Glutamina Essential: Benefícios, uso indicado e onde comprar

Você conhece os benefícios da Glutamina Essential?

A Glutamina Essential é um suplemento de aminoácidos (que são as unidades estruturais básicas das proteínas), produzido através de uma tecnologia japonesa patenteada, utilizando matéria prima 100% vegetal, afinal, os aminoácidos são obtidos exclusivamente pelo processo de fermentação a partir de fontes vegetais como a cana-de-açúcar.

Esse processo único produz uma l-glutamina ultra purificada e com alto padrão de qualidade internacionalmente comprovada.

O que é glutamina?

É um aminoácido condicionalmente essencial, ou seja, é produzido pelo próprio corpo, no entanto, em situações de estresse (exercícios extenuantes ou grandes cirurgias, por exemplo), a sua necessidade aumenta de forma significativa, dependendo, então, do seu consumo através da alimentação.

Estima-se que aproximadamente 60% de todos os aminoácidos livres no corpo estão na forma de glutamina, sendo o músculo o órgão de maior armazenamento.

As células do cérebro e pulmão são produtores regulares de glutamina, enquanto as células do intestino (enterócitos), rins e sistema imune são consumidoras.

Conheça aqui quais alimentos contêm glutamina!

Glutamina e atividade física

O treinamento de endurance caracteriza-se pelo grande volume de treinamento e curtos períodos para recuperação, o que acarreta em alguns efeitos no organismo, como a alta taxa de utilização da proteína do músculo, fadiga, queda da imunidade e aumento do estresse oxidativo (liberação de radicais livres, compostos que prejudicam as funções de nossas células).

Em situações em que a periodização do treinamento não ocorre ou é mal planejada, resultando em treinamento excessivo, os atletas podem desenvolver o fenômeno denominado de overtraining. Ou seja, a pessoa faz mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar.

Estudos têm demonstrado que após exercícios intensos e prolongados ocorre inicialmente um aumento da quantidade de glutamina no sangue, em seguida, tem-se a sua diminuição no sangue. Assim sendo, a suplementação de glutamina poderia influenciar positivamente no rendimento de atletas de resistência.

Saiba mais por que devemos suplementar com glutamina!

Benefícios da glutamina

  • Recuperação do músculo
  • Melhora do sistema imunológico
  • Manutenção do funcionamento intestinal, aumentando a absorção dos nutrientes
  • Prevenção do overtraining (sobrecarga de exercícios e perda do desempenho físico)
  • Melhora do desempenho físico
  • Redução da perda de massa muscular

O aminoácido l-glutamina atua na recuperação muscular e também na manutenção da integridade da mucosa intestinal, fatores que auxiliam na prevenção da perda da massa muscular e otimizam a função intestinal.

O uso da glutamina para o sistema digestório é importante, pois este aminoácido é conhecido por aumentar a resposta imunológica, facilitando o crescimento e reparação da mucosa intestinal em seguida à radioterapia e à medicamentos que danificam a mucosa.

A glutamina funciona como substrato energético para diversas células do sistema imune (neutrófilos, linfócitos e macrófagos) e por isso, sugere-se que a diminuição de glutamina no sangue possa contribuir para o aumento da suscetibilidade a infecções do trato respiratório superior em atletas após o exercício intenso e prolongado, ou durante o período de treinamento exaustivo.

Conheça mais benefícios da glutamina para a sua saúde!

Composição do produto Glutamina Essential

Apresentação

Diferenciais segundo o fabricante

Não contém:

  • Adoçantes artificiais
  • Corantes artificiais
  • Açúcar
  • Glúten
  • Lactose
  • Conservantes
  • Gorduras trans
  • Aminoácido de origem animal

Indicações

Quando houver necessidade do aumento do consumo de l-glutamina em adultos saudáveis ou atletas de exercícios intensos e prolongados.

A glutamina também é indicada em situações como disfunções intestinais, síndrome do intestino curto, doenças inflamatórias intestinais, enterites, infecciosas, estados de deficiência do sistema imunológico e situações de alto desgaste muscular.

Diferencial da Glutamina Essential

A Glutamina Essential é feita a partir de técnicas japonesas de produção de aminoácidos. É um produto importado, produzido e embalado com os níveis máximos de qualidade e higiene.

Como usar

Recomenda-se misturar uma colher medida conforme marcação ou um sachê de 5 gramas em água filtrada e completar até o volume final de 100ml. Ingerir de 1 a 2 vezes ao dia.

Os melhores horários para se consumir a glutamina são: ao acordar, no pós-treino ou antes de dormir.

Para uso enteral, a aplicação do tubo deve ser iniciada com baixo volume e velocidade de fluxo, devendo ser aumentado aos poucos, dependendo da tolerância intestinal e do objetivo.

Para evitar contaminação, medidas de higiene durante o preparo e administração devem ser seguidas. Pode ser administrado por via oral ou enteral, mediante prescrição do médico e/ou nutricionista.

Saiba como suplementar com glutamina.

Contraindicação

Pacientes com restrição proteica por doenças do fígado e dos rins ou por qualquer indicação do médico.

Importante: sempre busque a orientação de um médico ou nutricionista e faça o consumo conforme orientação adequada para cada caso.

Referências:

  1. ESSENTIAL NUTRITION. https://www.essentialnutrition.com.br/glutamina-essential.
  2. XAVIER, H.; et. al. Relação do consumo de glutamina na melhora do trato gastrointestinal – Revisão sistemática. O papel da glutamina no trato gastrointestinal. Rev. Bras. de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo, v.3, n. 18, p. 504-512, Nov./Dez. 2009. Disponível em: http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/viewFile/184/180.
  3. RIOS, L. N. O.; et al. Suplementação de glutamina para treinamento de Endurance. Rev. do Curso de Educação Física – UNIJORGE, v.1, n. 1, jul./dez. 2011. Disponível em: http://revistas.unijorge.edu.br/corpomovimentosaude/pdf/artigo2011_2_artigo58_77.pdf

Escrito por

Carla Oyama

Nutricionista com CRN 31937 formada em Nutrição pela UNIFAL-MG

Pós graduação em Terapia Nutricional Clínico-hospitalar pela UNIRP-SP. Qualificada em Educação em Diabetes pela ADJ Diabetes Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *