Cupulate: o chocolate da amêndoa do cupuaçu, benefícios e receitas

Alternativa mais nutritiva ao chocolate proveniente das sementes do cacau, o cupulate é o famoso chocolate de cupuaçu…

Isso mesmo, esse produto tem como matéria prima as sementes de cupuaçu, e promete conquistar os corações dos chocólatras de plantão!

O que é o cupulate

O cupulate é um produto semelhante ao chocolate, obtido a partir da amêndoa do cupuaçu – uma fruta típica da região amazônica, que pertence ao mesmo gênero do cacau (ambos são Theobroma).

O cupuaçu destaca-se dentre as frutas regionais da Amazônia como uma das mais apreciadas e, conseqüentemente, muito consumida pelos habitantes desta região.

O consumo de cupuaçu até então resumia-se ao preparo da polpa da fruta sob as formas de néctar ou refresco, sorvete, creme, doces, licor, etc. Este consumo significa a utilização de cerca de 35% da fruta. Os 65% restantes são compostos de 45% de casca e 20% de sementes, os quais constituem um resíduo descartado.

Os 20% de sementes representam um material com excelentes características nutritivas levando-se em conta a composição química da manteiga contida nas mesmas, comparada a de sementes de cacau.

O produto em si foi desenvolvido na década de 1990 pela pesquisadora Raimunda Fátima Ribeiro de Nazaré, da Embrapa Amazônia Oriental.

Depois de fermentadas, secas, torradas e moídas, elas geram um produto de sabor e textura semelhante ao chocolate convencional, mas livre de cafeína e teobromina. O cupulate pode ser apresentado em barra ou pó, nos sabores ao leite, meio amargo e branco.

Resumo

O cupulate é um produto semelhante ao chocolate, obtido a partir da amêndoa do cupuaçu – uma fruta típica da região amazônica, que pertence ao mesmo gênero do cacau.

Depois de fermentadas, secas, torradas e moídas, geram um produto de sabor e textura semelhante ao chocolate convencional, mas livre de cafeína e teobromina. O cupulate pode ser apresentado em barra ou pó, nos sabores ao leite, meio amargo e branco.

Benefícios do chocolate da amêndoa do cupuaçu para a saúde

O cupulate apresenta como benefícios e vantagens quando comparado ao chocolate tradicional (proveniente do cacau):

  • O cupuaçu tem o teor de teobromina, substância com efeitos estimulantes como o da cafeína, bem menores que os do cacau, portanto, pessoas sensíveis podem consumir sem problemas;
  • Possui 33,44% a mais de proteínas em relação ao cacau;
  • Apresenta sabor e textura similares ao chocolate de cacau.

Com relação às informações nutricionais, o cupulate sai na frente do chocolate tradicional (ao leite), já que a cada 100g de cada um deles temos:

  • Cupulate: 672 Kcal, 13g de proteínas, 58g de gorduras e 23g de carboidratos;
  • Chocolate tradicional (ao leite): 546 Kcal, 4,9g de proteínas, 31g de gordura e 61g de carboidratos.

Algumas curiosidades sobre o cupulate que valem ser colocadas são:

  • O chocolate de cupuaçu é melhor quanto à resistência ao calor, suportando 2 graus a mais que o chocolate feito com cacau;
  • O preço da gordura do cupuaçu custa cerca de um terço da gordura do cacau.

Além disso, vale ressaltar que a produção e a disseminação do consumo deste produto genuinamente brasileiro, agrega valor à cultura do cupuaçuzeiro, expandindo mercados para a fruta e seus derivados, e consequentemente gera mais emprego e renda para a região Amazônica.

Receitas fáceis com cupulate

Agora que você já sabe o que é o cupulate, que tal aprender a fazer o seu?

Como fazer o seu cupulate artesanal:

Compre cerca de 1 kg de sementes de cupuaçu. Retire cuidadosamente a casca das sementes com o auxílio de uma faca. Ferva as sementes por aproximadamente 20 minutos.

Depois de fervidas, escorra as sementes e deixe-as amornar um pouco. Processe-as no liquidificador com um pouco de água. Você vai logo notar que as sementes processadas vão começar a virar uma massa homogênea. Acrescente à massa 150 ml de licor de chocolate e 600 g de açúcar mascavo.

Por fim, leve essa massa ao fogo brando até desgrudar do fundo da panela (assim como se faz com o brigadeiro). Deixe a massa esfriar e guarde-a em um pote de vidro esterilizado.

E está pronto! Fácil né?!

Agora que você já sabe como fazer o seu cupulate, é só deixar fluir o seu Chef interior e criar outras receitas substituindo o chocolate tradicional por esse produto delicioso e nutritivo!

Referências:

  1. Jorge, L. H. A. Dossiê técnico: Cultivo e Beneficiamento do cupuaçu. SENAI/AM. Julho de 2011. Disponível em: http://www.sbrt.ibict.br/dossie-tecnico/downloadsDT/NTY4OA==;
  2. EMBRAPA. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/50180/1/fd370001.pdf;
  3.  Nazaré, R. F. R. de, Barbosa, W. C., Viegas, R. M. F. Processamento das sementes de cupuaçu para a obtenção de cupulate. Embrapa Amazônia Oriental, 1990. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/381906/processamento-das-sementes-de-cupuacu-para-a-obtencao-de-cupulate;
  4. Site Cursos CPT. Cupulate – o chocolate de cupuaçu. Disponível em: https://www.cpt.com.br/cursos-comofazer/artigos/cupulate-o-chocolate-de-cupuacu.

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *