Enzimas Digestivas Zymelift: o que é, como usar e onde comprar

As enzimas digestivas Zymelift são proteínas especialmente adaptadas para quebrar os nutrientes dos alimentos em moléculas menores que o organismo seja capaz de absorver.

Estudos recentes demonstram que não apenas as pessoas idosas sofrem com a diminuição na produção de enzimas digestivas.

A partir dos 20 anos de idade começa a ocorrer uma queda na produção enzimática de 10% por década, o que faz com que aos 50 anos um terço das enzimas e suas respectivas funções tenham sido perdidas, então, chega aquela sensação de “não se sentir bem comendo”.

Esse decréscimo na produção fisiológica de enzimas digestivas tem como consequência a dificuldade do corpo em aproveitar integralmente os nutrientes obtidos através de uma alimentação saudável e um impacto ainda mais intenso do consumo de alimentos industrializados e altamente calóricos.

Essas descobertas científicas tem feito com que a expressão “Você é o que você come” venha sendo substituída por especialistas em saúde e nutrição por “Você é o que digere e o que consegue absorver”.

O que são as enzimas digestivas Zymelift?

Pensando nesta necessidade, a Essential Nutrition disponibiliza as Enzimas Digestivas Zymelift, um suplemento composto pelo complexo de 15 enzimas digestivas de origem vegetal produzidas pelo Enzymology Research Center, Inc. – Centro de pesquisa líder no fornecimento de enzimas às indústrias alimentícias e nutracêuticas, com o objetivo de otimizar a digestão e absorção de proteínas, carboidratos, açúcares (incluindo a lactose) e ácidos graxos dos alimentos.

Zymelift é um produto vegano, sem glúten, sem açúcar, sem lactose e sem gorduras trans.

Apresenta-se em dose individual, através de sachê, sem aroma e com sabor neutro levemente adocicado.

As enzimas utilizadas em sua composição recebem o selo de certificação NON-GIM, o qual garante que apenas alimentos não transgênicos são utilizados em sua elaboração.

Como funciona e como usar?

As enzimas digestivas quebram macromoléculas presentes nos alimentos (proteínas, carboidratos e ácidos graxos) em moléculas menores, facilitando assim sua absorção pelo intestino, e ainda deixam os micronutrientes (vitaminas e minerais) livres e disponíveis para serem absorvidos.

Além do processo de envelhecimento, desordens nos órgãos responsáveis pela produção das enzimas digestivas (pâncreas e estômago) e nos demais órgãos que participam do processo de digestão, como o fígado e a vesícula biliar, podem interferir na digestão e absorção inadequada dos nutrientes que constituem os alimentos.

Como dito, a combinação de 15 enzimas digestivas Zymelift apresenta-se na forma de pó e sua recomendação de uso é dissolver 3g (1 sachê) em aproximadamente 100ml de líquido ou 100g de alimento, ou conforme orientação de nutricionista ou médico.

Composição enzimática da Zymelift Essencial Nutrition e suas ações no organismo

Cada enzima do mix de enzimas digestivas Zymelift possui sua ação direcionada à algum macronutriente em específico:

  • Amilase, amilase bacteriana e glicoamilase: enzimas que auxiliam na digestão de amidos e carboidratos, transformando-os em maltose e glicose. São particularmente importantes aos que não mastigam suficientemente os alimentos.
  • Alfa-galactosidase: enzima que digere açúcares complexos (oligossacarídeos e polissacarídeos) presentes em alguns legumes e leguminosas, como brócolis, ervilha, lentilha, feijão, dentre outros alimentos, ajudando a evitar gases, dores e inchaço abdominal.
  • Xilanase: enzima que digere a hemicelulose, um dos principais componentes das paredes celulares dos vegetais.
  • Lactase: enzima que digere a lactose (açúcar do leite), transformando-a em glicose e galactose. Estima-se que cerca de 70% da população mundial seja deficiente em lactase.
  • Celulase: enzima que digere a fibra insolúvel celulose (componente mais abundante da parede celular dos vegetais).
  • Pectinase: enzima que digere a pectina, um dos principais componentes da parede celular dos vegetais.
  • Maltase: enzima que digere a maltose (açúcar dos cereais), transformando-a em glicose.
  • Lipase: enzima que atua sobre os lipídios, transformando-os em ácidos graxos e glicerol. A lipase é uma enzima ativa em meio ácido.
  • Invertase: enzima que digere a sacarose (açúcar refinado), transformando-a em frutose e glicose. Aumenta a assimilação e utilização desse carboidrato como fonte de energia.
  • Hemicelulase: enzima capaz de digerir as hemiceluloses (polissacarídeos que junto com a celulose e a pectina formam a parede celular dos vegetais). As hemiceluloses também fazem parte da parede celular do fungo Candida albicans.
  • Protease e protease ácida estável: enzima que auxilia na quebra das proteínas, tanto em pH ácido (estômago), como no intestino.
  • Bromelina: enzima que digere as proteínas.

Condições clínicas favorecidas pelo uso de enzimas digestivas

A suplementação de enzimas digestivas é um método de tratamento eficiente para diversas condições digestivas como:

  • Pancreatite crônica: pode prejudicar a capacidade de produção das enzimas digestivas, especialmente a lipase. É uma das principais causas da insuficiência exógena do pâncreas (IEP) que tem como sintomas, dor abdominal, má digestão, esteatorreia (gordura nas fezes) e perda de peso associada à deficiência na absorção de nutrientes.
  • Intolerância à lactose: disfunção que ocorre no intestino delgado pela ausência ou quantidade insuficiente da enzima lactase. Os sintomas associados à intolerância à lactose são diarreia, distensão abdominal e aumento dos gases.
  • Refluxo gastroesofágico: ocorre quando o esfíncter inferior do esôfago (válvula entre o esôfago e o estômago) não se fecha adequadamente e o conteúdo do estômago volta para o esôfago causando irritação, sensação de queimação e azia.

Uma baixa produção de ácido clorídrico no estômago, a hipocloridria, contribui com o crescimento bacteriano em excesso no estômago e intestino delgado proximal, que pode levar a produção de ácidos orgânicos que serão responsáveis pela esofagite e pela gastrite.

Além da diminuição no consumo de carboidratos e uso da suplementos que aumentem a acidez estomacal, a suplementação enzimática pode auxiliar na diminuição do refluxo gastroesofágico e no processo digestivo, potencializando a absorção dos nutrientes.

  • Má digestão ou azia: o uso de enzimas digestivas aliado ao uso de probióticos, chás ou extrato de ervas pode ser efetivo.

No cotidiano, as enzimas digestivas estão sendo cada vez mais utilizadas após os excessos alimentares, ou seja, quando se come e bebe uma quantidade maior que nossa capacidade digestiva.

O corpo é beneficiado com a ajuda externa e os sintomas de dificuldades digestivas, tais como a distensão abdominal, a azia e as dores abdominais são reduzidos com o uso em doses adequadas destas enzimas.

Contraindicações para o uso das enzimas digestivas

Pessoas que apresentam qualquer sensibilidade aos componentes de Zymelift, pancreatite aguda, obstrução intestinal ou vesicular e doenças hepáticas graves não devem consumir as enzimas digestivas.

Não deve ser utilizado também por doentes celíacos, uma vez que o mecanismo imunológico da doença celíaca é mais intensa do que a ação das enzimas.

Onde comprar as enzimas digestivas Zymelift?

O mix de enzimas digestivas Zymelift Essencial Nutrition pode ser adquirido em e-commerce de alimentos e produtos saudáveis, como o nosso site, onde você pode obter o seu suplemento enzimático com o maior desconto, confiança e praticidade!

É um produto que alia saúde e tecnologia ao propor um método natural, completo e eficaz de melhorar a digestão e absorção dos nutrientes através da suplementação de enzimas digestivas.

Como afirma o Dr. Edward Howell…

…Enzimas são substâncias que tornam a vida possível, a chave para desbloquear a boa saúde e vitalidade. Sem enzimas o corpo não seria capaz de extrair os nutrientes dos alimentos. Elas são artesãs que constroem o corpo com proteínas, carboidratos e gorduras.

Este conteúdo é de caráter informativo. Consulte sempre o seu médico e nutricionista antes de iniciar o uso de qualquer suplemento para que haja uma avaliação individualizada das suas condições de saúde e necessidades específicas.

Referências:

  1. Revista Essentia Pharma. Enzimas digestivas: essenciais para a saúde. 11° ed, abril/2017, pág.18. Disponível em pt.calameo.com/read/004201423b63b16ffe798

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *