Conheça os benefícios do eritritol

O eritritol é um poliol (álcool de açúcar), adoçante que faz parte da dieta humana há milhares de anos, por ser encontrado naturalmente em frutas e outros alimentos, como peras, melões, uvas, cogumelos e derivados de fermentação, como vinho, queijos e molho de soja (o famoso “shoyu”).

Trata-se de um adoçante natural de baixa caloria, afinal, contém apenas 0,24 calorias por grama, apenas 6% das calorias presentes no açúcar tradicional, com 60 a 80% da sua doçura, e um sabor bastante semelhante.

Até o momento, os estudos científicos realizados com o eritritol não demonstraram efeitos colaterais a partir do seu consumo. Quando produzido em larga escala para comercialização, o eritritol é criado quando um tipo de levedura fermenta a glicose.

O eritritol, de forma geral, possui basicamente tudo aquilo que o açúcar tem de bom, porém é saudável e quase zero calorias. Confira abaixo os benefícios do eritritol!

Confira também o nosso texto “O que é Eritritol e como utilizar”.

Eritritol X Açúcar

A forma como as moléculas dos polióis são estruturadas dá a eles a habilidade de estimular os receptores de sabor doce nas papilas gustativas da língua, tornando-o de fácil aceitação na substituição do açúcar em qualquer preparação ou bebida: sobremesas, sucos, cafés ou chás.

Poliálcoois comuns incluem xilitol, sorbitol, maltitol, eritritol, entre outros, porém o eritritol parece ser um pouco diferente dos outros.

Para começar, conforme dito anteriormente, ele contém bem menos calorias:
– Eritritol: 0,24 kcal por grama;
– Sacarose (o famoso “açúcar branco” ou “açúcar de mesa”): 4 kcal por grama;
– Xilitol: 2,4 kcal por grama.

Ainda, o eritritol passa pelo organismo sem causar qualquer dos efeitos metabólicos prejudiciais que o excesso de açúcar causa, ou os problemas digestivos causados por outros poliálcoois.

Os malefícios do consumo excessivo do açúcar (sacarose)

Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 10% do total de calorias consumidas diariamente deve ser proveniente do açúcar. Uma dieta saudável deve restringir-se a 5%. Isso significa que o ideal é que uma pessoa consuma apenas 25 gramas de açúcar por dia.

O consumo excessivo de açúcar pode colaborar com:

  • Aumento do risco de sobrepeso e obesidade, considerada uma epidemia global. Tal ganho de peso reflete em prejuízos ao coração e a pressão arterial;
  • Aparecimento de cáries dentárias, caracterizadas pela desmineralização das estruturas do dente;
  • Sobrecarga do pâncreas, gerando consequências graves como o aparecimento de diabetes tipo II.

Por esses e tantos outros motivos, recomenda-se uma alimentação saudável e equilibrada, com o consumo reduzido de açúcar de mesa.

Então, quais são os benefícios do eritritol?

  • Diminuição significativa do consumo calórico diário, evitando assim o ganho de peso e tornando-se um aliado para a manutenção do peso saudável;
  • Isenção dos prejuízos causados pelo consumo excessivo de açúcar;
  • Possui tolerância digestiva elevada;
  • Benéfico para diabéticos, porque não eleva os níveis de glicose (açúcar no sangue) ou insulina no sangue e possui índice e carga glicêmicos muito baixos;
  • Não contribui para a formação de cáries dentárias;
  • Contém 60 a 80% da doçura do açúcar e somente 6% de suas calorias;
  • Possui sabor neutro, o que o torna versátil gastronomicamente podendo ser utilizado como adoçante de mesa e no preparo de sobremesas frias e aquecidas;
  • Sua alta tolerância digestiva o distingue de outros polióis tornando seu uso seguro;
  • É excretado do organismo ainda intacto. O eritritol é rapidamente absorvido no intestino delgado e rapidamente eliminado pelo organismo (24 horas) não possuindo efeitos colaterais laxativos.

Observação: efeitos laxativos documentados podem ser devido à adoçantes combinados com eritritol ou associados ao consumo excessivo de polióis, após a ingestão de alimentos com eritritol.

No entanto, é sempre importante salientar que os adoçantes são produtos relativamente novos no mercado, sendo assim, é essencial procurar um nutricionista ou médico especializado antes de iniciar o consumo de qualquer adoçante, afinal, novos estudos científicos estão sempre sendo produzidos, afim de apontar os possíveis benefícios e/ou malefícios do consumo dos mesmos.

O eritritol na cozinha…

Para testar a versatilidade do eritritol na cozinha, confira uma receita que selecionamos para você:

Bolo de banana com chocolate 

Ingredientes para a massa:

4 ovos

1 xícara (chá) de eritritol

4 colheres (sopa) de manteiga de coco

3 xícaras (chá) de farelo de aveia

½ xícara (chá) de leite de coco caseiro 

4 bananas picadas

1 colher (sopa) de fermento

Canela à gosto

100g de chocolate meio amargo

Ingredientes para a cobertura:

1 xícara (chá) de leite de coco caseiro

2 colheres (sopa) de cacau em pó

Preparo da massa:

No liquidicador, bata os ovos, o eritritol, a manteiga e o leite de coco caseiro. Em um bowl adicione a mistura do liquidificador e acrescente o farelo de aveia, as bananas, a canela e o chocolate picado. Por fim, adicione o fermento e misture bem. Coloque em uma forma untada e leve para assar a 180 graus por aproximadamente 35 minutos.

Preparo da cobertura:

Mexa todos os ingredientes em fogo baixo, até atingir a consistência desejada. Despeje a cobertura por cima do bolo e sirva!

Lembrando que, além de compor receitas culinárias deliciosas, o eritritol também pode ser utilizado em preparações e bebidas do dia a dia, como os cafezinhos, os leites, os sucos e as vitaminas!

Contraindicações do uso de eritritol

Gestantes, mães que estão amamentando, crianças, adolescentes e pacientes com doenças específicas não devem fazer uso de qualquer tipo de adoçante, apenas sob orientação médica e nutricional.

Leia agora o nosso texto sobre o Xilitol! É só clicar aqui e conferir.

Referências:

  1. PALACIO VASQUEZ, ESTEBAN et al . EDULCORANTES NATURALES UTILIZADOS EN LA ELABORACIÓN DE CHOCOLATES. Rev. Bio. Agro, Popayán, v. 15, n. 2, p. 142-152, Dec. 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1692-35612017000200016&lang=pt   

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *