Dieta das frutas: O que é, benefícios e como fazer

A Dieta das Frutas consiste, basicamente, em comer apenas frutas e uma porção de proteína por dia durante três dias consecutivos. Os objetivos dessa dieta são favorecer o processo de “desintoxicação” do organismo e o emagrecimento rápido.

É importante entender que trata-se de uma dieta muito restritiva, que só pode ser realizada por pessoas sem nenhum problema de saúde e que não estejam em qualquer fase de vida especial (como a gravidez, por exemplo). Ainda, é essencial que se cumpram apenas os três dias recomendados de dieta e que, ao final da mesma, uma alimentação saudável, variada e balanceada se inicie.

Apesar das frutas serem saudáveis e nutritivas, restringir o consumo de todos os outros alimentos não garantirá a quantidade ideal dos nutrientes necessários para o funcionamento adequado do nosso organismo.

O que é a dieta das frutas?

É uma dieta proposta por um nutricionista americano chamado Jay Robb, que propõe que durante 3 dias deve-se comer exclusivamente frutas e uma porção de proteína por dia.

A Dieta das Frutas fornece entre 900 a 1.000 calorias por dia, sendo que no primeiro dia da dieta deve-se consumir cerca de 100 a 125 gramas de proteína e nos outros dois dias seguintes, apenas 50 gramas.

As fontes de proteínas devem ser aquelas com baixa quantidade de gorduras, como:

  • Filé de frango grelhado;
  • Peixe cozido ou assado;
  • Leites e derivados desnatados;
  • Ovos cozidos;
  • Leguminosas: soja, feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha;
  • Cogumelos, shitake, shimeji;
  • Shakes à base de proteínas que não contenham açúcares, aromatizantes ou corantes.

Além disso, só é permitido consumir as frutas frescas e sempre respeitando a época das mesmas, dessa forma, serão mais facilmente encontradas, estarão mais nutritivas, bonitas e também mais baratas.

Como é uma dieta basicamente de desintoxicação do organismo é importante que as frutas consumidas sejam orgânicas, ou seja, livres de agrotóxicos. Portanto, quanto mais natural for a qualidade dos alimentos, melhor será o resultado da dieta.

Lembrando que não é permitido o consumo de sucos de frutas, mesmo que sejam da própria fruta. Também não entram na dieta as frutas secas, congeladas ou em conserva.

Em contrapartida, na dieta das frutas não é permitido o consumo de:

  • Café, chás escuros, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos artificiais, temperos industrializados, embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, salame, presunto, peito de peru) e alimentos ricos em carboidratos (arroz, massas, batata, pães, biscoitos, cereais, doces).

A única atividade física recomendada é a caminhada leve por no máximo 20 minutos por dia e deve-se consumir no mínimo 2 litros de água!

Observação: salada de folhas verdes pode acompanhar a porção de proteínas.

Resumo

A Dieta das Frutas é uma dieta de apenas 1.000 calorias por dia com alto consumo de frutas, incluindo uma pequena porção de proteína. Só é permitida uma caminhada leve de 20 minutos por dia e o consumo de no mínimo 2 litros de água!

Como fazer a dieta das frutas?

Primeiro dia:

  • No café da manhã, iniciar a dieta com água e frutas de sua preferência;
  • Consumir um shake à base de proteínas a cada 2 horas, entre às 8 horas da manhã até às 16 horas;
  • No jantar, consumir uma salada de folhas verdes com 1 filé grande de frango grelhado ou de peixe grelhado ou 3 ovos cozidos ou omelete;
  • A salada pode ser temperada com azeite de oliva extra-virgem, limão, pouco sal e ervas aromáticas à gosto.

Segundo e terceiro dias:

  • Comer apenas frutas frescas entre às 8 horas da manhã até às 16 horas. A porção das frutas frescas deve ser de 100 calorias apenas, a cada 2 horas;
  • No jantar, consumir apenas uma salada crua temperada à gosto junto com um shake de proteínas.

Benefícios da dieta das frutas

  • Perda de peso de maneira rápida, podendo chegar a 4 kilos em apenas 3 dias;
  • Aumento do consumo de frutas na alimentação e, consequentemente, de vitaminas, minerais e fibras;
  • Auxilia na desintoxicação do organismo, deixando o corpo mais leve e desinchado;
  • Auxilia na melhora do funcionamento do intestino devido ao aumento do consumo de água e das fibras das frutas.

Desvantagens da dieta das frutas

Uma das desvantagens é o baixo consumo de gorduras boas e de carboidratos, nutrientes muito importantes para o funcionamento adequado de todo o nosso organismo.

Muitas pessoas imaginam que fazer uma dieta significa excluir a gordura da alimentação, o que está totalmente errado, afinal, entre tantas funções, a gordura é responsável pela produção de alguns hormônios, além de transportar as vitaminas lipossolúveis, as quais só conseguem ser absorvidas pelo corpo se estiverem associadas às gorduras, como por exemplo: as vitaminas A, D, E e K.

Além disso, outra desvantagem é que a dieta pode causar tonturas, fraqueza, dores de cabeça, dores de estômago, cansaço e indisposição, pois apesar das frutas serem fontes de carboidratos (através da frutose, o açúcar da fruta), a quantidade desse nutriente é muito baixa em relação às outras fontes de carboidratos como o arroz, os pães, a batata, a mandioca, o macarrão, entre outros.

Frutas ricas em proteínas

Embora as frutas não sejam fontes de proteínas, existem algumas que apresentam uma quantidade significativa desse nutriente, as quais podem enriquecer a dieta das frutas.

Conheça algumas delas e a quantidade de proteínas em cada 100 gramas da fruta:

  • Goiaba (2,6 gramas de proteínas): fonte de licopeno, que combate o envelhecimento precoce das células e tem função protetora no organismo. Rica em vitamina C, melhora o sistema imunológico;
  • Abacate (2 gramas de proteínas): fornece gorduras boas e é rico em potássio;
  • Laranja (1,9 gramas de proteínas): é conhecida por ser rica em vitamina C, potássio e fibras;
  • Jaca (1,7 gramas de proteínas): é rica em vitamina C e fibras;
  • Jabuticaba (1,4 gramas de proteínas): é rica em fibras e vitamina C;
  • Framboesa (1,2 gramas de proteínas): é rica em fibras e antioxidantes;
  • Banana (1,1 gramas de proteínas): é fonte de potássio e fibras;
  • Pêssego (0,9 gramas de proteínas): é fonte de betacaroteno, que ajuda na função da visão e no sistema imunológico.

Frutas que auxiliam no emagrecimento

Apesar das frutas serem saudáveis e fonte de nutrientes, existem algumas que auxiliam mais no processo de emagrecimento. Isso porque algumas frutas são mais diuréticas, ajudando a diminuir a retenção de líquidos e os inchaços, e outras são mais ricas em fibras, auxiliando na sensação de saciedade.

Conheça algumas:

  • Morango: contém apenas cerca de 45 calorias por 100 gramas;
  • Banana: contém apenas 87 a 120 calorias e é rica em triptofano (ajuda no controle da ansiedade);
  • Pera: contém apenas 85 calorias por 100 gramas de fruta, é rica em fibras e água;
  • Kiwi: contém 46 calorias por 100 gramas, também é rica em fibras, água e vitamina C;
  • Maçã: contém 81 calorias por 170 gramas, é rica em fibras e água;
  • Mamão: contém 85 calorias por 100 gramas, é rico em fibras e água;
  • Limão: contém 22 calorias por unidade, é rico em vitamina C e água.

Leia também: Frutas na dieta realmente podem ajudar a emagrecer?

Opinião da Nutri

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo regular de uma quantidade mínima de 400 gramas por dia de frutas, legumes e verduras!

O ideal é consumir 3 porções de frutas e 2 de verduras e legumes no dia, consumindo uma fruta no café da manhã, uma no almoço e outra no jantar. As verduras e legumes, no almoço e jantar.

Apesar de ser uma dieta rica em vitaminas, minerais, fibras e água, é um tipo de dieta muito restritiva e deficiente em calorias, proteínas e gorduras boas, também importantes para o nosso organismo.

Além disso, a vantagem da perda de peso rápida da dieta das frutas pode ser ilusória, uma vez que na verdade, a perda maior é de água e de músculos e não necessariamente de gordura corporal.

Por isso, é importante ressaltar que as dietas restritivas só podem ser realizadas com a orientação de um profissional especializado.

É preciso manter uma alimentação variada com todos os nutrientes de forma equilibrada e moderada através de uma reeducação alimentar!

Referências:

  1. ASBRAN. Associação Brasileira de Nutrição. Disponível em: http://www.asbran.org.br/noticias.php?dsid=1309.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *