Conheça os 7 benefícios do vinagre de maçã

O vinagre de maçã é o tipo mais popular de vinagre. É um produto básico da cozinha e têm vários benefícios para a saúde.

O vinagre de maçã existe há muito tempo e desde então tem sido usado para desintoxicação, tratamento de pneumonia e perda de peso. Alguns afirmam que o antigo médico grego Hipócrates usou para curar uma série de doenças.

Quando se trata de perda de peso, é necessário adicionar um pouco de vinagre de maçã à sua dieta, claro que ela já deve ser saudável.

Entre os benefícios, inclui perda de peso, redução do colesterol, níveis mais baixos de açúcar no sangue e melhora dos sintomas de diabetes.

É também um antigo remédio popular, e tem sido usado para vários fins domésticos e culinários.

O que é o vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é feito em um processo de fermentação em duas etapas.

Primeiro, as maçãs são cortadas ou esmagadas e combinadas com fermento para converter seu açúcar em álcool. Em segundo lugar, as bactérias são adicionadas para fermentar o álcool em ácido acético.

A produção tradicional de vinagre de maçã leva cerca de um mês, embora alguns fabricantes acelerem drasticamente o processo de modo que leve apenas um dia.

O ácido acético é o principal componente ativo do vinagre de maçã.

Também conhecido como ácido etanoico, é um composto orgânico com sabor amargo e forte odor. O termo acético vem do acetum, a palavra latina para vinagre.

Cerca de 5-6% do vinagre de maçã consiste em ácido acético. Também contém água e traços de outros ácidos, como o ácido málico.

Uma colher de sopa (15 ml) de vinagre de maçã contém cerca de três calorias e praticamente nenhum carboidrato.

7 benefícios para a saúde do vinagre de maçã

1. Reduz os níveis de açúcar no sangue e combate o diabetes

De longe, a aplicação mais bem sucedida do vinagre até hoje é em pacientes com diabetes tipo 2.

A diabetes tipo 2 é caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue, seja devido à resistência à insulina ou à incapacidade de produzir insulina.

No entanto, o açúcar elevado no sangue também pode ser um problema em pessoas que não têm diabetes. Acredita-se ser uma das principais causas do envelhecimento e várias doenças crônicas.

Quase todo mundo deve se beneficiar de manter seus níveis de açúcar no sangue no intervalo normal. A maneira mais eficaz (e mais saudável) de fazer isso é evitar carboidratos refinados e açúcar, mas o vinagre de maçã também pode ter um efeito poderoso.

O vinagre tem demonstrado numerosos benefícios para os níveis de açúcar no sangue e insulina:

  • Melhora a sensibilidade à insulina durante uma refeição rica em carboidratos em 19-34% e reduz significativamente as respostas de açúcar no sangue e insulina.
  • Reduz o açúcar no sangue em 34% depois de ingerir 50 gramas de pão branco.
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã antes de dormir pode reduzir o açúcar no sangue em jejum pela manhã em 4%.
  • Numerosos outros estudos em humanos mostram que o vinagre pode melhorar a função da insulina e diminuir os níveis de açúcar no sangue após as refeições.

Por essas razões, o vinagre pode ser útil para pessoas com diabetes , pré-diabetes ou para aqueles que desejam manter baixos os níveis de açúcar no sangue por outros motivos.

Se você está atualmente tomando medicamentos para baixar o açúcar no sangue, consulte o seu médico antes de aumentar a ingestão de qualquer tipo de vinagre.

2. Ácido acético tem vários benefícios para perda de gordura

Estudos também mostram que o vinagre de maçã pode ajudar a perder peso.

Vários estudos em humanos mostram que o vinagre pode aumentar a saciedade, ajudar a ingerir menos calorias e perde peso na balança.

Por exemplo, se as pessoas tomam vinagre junto com uma refeição rica em carboidratos, elas aumentam a sensação de saciedade e acabam comendo de 200 a 275 calorias a menos pelo resto do dia.

Um estudo em 175 pessoas com obesidade mostrou que o consumo diário de vinagre de maçã levou à redução da gordura da barriga e perda de peso:

  • 15 mL (1 colher de sopa): perdeu 1,2 kg.
  • 30 mL (2 colheres de sopa): perdeu 1,7 kg.

No entanto, tenha em mente que este estudo durou 3 meses, portanto os efeitos reais sobre o peso corporal parecem ser bastante modestos.

Dito isto, apenas adicionando ou excluindo alimentos ou ingredientes individuais à dieta raramente tem um efeito perceptível no peso.

É toda a dieta, todo o estilo de vida que conta e você precisa combinar vários métodos eficazes para ver os resultados.

Em geral, parece que o vinagre de maçã é útil como um auxiliar de perda de peso , principalmente por promover a saciedade e reduzir os níveis de açúcar no sangue e insulina.

Mas ele só não vai fazer milagre!

Outros estudos em animais sugerem que o ácido acético no vinagre de maçã pode promover a perda de peso de várias maneiras:

  • Reduz os níveis de açúcar no sangue.
  • Diminui os níveis de insulina.
  • Melhora o metabolismo.
  • Reduz o armazenamento de gordura.
  • Queima de gordura.
  • Controlam o apetite levando à redução da ingestão de alimentos.

Embora os resultados de estudos com animais pareçam promissores, pesquisas são necessárias em humanos para confirmar esses efeitos.

3. Pode matar muitos tipos de bactérias nocivas

O vinagre pode ajudar a matar patógenos, incluindo bactérias.

Ele tem sido tradicionalmente usado para limpeza e desinfecção, tratamento de unha fungo, piolhos e infecções de ouvido.

Hipócrates, o pai da medicina moderna, usou vinagre para a limpeza de feridas há mais de dois mil anos.

A principal substância do vinagre, o ácido acético, pode matar as bactérias nocivas ou impedi-las de se multiplicar. Tem sido usado como conservante de alimentos, e estudos mostram que ele inibe bactérias (como E. coli) de crescerem em alimentos e consequentemente estragarem.

O vinagre combate bactérias que podem causar intoxicação alimentar. Em um estudo, o vinagre reduziu o número de certas bactérias em 90% e alguns vírus em 95%.

Se você está procurando uma maneira natural de preservar sua comida, então o vinagre de maçã pode ser muito útil.

4. Pouco calórico e rico em pectina

O vinagre de maçã contém apenas cerca de três calorias por colher de sopa, o que é muito baixo.

Não há muitas vitaminas ou minerais, mas contém uma pequena quantidade de potássio. Um vinagre de maçã de qualidade também contém alguns aminoácidos e antioxidantes.

Por ser rico em pectina, uma fibra solúvel, ela auxilia na redução do colesterol ruim.

5. Diminui o colesterol e melhora a saúde do coração

A doença cardíaca é atualmente a causa mais comum de morte prematura no mundo.

Sabe-se que vários fatores biológicos estão ligados a um risco diminuído ou aumentado de doença cardíaca.

Vários desses “fatores de risco” podem ser melhorados pelo consumo de vinagre, mas muitos dos estudos foram feitos em animais.

Esses estudos em animais sugerem que o vinagre de maçã pode reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, juntamente com vários outros fatores de risco para doenças cardíacas.

Há também alguns estudos mostrando que o vinagre reduz a pressão arterial em ratos, que é um importante fator de risco para doenças cardíacas e problemas renais.

A única evidência humana até agora é um estudo observacional de Harvard mostrando que as mulheres que comiam molhos de salada com vinagre tinham um risco reduzido de doença cardíaca.

Mas este tipo de estudo só pode mostrar uma associação, não pode provar que o vinagre causou qualquer coisa.

Como mencionado acima, estudos em humanos também mostram que o vinagre de maçã pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar a combater o diabetes. Esses fatores também devem levar à redução do risco de doença cardíaca.

6. Pode ter efeitos protetores contra o câncer

O câncer é uma doença terrível, caracterizada pelo crescimento descontrolado das células.

De fato, numerosos estudos mostraram que vários tipos de vinagre podem matar células cancerígenas e encolher tumores.

No entanto, todos os estudos sobre isso foram feitos em células isoladas em tubos de ensaio, ou ratos, o que não prova nada sobre o que acontece em um ser humano.

É possível que o consumo de vinagre de maçã possa ajudar a prevenir o câncer, mas isso precisa ser pesquisado mais antes que qualquer recomendação possa ser feita.

7. Melhora os sintomas da SOP

Em um estudo de mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) que tomaram vinagre por 90-110 dias, 57% retomaram a ovulação, provavelmente devido à melhora da sensibilidade à insulina.

Como adicioná-lo à sua dieta

Existem algumas maneiras de incluir o vinagre de maçã em sua dieta.

A melhor maneira de incorporar o vinagre de maçã em sua dieta é usá-lo em sua cozinha – para saladas, maionese caseira, etc.

Algumas pessoas também gostam de diluí-lo em água e beber como bebida. As dosagens comuns variam de 1 a 2 colheres de chá (5-10 ml) a 1-2 colheres de sopa (15 a 30 ml) por dia, misturadas em um copo grande de água.

É melhor começar com pequenas doses e evitar grandes quantidades, porque o excesso de vinagre pode causar efeitos colaterais prejudiciais.

De modo geral, não é um “milagre” ou uma “cura para todos”, como algumas pessoas parecem acreditar, mas claramente tem alguns benefícios importantes para a saúde, especialmente para o controle do açúcar e do peso no sangue.

Efeitos colaterais do vinagre de maçã

Infelizmente, o vinagre de maçã tem sido relatado para causar alguns efeitos colaterais.

Embora pequenas quantidades sejam geralmente boas e saudáveis, tomar muito pode ser prejudicial e até mesmo perigoso.

  • Efeitos colaterais digestivos.
  • Baixos níveis de potássio e perda óssea.
  • Erosão do esmalte dentário.
  • Queimaduras na garganta.
  • Queimaduras na pele.
  • Interações medicamentosas.

O vinagre de maçã pode fornecer vários benefícios para a saúde.

No entanto, para se manter seguro e evitar efeitos colaterais, é importante monitorar a quantidade que você consome e ter cuidado com a forma como você o toma.

Referências:

  1. ANDREA M. WHITE, CAROL S. JOHNSTON. Vinegar Ingestion at Bedtime Moderates Waking Glucose Concentrations in Adults With Well-Controlled Type 2 Diabetes. American Diabetes Association. Diabetes Care 2007 Nov; 30(11): 2814-2815 – http://care.diabetesjournals.org/content/30/11/2814.full
  2. BRIGHENTI, F., CASTELLANI, G., BENINI, L., ET ALL. Effect of neutralized and native vinegar on blood glucose and acetate responses to a mixed meal in healthy subjects. Eur J Clin Nutr. 1995 Apr;49(4):242-7 – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7796781
  3. BUDAK, N.H., AYKIN, E., SEYDIM, A.C., ET ALL. Functional properties of vinegar. J Food Sci. 2014 May;79(5):R757-64. doi: 10.1111/1750-3841.12434 – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24811350
  4. CAROL, S., JOHNSTON, CINDY, M., KIM, ET ALL. Vinegar Improves Insulin Sensitivity to a High-Carbohydrate Meal in Subjects With Insulin Resistance or Type 2 Diabetes. American Diabetes Association. Diabetes Care 2004 Jan; 27(1): 281-282 – http://care.diabetesjournals.org/content/27/1/281.long
  5. CAROL, S., JOHNSTON, R.D., CINDY, A. Vinegar: Medicinal Uses and Antiglycemic Effect. MedGenMed. 2006; 8(2): 61 – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1785201/
  6. DARSHNA, Y., SHAH, J. Antimicrobial activity of apple cider vinegar against Escherichia coli, Staphylococcus aureus and Candida albicans; downregulating cytokine and microbial protein expression. Sci Rep. 2018; 8: 1732 – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5788933/
  7. KONDO, T., KISHI, M., FUSHIMI, T., UGAJIN, S., KAGA, T. Vinegar intake reduces body weight, body fat mass, and serum triglyceride levels in obese Japanese subjects. Biosci Biotechnol Biochem. 2009 Aug;73(8):1837-43. Epub 2009 Aug 7 – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19661687
  8. OSTMAN, E., GRANFELDT, Y., PERSSON, L., BJÖRCK, I. Vinegar supplementation lowers glucose and insulin responses and increases satiety after a bread meal in healthy subjects. Eur J Clin Nutr. 2005 Sep;59(9):983-8 – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16015276
  9. SHISHEHBOR, F., MANSOORI, A., SHIRANI, F. Vinegar consumption can attenuate postprandial glucose and insulin responses; a systematic review and meta-analysis of clinical trials. Diabetes Res Clin Pract. 2017 May;127:1-9. doi: 10.1016/j.diabres.2017.01.021. Epub 2017 Mar 2 – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28292654
  10. WAQAS, S., TAHIR, A., NADEEM, S., MOHD, R.A.H. Effect of diet on type 2 diabetes mellitus: A review. Int J Health Sci (Qassim). 2017 Apr-Jun; 11(2): 65–71 – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5426415/

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *