boa fonte desta vitamina, pois 30 mL deste óleo atendem a 18% das necessidades diárias de um adulto.

PROPRIEDADE ANTI-INFLAMATÓRIA

Estudos mostraram que a fração insaponificável do óleo de abacate apresenta efeito inibitório sobre mediadores inflamatórios e efeito estimulante sobre a síntese de colágeno nas articulações.

Os mecanismos pelos quais os insaponificáveis do abacate e soja são eficazes no tratamento dos sintomas da osteoartrite não são muito conhecidos.

Contudo, seus benefícios podem ser atribuídos à presença de fitoesteróis, como beta-sitosterol, campesterol e estigmasterol, que possuem efeitos anti-inflamatórios, propriedades antioxidantes, analgésicas e à capacidade do composto de produzir fatores de crescimento associados à homeostase da cartilagem para promover sua reparação.

HIDRATAÇÃO DE PELE E CABELOS

O óleo de abacate é vastamente utilizado pela indústria de cosméticos, uma vez que faz parte de sua composição, em elevadas quantidades, a fração insaponificável responsável por propriedades regenerativas da epiderme.

Além dessa propriedade, o óleo de abacate apresenta:

  • fácil absorção pela pele, sendo usado como veículo de substâncias medicinais;
  • poder de absorção de perfumes, de grande valia para a indústria de cosméticos;
  • fácil formação de emulsão, tornando-o ideal para fabricação de sabões finos e, se refinado, pode ser usado para fins alimentícios.

COMO UTILIZAR O ÓLEO DE ABACATE

O óleo de abacate pode ser utilizado em sua forma pura como substituto ao azeite de oliva no preparo de diversos pratos e para temperar saladas.

Por ser um óleo rico em vitaminas e antioxidantes, é um excelente hidratante para pele e cabelos secos. Pode ser aplicado diretamente no corpo e no couro cabeludo, espalhando pelos fios e massageando todas as áreas para auxiliar a penetração do óleo. Para essa finalidade pode-se utilizar o óleo puro ou o óleo essencial de abacate, que possui fins terapêuticos.

Você pode encontrar o óleo de abacate na forma de cápsulas em lojas de suplementos. Porém, não utilize suplementos alimentares sem a orientação de um médico ou nutricionista.

UTILIZE ÓLEOS COM MODERAÇÃO

O óleo de abacate é um alimento riquíssimo em vitaminas e antioxidantes e oferece diversos benefícios à saúde.

É um ótimo substituto das gorduras saturadas e da maioria dos óleos vegetais para o preparo dos alimentos, pois é fonte de ácidos graxos monoinsaturada, a chamada “gordura boa”.

Porém, apesar de o ácido oleico (ômega-9) estar intimamente relacionado com a melhora da saúde cardiovascular, apresenta elevado valor calórico e seu excesso pode ser prejudicial ao organismo.

Por isso, utilize com moderação! E lembre-se: para usufruir de todos os seus benefícios, seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Referências:

  1.  Daiuto ER, Tremocoldi MA, Alencar DM, Vieites RL, Minerelli PH. Composição química e atividade antioxidante da polpa e resíduos do abacate “Hass”. Revista Brasileira de Fruticultura, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/114586/S0100-29452014000200018.pdf?sequence=1&isAllowed=y
  2. Rocha TEDS. Composição de ácidos graxos e de fitoesteróis em frutos de quatro variedades de abacate (Persea americana Mill). 2008. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/5807/1/2008_TatianaEvangelistaSilvaRocha.pdf
  3. Salgado JM, et al. O óleo de abacate (Persea americana Mill) como matéria-prima para a indústria alimentícia. Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/1194/2/art_SALGADO_O_oleo_de_abacate_Persea_americana_Mill_2008.pdf
  4. Tango JS; Carvalho CRL; Soares NB. Caracterização física e química de frutos de abacate visando a seu potencial para extração de óleo. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 26, n. 1, p. 17-23, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbf/v26n1/a07v26n1 
  5. Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular: ISSN-0066-782X.Volume 100, n° 1, supl.3. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2007000700002&script=sci_arttext
  6. Rodrigues LCC, et al. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DO CAROÇO DE ABACATE SOBRE A PERITONITE INDUZIDA PELA CARRAGENINA EM RATOS. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 13, n. 2, p. 367-376, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/139197/000863470.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *