Fentermina: O que é, ação no emagrecimento e recomendações

Na busca por emagrecimento rápido, muitas pessoas fazem o uso desnecessário de medicamentos. É fato que eles funcionam, mas é importante também apontar que o uso de remédios para emagrecer pode trazer consigo alguns efeitos colaterais um tanto quanto “indesejados”…

A seguir abordaremos mais um medicamento utilizado na “corrida contra a balança” – a fentermina!

O que é Fentermina

Fentermina é um derivado da anfetamina!

As anfetaminas são drogas que afetam diretamente o sistema nervoso central (cérebro), e o estimulam a trabalhar mais depressa e de forma mais “focada”, deixando as pessoas mais alertas e despertas.

Normalmente, os derivados de anfetamina, assim como ela própria, são utilizados para inúmeros fins, tais como:

  • entre motoristas que precisam dirigir durante várias horas (conhecido como arrebite);
  • estudantes que precisam passar muitas horas estudando ou lendo;
  • trabalhadores noturnos em geral;
  • e também são prescritas para pessoas com risco médico alto devido à obesidade, e não para emagrecimento estético, como vem sendo feito, uma vez que também há o efeito supressor de apetite (inibe a fome).

As anfetaminas não são drogas naturais, ou seja, são produzidas em laboratório (sintéticas).

A fentermina ainda está disponível, isoladamente, na maioria dos países, inclusive Estados Unidos. No entanto, por ter ação semelhante às anfetaminas, é classificada como substância controlada em muitos países.

No Brasil, essa droga foi recentemente liberada pela ANVISA e é comercializada com os seguintes nomes: Adipex-P®, Anoxine-AM®, Fastin®, Ionamin®, Obephen®, Obermine®, Obestin-30®,  Phentrol®.

Resumo

Fentermina é um derivado da anfetamina!

Normalmente, os derivados de anfetamina, assim como ela própria, são utilizados para inúmeros fins, principalmente entre pessoas que precisam se manter acordadas (estudantes, motoristas, trabalhadores noturnos) e também para pessoas com risco médico alto devido à obesidade, uma vez que também há o efeito supressor de apetite.

Ações e auxílio da Fentermina no emagrecimento

Como mencionado anteriormente, este fármaco é um derivado da anfetamina, e portanto quimicamente quase idêntico à ela.

Dessa forma, age “dentro” do nosso cérebro em substâncias chamadas neurotransmissores, que são responsáveis por fazer a comunicação entre as células cerebrais.

Por ser um estimulante de ação central, a fentermina estimula as células cerebrais (neurônios) a liberar um grupo particular de neurotransmissores conhecidos como catecolaminas. Este tipo especial de neurotransmissores inclui a dopamina, a epinefrina (também conhecida como adrenalina) e a norepinefrina (noradrenalina), e tem propriedades anorexígenas (nome dado ao poder de inibir a fome).

Ainda nesse contexto, teoriza-se que a fentermina (através de elevação das catecolaminas) pode também afetar indiretamente os níveis de leptina, também responsável pela sensação de saciedade, e portanto também resulta na redução da fome…

Resumo

A fentermina age no nosso cérebro aumentando principalmente a liberação de substâncias chamadas de catecolaminas que reduzem a sensação de fome!

Como utilizar, recomendações e contraindicações

Primeiramente, por se tratar de um medicamento e, além disso, de uma substância que age no nosso cérebro, é de extrema importância que você só inicie o tratamento com a fentermina sob orientação e acompanhamento de um médico!

Atualmente, recomenda-se ser usado apenas a curto prazo. Este período é geralmente interpretado como “até 12 semanas”. Depois disso, deve-se fazer um acompanhamento com as abordagens não-medicamentosas comuns para a perda de peso, tais como uma dieta saudável e exercício físico.

O uso deste medicamento é limitado por razões de tolerância aos medicamentos, para evitar que o corpo “se adapte” aos efeitos do medicamento e pare de responder ao tratamento. Porém, isso é algo controverso, pois foram realizados muitos estudos clínicos que mostraram que a fentermina não perdeu a eficácia em um ensaio de 36 semanas. Uma segunda razão, é um maior risco de insônia, taquicardia, aumento da frequência cardíaca, aumento de comportamentos compulsivos, aumento da pressão arterial, palpitações, aumento de episódios de ansiedade/preocupação e euforia.

Além disso, o uso prolongado da fentermina pode levar à dependência física e psicológica, e os efeitos de abstinência podem ocorrer se você parar de repente de tomar depois de várias semanas de uso contínuo. É por isso que todos os pacientes devem praticar um “desmame” gradual deste medicamento.

A dose de fentermina é diferente para cada paciente. Portanto, siga as ordens do seu médico!

As informações a seguir incluem apenas as doses médias de fentermina, normalmente indicadas na bula. Se a sua dose for diferente, não a alterar a não ser que o seu médico lhe diga para o fazer.

Além disso, o número de doses a serem ingeridas, o intervalo entre elas e a duração do tratamento, dependem do “problema médico” o qual está atrelado o tratamento.

Para o tratamento da obesidade:
Dosagem oral (cápsulas): Adultos e adolescentes de 17 anos de idade e mais velhos, de 15 a 30 miligramas (mg) uma vez por dia, tomado em cerca de 2 horas depois do café.

Crianças de 16 anos de idade e mais jovens – uso não é recomendado.

Dosagem oral (comprimidos de desintegração): Adultos e adolescentes de 17 anos de idade e mais velhos – Um comprimido uma vez por dia, tomado pela manhã.

Crianças de 16 anos de idade e mais jovens – uso não recomendado.

Dosagem oral (cápsulas de liberação prolongada): Adultos e adolescentes de 16 anos de idade e mais velhos, uma cápsula uma vez por dia, tomado antes do almoço ou 10 a 14 horas antes de dormir.

Crianças de 15 anos de idade e mais jovens – uso não recomendado.

Dosagem oral (comprimidos): Adultos e adolescentes de 17 anos de idade e mais velhos – 18,75-37,5 miligramas uma vez por dia, tomado antes do almoço ou 1 a 2 horas após o café.

Crianças de 16 anos de idade e mais jovens – uso não é recomendado.

Também é importante ressaltar que esse medicamento apresenta algumas contraindicações, efeitos adversos e interações com outros medicamentos!

Este medicamento fica contraindicado quando:

  • se é alérgico a qualquer ingrediente de fentermina ou outros simpaticomiméticos (p.ex., pseudoefedrina);
  • se está tomando dexfenfluramina, fenfluramina, furazolidona, guanadrel, guanetidina ou tiver tomado um inibidor da monoamina oxidase (IMAO) (por exemplo, fenelzina) nos últimos 14 dias;
  • tem moderada a grave pressão arterial elevada, problemas de hipertiroidismo, glaucoma, doenças cardiovasculares (pressão alta, aterosclerose, angina, entre outras);
  • está em estado de agitação, ou tem um histórico de abuso de substâncias;
  • as necessidades de insulina podem alterar em pacientes em tratamento com fentermina, o que significa que diabetes também pode ser uma contraindicação;
  • assim como com qualquer outro medicamento, o álcool pode causar uma interação farmacológica.
Juntamente com seus efeitos necessários, um medicamento pode causar alguns efeitos indesejáveis. Embora nem todos estes efeitos colaterais possam ocorrer, se eles aparecerem podem precisar de atenção médica. Caso você identifique algum dos sintomas listados abaixo converse com seu médico para que ele possa avaliar seu caso e indicar formas de preveni-los ou reduzi-los. Dessa maneira, contate seu médico imediatamente se algum dos seguintes efeitos se manisfestarem:

Raro: 

  • ver, ouvir ou sentir coisas que não existem
  • alterações mentais graves

Incidência não conhecida:

  • dor no peito
  • diminuição da capacidade de pensar
  • tonturas
  • desmaios
  • batimentos cardíacos acelerados ou pulso rápido e irregular
  • dor de cabeça
  • dormência ou formigamento nos braços ou pernas
  • inchaço das pernas ou pés
  • tremor ou agitação das pernas, braços, mãos ou pés
  • dificuldade para respirar
  • fraqueza
  • diminuição da libido
  • constipação intestinal
  • boca seca
  • sensação de falso ou incomum bem-estar
  • urticária ou vergões
  • incapacidade de ter ou manter uma ereção
  • erupção cutânea
  • sabor desagradável
Advertências:
GRAVIDEZ – Todos os trimestres: Estudos revelaram anormalidades no feto ou evidências de risco para o feto. Os riscos durante a gravidez são superiores aos potenciais benefícios. Não usar em hipótese alguma durante a gravidez.
DOPPING – Para atletas e/ou praticantes de qualquer modalidade esportiva, esse mediacamento é considerado dopping!
CONDUÇÃO – Potencial da substância de prejudicar o estado de alerta mental ou coordenação física, evite dirigir.
Precauções Gerais

É muito importante que o seu médico verifique o seu progresso em visitas regulares para se certificar de que a fentermina esteja sendo eficiente para o seu caso e não cause quaisquer efeitos indesejados.

Não use fentermina se também estiver usando medicamentos similares, tais como benzfetamina, dietilpropiona, mazindol, fendimetrazina, Bontril, ou Didrex.

Não use fentermina se também tomar um inibidor da MAO (IMAO), tais como isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), selegilina (Eldepryl), ou tranilcipromina (Parnate), ou se tiver usado um inibidor da MAO nos últimos 14 dias. Tomando estes medicamentos concomitantemente, podem causar efeitos indesejáveis ​​graves.

Suspenda o uso de fentermina e consulte o seu médico imediatamente se notar uma redução na sua capacidade de raciocínio, ou se desmaiar, tiver dor no peito, inchaço dos pés ou pernas, ou problemas de respiração. Estes podem ser sintomas muito graves de coração ou pulmão.

Não tome outros medicamentos se seu médico não estiver ciente. Isso inclui medicamentos de venda livre, suplementos alimentares, remédios de ervas (fitoterápicos), e medicamentos para controle do apetite, asma, constipação, tosse, febre e sinusite.

Cuidados com a Dieta
  • Limite o consumo de cafeína
  • Tome o medicamento independentemente das refeições
  • Não beba álcool enquanto estiver usando fentermina.

Resumo

Primeiramente, por se tratar de um medicamento e, além disso, de uma substância que age no nosso cérebro, é de extrema importância que você só inicie o tratamento com a fentermina sob orientação e acompanhamento de um médico!

Atualmente, recomenda-se ser usado apenas a curto prazo. Este período é geralmente interpretado como “até 12 semanas”. Depois disso, deve-se fazer um acompanhamento com as abordagens não-medicamentosas comuns para a perda de peso, tais como uma dieta saudável e exercício.

Este medicamento é utilizado para o tratamento farmacológico da obesidade e fica contraindicado quando:

  • se é alérgico a qualquer ingrediente de fentermina ou outros simpaticomiméticos.
  • se está tomando dexfenfluramina, fenfluramina, furazolidona, guanadrel, guanetidina ou tiver tomado um inibidor da monoamina oxidase (IMAO) nos últimos 14 dias.
  • tem moderada a grave pressão arterial elevada, problemas de hipertiroidismo, glaucoma e doenças cardiovasculares.
  • está em estado de agitação, ou tem um histórico de abuso de substâncias.
  • as necessidades de insulina podem alterar em pacientes em tratamento com fentermina, o que significa que diabetes também pode ser uma contraindicação.
  • assim como com qualquer outro medicamento, o álcool pode causar uma interação farmacológica.

Antes de iniciar o tratamento com fentermina consulte um médico!

Referências:

  1. ANVISA. Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 133/2016 que trata da venda (dispensação) dos medicamentos à base de anfepramona, femproporex, mazindol e sibutramina. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/rdc-reune-regras-para-venda-dos-anorexigenos/219201/pop_up?inheritRedirect=false;
  2. Drugs.com. Phenthermine. Disponível em: https://www.drugs.com/phentermine.html;
  3. Mancini, M. C., Halpern, A. Tratamento Farmacológico da Obesidade.Arq Bras Endocrinol Metab,  São Paulo ,  v. 46, n. 5, p. 497-512, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302002000500003&lng=en&nrm=iso.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *