Entenda a diferença entre massa magra e massa gorda!

A maior preocupação das pessoas que buscam perder peso é a quantidade de gordura que está distribuída em seu corpo.

No entanto, você já deve ter ouvido falar em massa magra e massa gorda.

Essas duas massas caracterizam o peso total de uma pessoa quando sobe na balança.

Mas você sabe qual a diferença entre as duas?

Neste artigo, você entenderá as principais características de cada uma. Siga conosco e boa leitura!

Resumo:

Quando subimos na balança e vemos um peso (em Kg), devemos lembrar que ele é a soma da massa gorda e da massa magra.

Massa magra

A composição corporal refere-se à quantidade de gordura e massa magra (músculo, osso e água) que seu corpo contém.

Analisar a composição corporal proporciona uma melhor compreensão da saúde do que outros métodos de triagem que apenas consideram o peso e a altura, como o índice de massa corporal (IMC).

A massa magra está presente nos ossos, músculos, órgãos vitais, tendões, líquidos corporais e ligamentos, sendo de extrema importância na queima calórica.

É comum muitas pessoas confundirem a massa magra com a massa muscular, que são diferentes e ocupam funções distintas.

Enquanto a eliminação da gordura corporal promove um ganho de massa magra, a prática de exercícios físicos contribui para o ganho de massa muscular.

Massa gorda

A massa gorda é a gordura presente em nosso corpo.

O que muitos não sabem, no entanto, é que a massa gorda também é importante para o organismo.

Quando a quantidade de massa gorda é adequada, auxilia na proteção dos órgãos e atua com diversas funções no organismo, como transportar vitaminas, por exemplo.

Porém, quando está em excesso, pode prejudicar nossa saúde.

O excesso de massa gorda pode resultar em:

  • gordura localizada;
  • hipertensão;
  • diabetes;
  • colesterol alto;
  • doenças metabólicas;
  • problemas cardíacos;
  • impotência sexual.

Resumo:

Massa gorda refere-se a todo o tecido adiposo do seu corpo. Massa magra serio o resto, incluindo músculos, órgãos, ossos e fluidos. Conhecer sua composição corporal é melhor do que focar apenas no peso corporal, uma vez que podemos diferenciar a massa gorda da massa magra (ou massa livre de gordura).

Como melhorar sua composição corporal

Como vimos acima, nossa composição corporal é composta de massa gorda e massa magra.

Podemos melhorá-la diminuindo a gordura corporal, aumentando os músculos ou ambos.

Com qualquer uma dessas mudanças vamos ter uma redução no porcentual de gordura corporal, que é visto como um único número que descreve a composição corporal.

Todos sabemos que nada melhor para ter uma boa evolução corporal do que a combinação de dieta e exercício!

Resumo:

Nutrição e exercício são fundamentais para melhorar a composição corporal.

Como ganhar massa magra

Quando nosso metabolismo está trabalhando adequadamente, ocorre a queima de gordura que gera a massa magra.

Para que isso aconteça, é importante manter uma alimentação saudável e rica em proteínas como clara de ovo, carnes vermelhas, frango, peixes, além de incluir também proteínas vegetais das leguminosas, como o feijão, a ervilha e lentilha.

Para complementar a proteína da alimentação, vale a pena inserir suplementos como:

Como eliminar massa gorda

A melhor estratégia para eliminar massa gorda é unir a dieta com a prática de exercícios físicos.

Nesse momento, é importante procurar um especialista em nutrição para prescrever a você uma dieta personalizada de acordo com suas necessidades e realizar o acompanhamento da sua alimentação.

Caso a perda de peso seja muito difícil, vale a pena consultar um endocrinologista para verificar se há alguma disfunção hormonal.

Os exercícios, por sua vez, podem ser praticados em uma academia e com orientação de um educador físico, que vão montar um treino de musculação acordo com as suas limitações.

Caso não seja possível começar assim, uma simples caminhada já ajuda.

Resumo:

Manter suas calorias, fibras e proteínas com um consumo adequado é um bom passo para garantir aumento de massa magra com a alimentação e também ajudar na perda de gordura. Todo exercício pode ajudar na perda de gordura, mas o treinamento com pesos e sobrecargas (musculação) é a melhor maneira de aumentar a massa muscular.

Como medir a massa gorda no organismo

Para calcular a proporção de massa gorda no organismo, é necessário realizar uma avaliação da composição corporal, por meio da antropometria — altura, peso, circunferências e dobras cutâneas —, além de exame de bioimpedância.

Essas avaliações permitem que o nutricionista calcule a porcentagem de massa gorda presente em seu corpo e então, prescreva uma dieta exclusiva para diminuí-la.

Resumo:

É possível avaliar a massa gorda e massa magra através de avaliação antropométrica e de exames de bioimpedância. Outra maneira bem prática de observar sua evolução é a foto comparativa. Tire um a cada 30 dias e veja sua melhora.

Depois de entender mais sobre a diferença entre massa magra e massa gorda, o que você acha de procurar a ajuda de um profissional para começar uma dieta adequada e se prevenir de possíveis doenças causadas pelo excesso de gordura?

Não se esqueça de ingerir bastante líquidos, principalmente, durante a prática de exercícios físicos.

Referências:

  1. KRAEMER, W.J., PATTON, J.F., GORDON, S.E., HARMAN, E.A., ET AL. Compatibility of high-intensity strength and endurance training on hormonal and skeletal muscle adaptations. J Appl Physiol (1985). 1995 Mar;78(3):976-89. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7775344
  2. KYLE, U.G., BOSAEUS, I., DE LORENZO, A.D., DEURENBERG, P., ET AL. Bioelectrical impedance analysis–part I: review of principles and methods. Clin Nutr. 2004 Oct;23(5):1226-43. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15380917
  3. MORALES, F.E., TINSLEY, G.M., GORDON, P.M. Acute and Long-Term Impact of High-Protein Diets on Endocrine and Metabolic Function, Body Composition, and Exercise-Induced Adaptations. J Am Coll Nutr. 2017 May-Jun;36(4):295-305. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28443785
  4. MÜLLER, M.J., BRAUN, W., POURHASSAN, M., GEISLER, C., BOSY-WESTPHAL, A. Application of standards and models in body composition analysis. Proc Nutr Soc. 2016 May;75(2):181-7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26541411

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *