Farinha de coco: onde comprar e como usar

A farinha de coco é um produto que pode ser obtido através da polpa e da casca do coco, ou somente da polpa, sendo muito utilizada nas dietas lowcarb e gluten free.

Possui alto teor de fibras alimentares, caracterizando essa farinha como um alimento funcional, promovendo saciedade, melhorando a função intestinal, além de auxiliar na redução do colesterol.

Já deu pra perceber sua enorme quantidade de benefícios, não é mesmo? Mas ainda tem mais. Graças às fibras, a farinha de coco é capaz de diminuir o índice glicêmico quando combinada a outros alimentos, prevenindo a diabetes.

Além disso, sua composição lipídica inclui o ácido láurico, um triglicerídio de cadeia média (TCM) que é facilmente absorvido pelo organismo, sendo convertido rapidamente em energia, além de possuir propriedade antimicrobiana.

Mas onde posso comprar a farinha de coco?

Você pode adquiri-la em supermercados, hortifrutis, lojas de alimentos e produtos naturais, além de sites especializados. Outra alternativa é fabricar a sua própria farinha, a partir do coco in natura.

A farinha de coco possui duas versões: você pode optar pela farinha de coco pura branca, ou então, se quiser um aporte de fibras ainda maior, escolha a farinha de coco com casca.

Mas qual a diferença entre elas? O tipo de fibra encontrado na “farinha de coco com casca” é diferenciado, pois inclui maior quantidade de fibras insolúveis. Esse tipo de fibra possui a capacidade de provocar o aumento do bolo fecal, regulando o tempo de trânsito intestinal.

E como usar a farinha de coco?

Apesar de apresentar um sabor levemente adocicado, ela é um produto muito versátil e pode ser utilizado tanto em preparações doces como salgadas.

Em receitas culinárias, você pode substituir parte da farinha de trigo pela de coco. Isso serve para o preparo de pães, bolos, tortas, biscoitos, panquecas, etc. Confira esse exemplo delicioso:

Bolo de caneca de chocolate com farinha de coco 

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de aveia em flocos
  • 2 colheres de chá de farinha de coco
  • 3 colheres de chá de leite desnatado ou bebida vegetal
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 pitada de fermento
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Em uma tigela, bata o ovo com um garfo. Acrescente os outros ingredientes. Misture bem. Distribua a massa em canecas. Leve ao micro-ondas por 3 minutos, na potência alta. Retire e decore como preferir.

Outra alternativa é adicionar 1 colher de sopa de farinha de coco em vitaminas, sucos, iogurtes, shakes ou frutas.

E lembre-se! Para adequar qualquer alimento de forma balanceada e segura em sua dieta, procure sempre seu nutricionista.

Referências:

  1. Trinidad TP. Glycamic index of different coconut (Cocos nucifera)-flour products in normal and diabetic subjects. British Journal of Nutrition. 2003;90:551-556.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *